sexta-feira , agosto 23 2019
Home / Reportagens / Cobertura de eventos / Saporito, Romão e Fehr mandam bem no Selado
Desse mar de gente, só um será campeão

Saporito, Romão e Fehr mandam bem no Selado

Por Fausto de Souza

Las Vegas – Os milhares de fãs de Magic: The Gathering começaram esta sexta-feira (16) ouvindo aquele tradicional barulhinho da abertura dos boosters. Nada menos que 15.360 pacotinhos cantarolaram a sorte dos 2.560 jogadores inscritos no GP Selado. Dos doze brasileiros participantes, os dois mais conhecidos do público – Thiago Saporito e Carlos Romão – não decepcionaram. Saporito terminou o dia em 10º lugar, com 25 pontos em 27 possíveis. Romão e Gabriel Fehr, que fez um bom GP Legacy, passando para o segundo dia, mas preferindo descansar para o Selado, terminaram o dia com 7 vitórias e 2 derrotas.

Carlos Romão entrou na sétima rodada com 5 vitórias e uma derrota. Apesar do bom desempenho até aquele ponto, sua pool não era a ideal para um evento do porte de um GP. “É um torneio muito grande, considero minha pool apenas regular”, afirmou. Ele precisa passar para o segundo dia e vencer pelo menos dez das quinze rodadas para conquistar o nível Platinum na próxima temporada. A primeira parte ela já cumpriu.

Playmat da sorte!

Já o americano Zach Dunn, de apenas 14 anos, parece ser uma promessa. Fechou o Day 1 com 100% de aproveitamento, na primeira posição, com um deck preto e verde cheio de bombas. Ele descreveu algumas de suas partidas, e a mais impressionante foi na quinta rodada, quando seu oponente fez [mtg_card]Glorybringer[/mtg_card] nos três games e ainda assim ele conseguiu superar os efeitos devastadores do dragão com [mtg_card]Cruel Finality[/mtg_card].

Legacy – Delvers dominam Top-8, mas Thalia leva

O segundo dia do GP Legacy não foi nada auspicioso para os oito brasileiros que se mantiveram na disputa. Uma de nossas melhores apostas, Jonathan Lobo Melamed, terminou 10-5 pilotando um [mtg_card]Food Chain[/mtg_card]. Dessa vez não chegamos perto do Top8, que ficou desenhado da seguinte forma, com claro domínio dos decks com [mtg_card]Delver of Secrets[/mtg_card]:

1- Christopher Iaali – Grixis Delver
2- Jonathan Semeyn – UR Delver
3- Jody Keith – Lands
4- Andrew Calderon – Death and Taxes
5- Patrick Tierney – RUG Delver
6- Samuel Tharmaratnam – Grixis Delver
7- Jacob Haversat – Grixis Delver
8- Daniel Cathro – Four-Color Leovold

As listas completas dos decks podem ser vistas aqui.

Ela exige o pagamento das taxas

E, no fim das contas, quem acabou levando o GP Legacy de Las Vegas foi o velho e bom Death & Taxes, pilotado por Andrew Cameron, de Miami. E, contrariando a nova moda do deck, não jogava com nenhum [mtg_card]Chalice of the Void[/mtg_card], nem no sideboard. E, em sua entrevista pós-título ele avisou que irá jogar o GP Modern. Caso se sagre campeão, será o primeiro jogador da história a vencer dois GPs na mesma semana.

Maior festa do Magic

Um GP, por si só, já é considerado a maior festa que os amantes do Magic podem receber em sua país. Um mesmo evento com três GPs simultâneos, em Las Vegas, pode ser considerado a apoteose do Magic.

Quem gosta de conversar com artistas, basta ir até o mezanino no lado direito do salão. Nesse espaço privilegiado você encontra dezenas deles, que assinam cartas, vendem telas, playmats e toda sorte de acessórios personalizados. Também é possível pedir para que o artista preferido faça uma alteração especial, algo que torne sua carta única no mundo.

Entre as fileiras intermináveis de mesas e cadeiras, onde milhares de pessoas disputam torneios ou trocam cartas, estão as famosas lojinhas. Esse ano, nada menos que 33 vendedores se credenciaram para expor seus produtos aqui em Vegas – número absurdamente elevado se compararmos com os padrões brasileiros (assim como no que diz respeito à presença de artistas).

Por fim, no lado extremo oposto está o espaço das feature matchs – aquelas partidas que são transmitidas ao vivo pela internet -, a praça de alimentação e um mini-teatro onde a Wizards of the Coast preparou uma grande surpresa: uma encenação com cartas gigantes contando a história da nova edição.

No sábado (17), o maior dos três GPs promete lotar o Las Vegas Convention Center. Dois dias atrás restavam apenas 600 vagas das 3.500 abertas para o GP Modern. Caso isso se confirme, cerca de 9 mil jogadores terão participado dos eventos principais e dezenas de milhares terão participado do evento como um todo.

About Paulo de Tarso

Jornalista de formação, vive a (e de) escrever. Joga (mal) Magic desde 1995, e encontra diversão para compensar a falta de talento para o jogo utilizando cartas e decks que não são muito usados por aí. De vez em quando flerta com algum relativo sucesso ao beliscar um top 8, mas não é muito afeito às mesas iniciais. Atualmente joga Legacy e alguns drafts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *