segunda-feira , dezembro 10 2018
Home / Colunas / Dano na Pilha / Chamem o Juiz! – Parte 1

Chamem o Juiz! – Parte 1

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Olá, tudo bem? Hoje quero lançar uma série de artigos sobre iterações não tão óbvias do legacy. É fácil dizer que com fetchlands você pode buscar as old-duals de Alpha, Beta e Revised. Mas se tenho [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card] em campo e [mtg_card]Life from the Loam[/mtg_card] no cemitério? Este é um exemplo de iteração que esta série de artigos vai explicar como funciona. Sem mais delongas, vamos discutir uma das cartas que está em todas as provas de juiz para nível dois… ela mesma: [mtg_card]Humility[/mtg_card]![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”3031″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Simples e direta né? All creatures lose all abilities and are 1/1. – Que mal entendido ela poderia causar? Ao longo do texto você vai entender. Para nos organizarmos vamos dividir o seu texto em duas partes: lose all abilities e are 1/1. Habilidades segundo o livro de Regras Abrangentes  do Magic:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

112 Habilidades

112.1. Uma habilidade pode ser uma de duas coisas:

112.1a Uma habilidade é uma característica de um objeto que permite a ele afetar o jogo. As habilidades de um objeto são definidas pelo seu texto de regras ou pelo efeito que o criou. Habilidades também podem ser concedidas a objetos através de regras ou efeitos. (Efeitos que fazem isso usam as palavras “tem”, “têm,” “ganha” ou “ganham”.) Habilidades geram efeitos (Consulte a regra 608. “Efeitos”.)

112.1b Uma habilidade pode ser uma habilidade ativada ou desencadeada na pilha. Este tipo de habilidade é um objeto. (Ver seção 6, “Mágicas, Habilidades e Efeitos”.)

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]A regra 112.1b trata de habilidades ativadas e desencadeadas tais como.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3033″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3034″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3036″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3039″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Para estas é fácil. Nenhuma delas mais tem estas habilidades. Não geram mana, não sacrificam outras criaturas nem fazem qualquer efeito quando entram em jogo ou quando vão para o cemitério. Importante salientar e exemplificar esta última frase. [mtg_card]Harmonic Sliver[/mtg_card] e [mtg_card]Child of Alara[/mtg_card] não destroem [mtg_card]Humility[/mtg_card]. Isso porque ambas as cartas quando estavam na mesa não tinham mais suas respectivas habilidades.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

LOSE

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_gallery type=”nivo” interval=”3″ images=”3040,3037″ img_size=”large” onclick=””][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_single_image image=”3041″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

WIN

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_single_image image=”3031″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Vale lembrar que [mtg_card]Humility[/mtg_card] atua na mesa… habilidades que desencadeiam quando conjurar a mágica continuam funcionando. Lembrar que a habilidade de Cascata é quando conjura a mágica também.

702.84. Cascata

702.84a Cascata é uma habilidade desencadeada que funciona somente enquanto a mágica com cascata estiver na pilha. (…)

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

WIN

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_gallery type=”nivo” interval=”3″ images=”3063,3064″ img_size=”large” onclick=””][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_single_image image=”3041″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

LOSE

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_single_image image=”3031″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]A regra 112.1a que trata de habilidades estáticas como Voar, Golpe Duplo ou que alteram poder e/ou resistência das criaturas. Todas estas são perdidas. As exceções são efeitos, contadores, alterações de poder e/ou resistência via outras fontes e cartas que não são criaturas que definem poder e resistência. Para entender melhor isso existe a regra de Interação de Efeitos Contínuos.

613. Interação de efeitos contínuos

613.1a Camada 1: Efeitos de copiar são aplicados.

613.1b Camada 2: Efeitos de mudança-de-controle são aplicados.

613.1c Camada 3: Efeitos de mudança-de-texto são aplicados.

613.1d Camada 4: Efeitos de mudança-de-tipo são aplicados. Isso inclui efeitos que mudam o tipo de card, subtipo e/ou supertipo de um objeto.

613.1e Camada 5: Efeitos de mudança-de-cor são aplicados.

613.1f Camada 6: Efeitos que adicionam habilidades, efeitos que removem habilidades e efeitos que dizem que um objeto não pode ter determinada habilidade são aplicados.

613.1g Camada 7: Efeitos que mudam o poder e/ou resistência são aplicados.

613.3a Camada 7a: Efeitos de habilidades definidoras de características são aplicados.

613.3b Camada 7b: Efeitos que definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico são aplicados. Efeitos que referem-se ao poder e/ou resistência base de uma criatura são aplicados nesta camada.

613.3c Camada 7c: Efeitos que alteram o poder e/ou resistência (mas não definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico) são aplicados.

613.3d Camada 7d: Alterações de poder e/ou resistência devido a marcadores são aplicadas.

613.3e Camada 7e: Efeitos que permutam o poder e a resistência de uma criatura são aplicados. Tais efeitos pegam o valor do poder e aplicam-no à resistência da criatura e pegam o valor da resistência e aplicam-no ao poder da criatura.

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]Quando mais de um efeito atua na mesma camada, existe o sistema de selo temporal.

613.6. Dentro de uma camada ou subcamada, a determinação de qual efeito é aplicado primeiro geralmente é feita
utilizando o sistema de selo temporal. Um efeito com um selo temporal mais antigo é aplicado antes um efeito
com um selo temporal mais recente.

[/vc_column_text][vc_column_text]Nada mais do que a ordem em que os efeitos entraram em jogo. Só é importante salientar isso também:

613.6j Se dois ou mais objetos receberiam um selo temporal simultaneamente, como por entrar numa zona
simultaneamente ou tornarem-se anexados ao mesmo tempo, o jogador ativo determina a sua ordem relativa
de selo temporal naquele momento.

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text][mtg_card]Humility[/mtg_card] começa atuar à partir da camada 6. Isso quer dizer que os efeitos das camadas anteriores vão valer, uma vez que os estados de efeitos contínuos são checados.[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_text_separator title=”Camadas 1-3″][/vc_column_inner][vc_column_inner][vc_column_text]Básicamente nenhuma interação com [mtg_card]Humility[/mtg_card].[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_text_separator title=”Camada 4″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3086″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3088″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3084″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3087″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]Efeitos de mudança de tipo são aplicados. Então planeswalkers como [mtg_card]Gideon, Ally of Zendikar[/mtg_card], artefatos como [mtg_card]Phyrexian Totem[/mtg_card], outros encantamentos com [mtg_card]Opalescence[/mtg_card] na mesa e terrenos como [mtg_card]Mishra’s Factory[/mtg_card] se tornam criaturas em adição aos seus respectivos tipos. É nessa camada também que [mtg_card]Magus of the Moon[/mtg_card] transforma terrenos não básicos em montanhas.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”Camada 5″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Efeitos de mudança-de-cor são aplicados. É nessa camada que [mtg_card]Painter’s Servant[/mtg_card] muda a cor das cartas para a cor escolhida. Mesmo que ele perca essa habilidade depois, toda vez que estados dos efeitos contínuos são checados [mtg_card]Painter’s Servant[/mtg_card] vai mudar a cor de tudo.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3090″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”Camada 6″][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3127″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3128″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3129″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3158″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Efeitos que adicionam habilidades, efeitos que removem habilidades e efeitos que dizem que um objeto não pode ter determinada habilidade são aplicados. [mtg_card]Humility[/mtg_card] retira todas as habilidades de todas as criaturas. Retira inclusive as habilidades ganhas por coisas que não são de criaturas que já estavam em jogo antes de [mtg_card]Humility[/mtg_card] (ordem de selo temporal).[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Camada 7a”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3131″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3130″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text] Efeitos de habilidades definidoras de características são aplicados. Aqui nada de especial acontece… todas estas criaturas são 1/1.[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_text_separator title=”Camada 7b”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3086″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3088″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3085″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3084″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]Camada 7b: Efeitos que definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico são aplicados. Efeitos que referem-se ao poder e/ou resistência base de uma criatura são aplicados nesta camada. Aqui também se respeita o selo de ordem temporal. Com [mtg_card]Humility[/mtg_card] na mesa, e usar as habilidades de transformar em criatura de [mtg_card]Gideon Ally of Zendikar[/mtg_card] e [mtg_card]Phyrexian Totem[/mtg_card], ambos vão ter 5 de poder e resistência. [mtg_card]Mishra’s Factory[/mtg_card] vai ser 2/2 sem a habilidade de pumpar o Assembly-Worker alvo. [mtg_card]Opalescence[/mtg_card] vai dar o poder e resistência para os outros encantamentos igual o respectivo custo se conjurados depois.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_text_separator title=”Camada 7c”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3148″ img_size=”medium” alignment=”center”][vc_single_image image=”3156″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3147″ img_size=”medium” alignment=”center”][vc_single_image image=”3155″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]Efeitos que alteram o poder e/ou resistência (mas não definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico) são aplicados. Nenhum segredo aqui… somar e/ou subtrair poder e resistência normalmente. Lembrar que as habilidades garantidas pelos equipamentos estão sujeitas as regras da Camada 6.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_text_separator title=”Camada 7d”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]Alterações de poder e/ou resistência devido a marcadores são aplicadas. Marcadores +1/+1, -1/-1 e os demais funcionam normalmente.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_text_separator title=”Camada 7e”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]Efeitos que permutam o poder e a resistência de uma criatura são aplicados. Tais efeitos pegam o valor do poder e aplicam-no à resistência da criatura e pegam o valor da resistência e aplicam-no ao poder da criatura. [mtg_card]Humility[/mtg_card] não altera nenhuma regra quanto a permuta de poder e resistência.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]E assim terminamos o que diz respeito as habilidades estáticas. Ufa! Mas ainda tem mais![/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]

Conforme [nome da carta] entra em jogo

Esse tipo de texto é classificado como efeito e não habilidade, então [mtg_card]Humility[/mtg_card] não influencia… segue exemplos.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3067″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]O efeito do [mtg_card]Meddling Mage[/mtg_card] de nomear uma carta ainda acontece. Depois de nomear a carta, ele perde sua habilidade estática que previne a carta nomeada de ser conjurada. Caso [mtg_card]Humility[/mtg_card] saia de campo ela volta a funcionar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

702.42. Modular

702.42a Modular representa uma habilidade estática e uma habilidade desencadeada. “Modular N” significa “Esta permanente entra no campo de batalha com N marcadores +1/+1 sobre ela” e “Quando esta permanente for colocada no cemitério vinda do campo de batalha, você pode colocar um marcador +1/+1 na criatura artefato alvo para cada marcador +1/+1 que havia nesta permanente”.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Com [mtg_card]Humility[/mtg_card] na mesa o [mtg_card]Arcbound Ravager[/mtg_card] vai entrar com o marcador +1/+1. Como ele é uma criatura 1/1 agora, vimos que o marcador soma normalmente tornando-o 2/2. Vale lembrar que o trigger quando ele morre não acontece mais.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3073″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Selo temporal posto a prova!

Até aqui sempre que falei da ordem do selo temporal era bem fácil distinguir a ordem das coisas. Cartas como [mtg_card]Show and Tell[/mtg_card], [mtg_card]Eureka[/mtg_card] e [mtg_card]Hypergenesis[/mtg_card] ainda podem causar dúvidas.

Caso o jogador que castou [mtg_card]Show and Tell[/mtg_card] escolha [mtg_card]Humility[/mtg_card] e seu oponente [mtg_card]Ashen Rider[/mtg_card], ambas as cartas terão o mesmo selo de ordem temporal. Foi por isso que postei a regra 613.6j. O jogador ativo (que conjurou [mtg_card]Show and Tell[/mtg_card]) escolhe [mtg_card]Humility[/mtg_card] primeiro protegendo o seu encantamento.

Com [mtg_card]Eureka[/mtg_card] e [mtg_card]Hypergenesis[/mtg_card] é diferente. Caso [mtg_card]Ashen Rider[/mtg_card] seja colocado na mesa antes de [mtg_card]Humility[/mtg_card], ele tera o selo mais antigo e poderá escolher o encantamento branco como alvo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Concluindo

Agora sim terminamos esse extenso debate sobre apenas uma carta! Agradecer mais uma vez ao leitor que chegou até aqui e espero que tenha sido tão proveitoso quanto foi para mim. Semana que vem devo compartilhar o report da 6ª etapa do CLC que acontece nesse domingo (16/07). Mas em seguida devo trazer mais capítulos do Chamem o Juiz!

PS: Entendeu tudo sobre [mtg_card]Humility[/mtg_card]? Então fica o desafio.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3162″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3161″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Como fica a carta [mtg_card]Urborg, Tomb of Yawgmoth[/mtg_card] se animada com o ultimate de [mtg_card]Nissa, Steward of Elements[/mtg_card] e [mtg_card]Humility[/mtg_card] na mesa. E os outros terrenos? A resposta eu trago no próximo Chamem o Juíz![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

About Morelli

Morelli é um entusiasta do Magic há 15 anos. Voltou a jogar competitivo em 2012. Jogando de Standard a Legacy passando por Duel Commander. Conquistou Top 32 em GP Rio e atualmente busca o Pro Tour.

2 comments

  1. creio que Urborg irá se comportar como o Gideon na explicação da Camada 7b: Efeitos que definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico são aplicados. Efeitos que referem-se ao poder e/ou resistência base de uma criatura são aplicados nesta camada.

    ou seja, a land será 5/5 sem (creio que se encaixe na explicação da Mishra’s Factory) voar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *