terça-feira , 25 julho 2017
pten
Home / Colunas / Duels in Time / Adentre o legacy

Adentre o legacy

Bem-vindos duelistas de todo o multiverso, mais uma semana e com ela um novo post na coluna Duel’s In Time para o site Eternal Magic. Dessa vez vamos Adentrar o Legacy.

Por vezes o Legacy é um jogo de extremos, onde deixamos preconceitos nos privar de momentos de diversão.
Tentando quebrar um pouco esta barreira, abordarei hoje um pequeno guia sobre o Legacy, como começar no formato até montar o que mais agrada na hora de competir e uma visão geral sobre os campeonatos legacy que ocorreram no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Santa Catarina, e que contaram com a cobertura do Eternal Magic neste link, e o top 8 da ChannelFireBall Legacy $4K.

O Legacy é um formato eterno, onde não há restrição de cartas por sua idade ou aparência, mas sim pelo seu nível de poder e interação com o restante da coleção. No formato há algumas cartas banidas pelo seu “poder”, de forma a garantir um equilíbrio de forças e permitir um desenvolvimento saudável e igualitário entre os decks e arquétipos.

Entendo o Legacy como o formato mais fácil para conhecer o jogo, pois basta um conhecido com um maço de cartas antigas que estava esquecido na gaveta para iniciar a diversão.

 

Depois de conhecer a mecânica básica do jogo, aumentando o desejo de evoluir, é hora de buscar os formatos onde há torneios e o nível de interação com outros jogadores aumenta.

Na linha de “cartas” velhas, podemos seguir a trilha do Legacy Pauper, que é a área do Diego Nunes e sugiro acompanharem a coluna Paupiteio para saberem mais, ou na trilha do Legacy tradicional.

O ambiente Legacy é composto de uma infinidade de decks, alguns conhecidos e outros ainda em desenvolvimento. Na minha postagem sobre tiers eu falei um pouco sobre alguns, mas não acredito ser possível mapear todos. Porém mais do que isso, penso ser impossível definir o melhor deck. Com isso podemos definir o melhor deck como aquele que mais te agrada, seja pela postura mais agressiva, ou um maior controle, uma combinação de cartas ou ainda um meio termo entre um e outro. Então, para começar no ramo competitivo, sugiro olhar os campeonatos e fóruns da internet e procurar por algum deck que adeque-se ao teu estilo de jogo.

Um ponto importante a destacar é que algumas cartas, por terem tiragens limitadas, associadas e uma demanda pontual pela popularidade de um deck, possuem um preço diferenciado. Então é importante ter muita calma e paciência para montar aquele deck que trará muitas histórias, horas de diversão e resultados nos torneios. Ou ainda buscar por alternativas que combinem com a tua estratégia.

 

Numa próxima oportunidade abordarei estratégias financeiras para montar alguns decks, mas antes, vamos olhar os campeonatos que ocorrerem em 28/05/17 e ver alguns decks que compõem esse universo (ou multiverso) Legacy.

Como visto na cobertura dos eventos Alpha Legacy, CLC e LML, foram 121 jogadores distribuídos em 46 decks, uns conhecidos outros nem tanto, conforme a coluna abaixo:

Além dos listados acima pela presença não unitária, mas não menos importantes, temos: 4c Leovold, 4c loam, Affinity, All spells, Bant Stoneblade, Eldrazi and Taxes, Food Chain, Fractius, Goblins, Lands, Maverick, Portent Miracles, Pox, RUG Delver, Shardless BUG, Tezzerator, Ur Landstill, UWR delver, UWR Tempo e Zombardment.

Vale destacar que esses decks, apesar da baixa presença, são decks com representatividade no ambiente competitivo, e mais ainda que apesar de não estarem em grande quantidade nesses torneios, não fique surpreso, pois certamente poderá encontrar com eles em breve.

Entre os top8 destes campeonatos há decks para todos os gostos, o que confirma o que mencionei acima: “O Legacy é um formato eterno (com) … equilíbrio de forças e … um desenvolvimento saudável e igualitário entre os decks e arquétipos“.

E por falar em Top 8, os mesmos decks que estiveram nos campeonatos brasileiros figuraram no top 8 do ChannelFireBall Legacy $4K. Com 98 participantes, o torneio foi vencido por um deck que tem como estratégia o uso de muitas mágicas sucessivas para a “rajada” fatal. É um deck incrível e certamente o veremos mais por aqui.

Então continue ligado nesta coluna que abordarei estratégias de decks e de finanças para montar o teu deck e adentrar o Legacy.

Abraços e até a próxima semana.


Agenda dos próximos eventos:

6ª Etapa do Legacy RS – 04/06/17
Local: Pharaoh’s Shop – Rua Bento Goncalves, 2173, Novo Hamburgo – RS
Inscrição: R$ 40,00

22ª Alpha Legacy – 10/06/17
Local: Magic Store Brasil – Rua Conde de Bonfim, 485, slj 204 – Rio de Janeiro – RJ
Inscrição: R$ 35,00

Mais informações no site de cada associação, caso tenha algum torneio rolando nos avise para colocar aqui.

Sobre BRKamus

Erick Santos é marido, pai, engenheiro, amante de magic e adora colecionar decks, principalmente os inesperados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *