domingo , junho 16 2019
Home / Reportagens / Deck Vintage: UW Flash
"Um spell por vez, por favor"

Deck Vintage: UW Flash

Entre os frequentadores de grandes eventos de Magic: The Gathering há um tipo que nunca consegue jogar com seu deck em eventos principais. Esse sujeito investe no jogo, tem decks valiosos, mas não tem GPs ou Pro Tours à disposição. Ele é o jogador de Vintage, que aproveita essas oportunidades para jogar com seus decks em torneios que são raridade em sua rotina.

UW Flash Vintage, pra quem não quer ter muitos amigos

Um desses jogadores é Ryan Maddux, de San Francisco. Ele foi a Las Vegas para testar seu novo deck, um UW Flash. “Eu não sei se o deck é bom de verdade, mas, como o ambiente está centrado em decks que tentam fazer muitas coisas em um só turno, ele é construído ao redor de uma carta específica: [mtg_card]Rule of Law[/mtg_card]”, revela. O objetivo é deixar o jogo lento, e, uma vez que isso é conseguido, você pode tomar o controle, pois tem mais hard counters no deck, e todas as criaturas têm flash. Basicamente, quase todos os spells podem ser jogados no turno do oponente”.

Maddux lamenta que, com a restrição de [mtg_card]Gush[/mtg_card] no Vintage, o draw engine do deck não é tão forte quanto antes. Ele, então substituiu os Gush por [mtg_card]Fact or Fiction[/mtg_card] – usa dois -, e ainda tem [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card] e [mtg_card]Dig Through Time[/mtg_card] (também restritos no Vintage), e [mtg_card]Ancestral Recall[/mtg_card]. “Mas o deck depende mesmo do [mtg_card]Jace, The Mind Sculptor[/mtg_card], e da [mtg_card]Narset Transcendent[/mtg_card] para seguir adiante. Então, deve-se ter todo o cuidado para jogá-los, pois, com Rule of Law na mesa, não é possível responder a counters”, lembra o jogador, que montou o deck tentando responder ao maior número possível de decks do metagame Vintage.

Incomoda no Standard… e no Vintage!

O [mtg_card]Spell Queller[/mtg_card] está no deck pela razão de que, com Rule of Law na mesa, ele se torna um hard counter. “Esse é o deck com mais hard counters do formato. Desde que Rule of Law esteja na mesa, são 14, com os [mtg_card]Flusterstorm[/mtg_card] do sideboard”. E o Rule of Law está no lugar do [mtg_card]Arcane Laboratory[/mtg_card], que á azul, para escapar dos [mtg_card]Pyroblast[/mtg_card].

E, o que o deck pode não dar conta, como os decks com [mtg_card]Oath of Druids[/mtg_card], o sideboard tentar resolver. “O Jace normalmente ferra com o Oath, mas há três [mtg_card]Grafdigger’s Cage[/mtg_card] para lutar contra esse deck”. Contra os prison decks, que são muito fortes no Vintage, há [mtg_card]Engineered Explosives[/mtg_card], “porque todas as cartas que formam o Prison custam dois manas, e a única permanente do UW Flash que custa dois é o [mtg_card]Rest in Peace[/mtg_card], do sideboard. E, para finalizar, o deck tem [mtg_card]Swords to Plowshares[/mtg_card], porque, se você joga com branco tem que jogar com Swords to Plowshares”, vaticina Maddux.

About Paulo de Tarso

Jornalista de formação, vive a (e de) escrever. Joga (mal) Magic desde 1995, e encontra diversão para compensar a falta de talento para o jogo utilizando cartas e decks que não são muito usados por aí. De vez em quando flerta com algum relativo sucesso ao beliscar um top 8, mas não é muito afeito às mesas iniciais. Atualmente joga Legacy e alguns drafts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *