sábado , 23 setembro 2017
pten
Home / Colunas / Dano na Pilha / Chamem o Juiz! – Parte 1

Chamem o Juiz! – Parte 1

Olá, tudo bem? Hoje quero lançar uma série de artigos sobre iterações não tão óbvias do legacy. É fácil dizer que com fetchlands você pode buscar as old-duals de Alpha, Beta e Revised. Mas se tenho Sylvan Library em campo e Life from the Loam no cemitério? Este é um exemplo de iteração que esta série de artigos vai explicar como funciona. Sem mais delongas, vamos discutir uma das cartas que está em todas as provas de juiz para nível dois… ela mesma: Humility!

Simples e direta né? All creatures lose all abilities and are 1/1. – Que mal entendido ela poderia causar? Ao longo do texto você vai entender. Para nos organizarmos vamos dividir o seu texto em duas partes: lose all abilities e are 1/1. Habilidades segundo o livro de Regras Abrangentes  do Magic:

112 Habilidades

112.1. Uma habilidade pode ser uma de duas coisas:

112.1a Uma habilidade é uma característica de um objeto que permite a ele afetar o jogo. As habilidades de um objeto são definidas pelo seu texto de regras ou pelo efeito que o criou. Habilidades também podem ser concedidas a objetos através de regras ou efeitos. (Efeitos que fazem isso usam as palavras “tem”, “têm,” “ganha” ou “ganham”.) Habilidades geram efeitos (Consulte a regra 608. “Efeitos”.)

112.1b Uma habilidade pode ser uma habilidade ativada ou desencadeada na pilha. Este tipo de habilidade é um objeto. (Ver seção 6, “Mágicas, Habilidades e Efeitos”.)

A regra 112.1b trata de habilidades ativadas e desencadeadas tais como.

Para estas é fácil. Nenhuma delas mais tem estas habilidades. Não geram mana, não sacrificam outras criaturas nem fazem qualquer efeito quando entram em jogo ou quando vão para o cemitério. Importante salientar e exemplificar esta última frase. Harmonic Sliver e Child of Alara não destroem Humility. Isso porque ambas as cartas quando estavam na mesa não tinham mais suas respectivas habilidades.

LOSE

WIN

Vale lembrar que Humility atua na mesa… habilidades que desencadeiam quando conjurar a mágica continuam funcionando. Lembrar que a habilidade de Cascata é quando conjura a mágica também.

702.84. Cascata

702.84a Cascata é uma habilidade desencadeada que funciona somente enquanto a mágica com cascata estiver na pilha. (…)

WIN

LOSE

A regra 112.1a que trata de habilidades estáticas como Voar, Golpe Duplo ou que alteram poder e/ou resistência das criaturas. Todas estas são perdidas. As exceções são efeitos, contadores, alterações de poder e/ou resistência via outras fontes e cartas que não são criaturas que definem poder e resistência. Para entender melhor isso existe a regra de Interação de Efeitos Contínuos.

613. Interação de efeitos contínuos

613.1a Camada 1: Efeitos de copiar são aplicados.

613.1b Camada 2: Efeitos de mudança-de-controle são aplicados.

613.1c Camada 3: Efeitos de mudança-de-texto são aplicados.

613.1d Camada 4: Efeitos de mudança-de-tipo são aplicados. Isso inclui efeitos que mudam o tipo de card, subtipo e/ou supertipo de um objeto.

613.1e Camada 5: Efeitos de mudança-de-cor são aplicados.

613.1f Camada 6: Efeitos que adicionam habilidades, efeitos que removem habilidades e efeitos que dizem que um objeto não pode ter determinada habilidade são aplicados.

613.1g Camada 7: Efeitos que mudam o poder e/ou resistência são aplicados.

613.3a Camada 7a: Efeitos de habilidades definidoras de características são aplicados.

613.3b Camada 7b: Efeitos que definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico são aplicados. Efeitos que referem-se ao poder e/ou resistência base de uma criatura são aplicados nesta camada.

613.3c Camada 7c: Efeitos que alteram o poder e/ou resistência (mas não definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico) são aplicados.

613.3d Camada 7d: Alterações de poder e/ou resistência devido a marcadores são aplicadas.

613.3e Camada 7e: Efeitos que permutam o poder e a resistência de uma criatura são aplicados. Tais efeitos pegam o valor do poder e aplicam-no à resistência da criatura e pegam o valor da resistência e aplicam-no ao poder da criatura.

Quando mais de um efeito atua na mesma camada, existe o sistema de selo temporal.

613.6. Dentro de uma camada ou subcamada, a determinação de qual efeito é aplicado primeiro geralmente é feita
utilizando o sistema de selo temporal. Um efeito com um selo temporal mais antigo é aplicado antes um efeito
com um selo temporal mais recente.

Nada mais do que a ordem em que os efeitos entraram em jogo. Só é importante salientar isso também:

613.6j Se dois ou mais objetos receberiam um selo temporal simultaneamente, como por entrar numa zona
simultaneamente ou tornarem-se anexados ao mesmo tempo, o jogador ativo determina a sua ordem relativa
de selo temporal naquele momento.

Humility começa atuar à partir da camada 6. Isso quer dizer que os efeitos das camadas anteriores vão valer, uma vez que os estados de efeitos contínuos são checados.

Camadas 1-3

Básicamente nenhuma interação com Humility.

Camada 4

Efeitos de mudança de tipo são aplicados. Então planeswalkers como Gideon, Ally of Zendikar, artefatos como Phyrexian Totem, outros encantamentos com Opalescence na mesa e terrenos como Mishra’s Factory se tornam criaturas em adição aos seus respectivos tipos. É nessa camada também que Magus of the Moon transforma terrenos não básicos em montanhas.

Camada 5

Efeitos de mudança-de-cor são aplicados. É nessa camada que Painter’s Servant muda a cor das cartas para a cor escolhida. Mesmo que ele perca essa habilidade depois, toda vez que estados dos efeitos contínuos são checados Painter’s Servant vai mudar a cor de tudo.

Camada 6

Efeitos que adicionam habilidades, efeitos que removem habilidades e efeitos que dizem que um objeto não pode ter determinada habilidade são aplicados. Humility retira todas as habilidades de todas as criaturas. Retira inclusive as habilidades ganhas por coisas que não são de criaturas que já estavam em jogo antes de Humility (ordem de selo temporal).

Camada 7a

 Efeitos de habilidades definidoras de características são aplicados. Aqui nada de especial acontece… todas estas criaturas são 1/1.

Camada 7b

Camada 7b: Efeitos que definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico são aplicados. Efeitos que referem-se ao poder e/ou resistência base de uma criatura são aplicados nesta camada. Aqui também se respeita o selo de ordem temporal. Com Humility na mesa, e usar as habilidades de transformar em criatura de Gideon Ally of ZendikarPhyrexian Totem, ambos vão ter 5 de poder e resistência. Mishra’s Factory vai ser 2/2 sem a habilidade de pumpar o Assembly-Worker alvo. Opalescence vai dar o poder e resistência para os outros encantamentos igual o respectivo custo se conjurados depois.

Camada 7c

Efeitos que alteram o poder e/ou resistência (mas não definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico) são aplicados. Nenhum segredo aqui… somar e/ou subtrair poder e resistência normalmente. Lembrar que as habilidades garantidas pelos equipamentos estão sujeitas as regras da Camada 6.

Camada 7d

Alterações de poder e/ou resistência devido a marcadores são aplicadas. Marcadores +1/+1, -1/-1 e os demais funcionam normalmente.

Camada 7e

Efeitos que permutam o poder e a resistência de uma criatura são aplicados. Tais efeitos pegam o valor do poder e aplicam-no à resistência da criatura e pegam o valor da resistência e aplicam-no ao poder da criatura. Humility não altera nenhuma regra quanto a permuta de poder e resistência.

E assim terminamos o que diz respeito as habilidades estáticas. Ufa! Mas ainda tem mais!

Conforme [nome da carta] entra em jogo

Esse tipo de texto é classificado como efeito e não habilidade, então Humility não influencia… segue exemplos.

O efeito do Meddling Mage de nomear uma carta ainda acontece. Depois de nomear a carta, ele perde sua habilidade estática que previne a carta nomeada de ser conjurada. Caso Humility saia de campo ela volta a funcionar.

702.42. Modular

702.42a Modular representa uma habilidade estática e uma habilidade desencadeada. “Modular N” significa “Esta permanente entra no campo de batalha com N marcadores +1/+1 sobre ela” e “Quando esta permanente for colocada no cemitério vinda do campo de batalha, você pode colocar um marcador +1/+1 na criatura artefato alvo para cada marcador +1/+1 que havia nesta permanente”.

Com Humility na mesa o Arcbound Ravager vai entrar com o marcador +1/+1. Como ele é uma criatura 1/1 agora, vimos que o marcador soma normalmente tornando-o 2/2. Vale lembrar que o trigger quando ele morre não acontece mais.

Selo temporal posto a prova!

Até aqui sempre que falei da ordem do selo temporal era bem fácil distinguir a ordem das coisas. Cartas como Show and TellEurekaHypergenesis ainda podem causar dúvidas.

Caso o jogador que castou Show and Tell escolha Humility e seu oponente Ashen Rider, ambas as cartas terão o mesmo selo de ordem temporal. Foi por isso que postei a regra 613.6j. O jogador ativo (que conjurou Show and Tell) escolhe Humility primeiro protegendo o seu encantamento.

Com EurekaHypergenesis é diferente. Caso Ashen Rider seja colocado na mesa antes de Humility, ele tera o selo mais antigo e poderá escolher o encantamento branco como alvo.

Concluindo

Agora sim terminamos esse extenso debate sobre apenas uma carta! Agradecer mais uma vez ao leitor que chegou até aqui e espero que tenha sido tão proveitoso quanto foi para mim. Semana que vem devo compartilhar o report da 6ª etapa do CLC que acontece nesse domingo (16/07). Mas em seguida devo trazer mais capítulos do Chamem o Juiz!

PS: Entendeu tudo sobre Humility? Então fica o desafio.

Como fica a carta Urborg, Tomb of Yawgmoth se animada com o ultimate de Nissa, Steward of ElementsHumility na mesa. E os outros terrenos? A resposta eu trago no próximo Chamem o Juíz!

Sobre Morelli

Morelli é um entusiasta do Magic há 15 anos. Voltou a jogar competitivo em 2012. Jogando de Standard a Legacy passando por Duel Commander. Conquistou Top 32 em GP Rio e atualmente busca o Pro Tour.

2 Comentários

  1. creio que Urborg irá se comportar como o Gideon na explicação da Camada 7b: Efeitos que definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico são aplicados. Efeitos que referem-se ao poder e/ou resistência base de uma criatura são aplicados nesta camada.

    ou seja, a land será 5/5 sem (creio que se encaixe na explicação da Mishra’s Factory) voar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *