quarta-feira , 24 outubro 2018
enpt
Home / Colunas / Duels in Time / Final Legacy 9CLM: O que esperar

Final Legacy 9CLM: O que esperar

Bem-vindos duelistas de todo o multiverso, mais uma semana chega e, com ela, um novo post na coluna Duel’s In Time para o site Eternal Magic. Nessa semana vou falar sobre um evento que pela primeira vez entra no calendário Legacy, e que certamente será marcante, a final do 9° Circuito Ligamagic.

Para quem não sabe, o Circuito Ligamagic é uma série de 5 torneios onde ao final, os 8 melhores colocados disputam o top e os dois melhores ganham vagas para disputar a grande final, com uma premiação polpuda em dinheiro. Estes torneios são realizados em lojas de todo o Brasil, e são representadas pelos campeões para a premiação adicional por equipe.

Para esta semana resolvi trazer algumas dicas para os classificados, ou aqueles que pretendem disputar os paralelos, que desejam um pouco mais de informações sobre o possível metagame. O primeiro alerta que trago é: Espere o inesperado.

Este alerta pode parecer trivial, mas não é, e pautarei com abaixo os motivos.

Num levantamento dos decks utilizados para a classificação na grande final, houve uma grande variação da composição, mesmo num top 8 repleto de decks tier 1. O que pode parecer surpresa para uns, na verdade, é um retrato do que é o Legacy.

Por vezes, os jogadores tendem a jogar com decks de estimação, que podem não estar em evidência, mas que podem possuir interações não esperadas e surpreender até os mais experientes jogadores.

Tabela com decks top 2 classificados para a final do Circuito Ligamagic.

 

Até o momento ainda existem torneios acontecendo, e alguns torneios não possuem decks cadastrados.

Como esperado, o deck mais presente no momento é o grixis, tanto na versão agro quanto na versão controle.

No escalão dos tier 2, temos Esper Stoneblade, Jund, Junk, RUG Delver e UR Delver. Estes são velhos conhecidos e, com exceção do UR Delver, são decks midranges que costumam estar preparados para a maioria dos confrontos esperados.

No último pelotão, ou tier 3, Bant Stoneblade, Reanimator, BUG Control, Burn, Cephalid Breakfast, Eldrazi, Elves, Eternal Garden, Fractius, Jeskai Stoneblade, Lantern Control, Maverick, Merfolks, Mono Red Control, Mono Red Sneak Attack, Shardless BUG, Sneak and Show, UB Standstill, UR Control e UW Stoneblade. Neste segmento temos antigos figurões de outrora, alguns nem tão antigos, mas darei destaque para presença dos seguintes decks:

  • Cephalid Breakfast: é um deck combo rápido que usa tira proveito do azul para controle e pesquisa para passar e encontrar o combo. O deck consiste em colocar em jogo Cephalid Illusionist ao lado de Shaman en-Kor para tomba o deck inteiro e vencer com Maníaco do Laboratório.
  • Lantern Control: Este é um deck que nasceu no Modern, e muitos entusiastas o testam no Legacy. Ele é um hard control que busca fazer travas no jogo de modo a inibir totalmente o deck do adversário. Ele tem a seu favor o fato de que a maioria das cartas têm um CMC muito baixo, o que o permite realizar muitas jogadas, não dando espaço para troca de recursos.
  • UB Standstill: Desde o banimento do Tampo de Adivinhação do Sensei (Sensei’s Divining Top), de algum modo, a carta Pausa (Standstill) voltou ao destaque, e ela gostou da companhia de manlands e planeswalkers, que garantem tempo de jogo sem dar a vantagem da compra para o oponente.
  • Fractius: Um tribal antigo que vem tomando forma recentemente. A estratégia é baixar fractius que interagem entre si para ficar mais fortes e ter evasão. É simples mas eficiente no que faz.

Numa rápida busca em sites especializados é possível ver listas de discussão e gameplay. Então, se ainda tiver curiosidade, podemos trazer um conteúdo exclusivo para vocês; é só falar.

Além destes, não podemos esquecer os grandes decks que têm aparecido nos campeonatos afora, como Death & Taxes, Maverick / Dark Maverick, Sneak & Show, Merfolks, entre outros.

Num resumo geral, podemos ver que é grande a diversidade de decks prováveis num confronto para ser o campeão do 9° Circuito Ligamagic, mas é certo afirmar que será um excelente preparativo para o Nacional Legacy. Além da oportunidade de rever amigos de todos os cantos do Brasil e ter momentos de grande diversão.

Abraços e até a próxima semana.

Sobre BRKamus

Erick Santos é marido, pai, engenheiro, amante de magic e adora colecionar decks, principalmente os inesperados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *