Esses últimos dias têm sido terríveis para os decks da moda quando o formato é Modern. No fim de semana que deu início à corrida para o Pro Tour, espécie de Copa do Mundo Profissional do Magic, os queridinhos Grixis Shadow, Eldratron e Affinity só viram um de seus representantes levantar o caneco em quatro torneios, mesmo com esses decks representando 1/3 ou mais do field.
No último sábado, dia 22, não foi diferente. Gustavo Pacheco, pilotando um Jund clássico, venceu invicto a terceira edição do Impact Modern, disputada na Magic Store Brasil, no Rio de Janeiro, e levou pra casa um playmat exclusivo Eternal Magic e uma Noble Hierarc.
Como tem sido característica do Modern e do Legacy, os fields apresentam-se bastante variados. Desta vez, entre os 28 jogadores apenas quatro decks tiveram mais que uma cópia: Merfolk, Eldratron, Zoo e Jund.
Com uma lista muito parecida daquela usada por Reid Duke no Open Baltimore da SCG (+ 2 Huntmaster, – 1 Chandra e – 1 Olívia, além de fixar em 3-3 entre seize e inquisition of kozilek), Gustavo passou por Storm, Bant Knightfall, MonoU Tron, Naya Company e Eldratron.
O campeão teceu muitos elogios ao Jund. “O deck é maravilhoso e recomendo a todos que gostam de jogar de midrange. Não há partidas fáceis, mas você tem as ferramentas para enfrentar todo o extenso metagame do Modern”, avalia.
Segue abaixo mini-report de Gustavo Pacheco:
Round 1 – Storm (2-1)
Um Maelstrom Pulse vence o jogo no G1 após ele combar pra Empty the Warrens (tendo ficado a um mana de me matar com o Grapeshot).
No G2, uma Blood Moon mais goblins vencem o jogo para o meu oponente.
No G3 ele comba para EtW em cima de 1 Leyline e 1 Grafdigger’s cage e, de forma equivocada, ataca com os seus 2 Goblins Electromancer e um Baral. Na volta eu dou um Maelstrom Pulse nos tokens de EtW e ataco para a vitória Dark Confidant, Savenging Ooze e Raging Ravine, já no primeiro dos 5 turnos extras da partida.
1-0
Round 2 – Bant Knightfall (2-1)
No G1 sou enterrado em card advantage e no grind que vem do Collected Company + Voice of Resurgence et al. Um Gavony Township me faz recolher.
No G2 e G3 eu ganho jogos longos iniciados por Thoughtseize + Dark Confidant.
2-0
Round 3 – Mono Blue Tron (2-1)
No G1 eu venço no beatdown de Tarmogoyf + bob, não tendo meu oponente encontrado nada de útil para castar com seu tron na mesa.
No G2 sou vítima do Ademy Ruins + Oblivion Stone e não encontro nenhum fulminator. Após o meu oponente comprar Mindslaver, eu recolho.
No G3 um trio de Tarmogoyfs entrou e pediu nomes, não dando tempo para meu oponente fazer nada.
3-0
Round 4 – Naya Company
No G1 Bob, Goyf & Cia. dominam o board, com huntmaster brilhando no fim. No G2 meu oponente perde os patos para remoção e morre com 2 lands e alguns 4-drops na mão.
4-0
Round 5 – Eldrazi Tron
No G1 meu oponente keepa uma mão de Smasher, Reshaper e 5 lands. Eu estou na play e tiro o reshaper, moldando os turnos seguintes e vencendo um jogo longo com a ajuda de um Scavenging Ooze e um Grim Lavamancer.
No G2 meu oponente toma 3 descartes, ancient grudge no Relic of Progenitus e no Hangarback Walker, com Maelstrom Pulse limpando a mesa pra vitória.
METAGAME IMPACT MODERN
- 4 Merfolk
- 2 Naya Zoo
- 2 Jund
- 2 Eldratron
- 1 Skred Red
- 1 Druída remediado
- 1 Goblins
- 1 Death and Taxes
- 1 Monored Prision
- 1 MonoU Tron
- 1 Knightfall
- 1 Monored Burn
- 1 Naya Burn
- 1 Titanshift
- 1 Obzedat Goryo
- 1 Kiki-Nahiri
- 1 Kiki-Chord
- 1 UWR Delver
- 1 BG Souls
- 1 Storm
- 1 Abzan
- 1 Abzan Unvewald