quinta-feira , maio 23 2019
Home / Colunas / God Hand / GP Vegas: resultados de um esforço jornalístico coletivo

GP Vegas: resultados de um esforço jornalístico coletivo

Las Vegas – Foram dias bastante intensos no deserto de Nevada. O Eternal Magic, recém-criado, viu-se diante de seu principal desafio: cobrir o maior evento de Magic The Gathering do planeta. Não é pouca coisa.

Para tanto, mobilizamos todos os nossos esforços. O editor-chefe da missão foi o jornalista Paulo de Tarso, responsável pela edição e texto final das informações enviadas de Las Vegas por este repórter que vos tecla. A Arthur Cesar coube a imensa responsabilidade de traduzir o material, enquanto Nathalia Carneiro operava o milagre da multiplicação nas redes sociais.

Evidentemente que a cobertura contou com a orientação de veteranos do Magic, como Willy Edel, membro do Hall da Fama e conselheiro do Eternal Magic, e Artur Vilela, finalista de dois GPs e grande figura humana. Sem esses dois caras dificilmente teríamos conseguido.

Apesar de nossa equipe ser reduzida se comparada ao tamanho do evento, a avaliação é das mais positivas. Durante o curto espaço de tempo transcorrido entre quarta-feira e domingo, levamos ao ar nada menos que 34 matérias, entre reportagens, entrevistas, notas e artigos e contabilizamos 4 mil envolvimentos (curtidas, compartilhamentos ou comentários) na página no Facebook (@eternalmagic.br).

Nosso objetivo era um só: levar informação de qualidade aos leitores. Quem acompanhou o GP pela internet pôde adicionar o Eternal Magic ao cardápio já estabelecido, entre sites, youtubers, facebookers e demais comunicadores que estão na estrada antes de nós. Viemos para somar e fortalecer a comunidade brasileira de Magic.

Nesse sentido, diria que os internautas souberam reconhecer o esforço empreendido. Apenas no período do GP Vegas tivemos um aumento exponencial nas visitas do site, indo de 250 para 550 visitas diárias em média, um impressionante aumento de 120%. Mesma coisa no Facebook, onde nossa página alcançou 40 mil pessoas em 31 posts, incluindo vídeos, que tiveram 7 mil visualizações.

Além de todo o material já publicado, realizamos algumas entrevistas de fôlego que ainda serão publicadas: Dan Frazier, autor de cinco das nove cartas mais poderosas do jogo (as moxes), Jesper Myrfors, primeiro diretor de arte da Wizards, Rob Alexander, autor de dual lands, shock lands e outras cartas (além da entrevista ele fez uma ilustração exclusiva num playmat Eternal Magic), Gavin Verhey, designer da Wizards of The Coast, e Joe Brennan, um dos melhores jogadores de Vintage da atualidade – fez top8 em 13 dos 14 maiores torneios realizados nos Estados Unidos este ano.

Ao fim desse momento tão marcante, que foi o GP Vegas, precisamos reconhecer e agradecer aos patrocinadores que tivemos nesse primeiro mês de vida. Afinal, graças a eles pudemos reunir as condições necessárias para organizar esta cobertura, assim como eles serão decisivos para as próximas coberturas, como o GP São Paulo e o Eternal Weekend, entre outros eventos.

Assim sendo, nosso muito obrigado à Power9, ao Bazar de Bagda, à UG Cardshop, à Magic Store Brasil e à Cards of Paradise. Esperamos continuar contando com vocês, e também ampliar nossa rede de apoiadores para melhorarmos cada vez mais a qualidade da matéria-prima que diariamente oferecemos aos fãs de Magic The Gathering: informação.

Por fim, parabéns a todos os brasileiros que enfrentaram o desafio de ir a Vegas para participar desta grande festa do Magic. Tanto os jogadores que disputaram pra valer os torneios principais quanto aqueles que viajaram numa pegada mais for fun, dedicando seu tempo ao contato com os artistas ou jogando aqui e ali um ou outro torneio paralelo. Foram realmente cinco dias inesquecíveis!

Um grande abraço do
Fausto

About Fausto de Souza

Fausto de Souza é pseudônimo do jornalista Marcelo Salles, que joga e coleciona desde 1994. Viciado nas cartinhas e em escrever, tem feito grandes amigos em toda a comunidade e é muito grato por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *