segunda-feira , agosto 10 2020
Home / Colunas / God Hand / O Legacy, a Wizards e o Brasil

O Legacy, a Wizards e o Brasil

Essa foi mais uma daquelas semanas pródigas em anúncios, por parte da Wizards, sendo a maior parte deles recebido com grande alegria pela comunidade brasileira.

O primeiro e mais importante talvez seja a inclusão do Legacy no Pro Tour de aniversário do ano que vem; ainda que seja no formato Trios (cada um do time com o deck de um formato) trata-se de uma grande conquista para os amantes deste formato, feito inédito na História do Magic.

O segundo deles foi a liberação da agenda dos GPs do primeiro semestre do ano que vem, e aqui mais uma vez notamos um aumento considerável de torneios Legacy entre os eventos principais. Serão 4 exclusivos + 4 no formato Trios (nos anos anteriores tivemos apenas 3 torneios nesse formato).

A Wizards anunciou também a inclusão de uma nova categoria de seu clube de jogadores competitivos: Bronze, que vem se juntar ao Prata, Ouro e Platina. Essa notícia veio associada à mudança na regra de composição desses grupos. Antes anual, agora um novo clube será montado a cada temporada, ou seja, quatro vezes ao ano.

No plano mais casual, as lojas seguirão recebendo estímulos para realizar torneios, como material de boas vindas, kits para iniciantes e cartas promocionais. Uma excelente notícia é a manutenção e fortalecimento do Open House, evento destinado a iniciantes que têm sido uma ótima opção de lazer para famílias levarem seus filhos e sobrinhos. Magic, quando bem utilizado, pode servir para o desenvolvimento do raciocínio em crianças e adolescentes, assim como o xadrez.

O BRASIL SOB O OLHAR DA WIZARDS – Mas nem tudo foram flores. Parte da comunidade reclamou muito da redução de dois para um único GP no Brasil em 2018. Foram tweets e posts raivosos no Facebook, gerando centenas de comentários e um turbilhão de críticas. Algumas com razão, mas a esmagadora maioria perdeu a linha e descambou para o bate-boca, inclusive, entre players, numa espécie de Fla-Flu de formatos.

Claro que ninguém fica satisfeito em deixar de realizar um evento como esse, literalmente a maior festa do Magic. Porém, é preciso lembrar que essa oscilação tem sido bastante frequente nos últimos anos. Em 2015 foram dois GPs, em 2016 tivemos apenas um. Este ano novamente dois e, ano que vem, voltamos a um.

Se de um lado a Wizards não dá a devida atenção ao Brasil e à América Latina – no que eu concordo – de outro, sejamos honestos: a comunidade brasileira precisa, em primeiro lugar, se organizar. Depois, aí sim, apresentar suas reivindicações junto à empresa com alguma chance de sucesso.

Temos um país incrível, enorme, com um povo extremamente criativo. Temos um dos maiores mercados consumidores do mundo! Nosso potencial de crescimento é MUITO maior que o dos outros países, que já não têm para onde avançar. Somente com a união de lojistas, jogadores (casuais e competitivos), organizadores independentes e o escritório da empresa no Brasil poderemos fazer o jogo crescer por aqui.

OPEN LEGACY SÃO LOURENÇO – Estamos entrando na última semana de julho e, com ela, se encerra a oportunidade de inscrição para este evento com pagamento em cartão de crédito. Se você já decidiu ir, aproveite e faça sua inscrição. Caso ainda não tenha decidido, guarde a data, 2 de setembro, e visite o Hotsite para tirar todas as suas dúvidas.

Lembrando que o torneio dará bye3 para o Nacional Legacy e 4 mil reais em dinheiro.

NOVAS LOJAS – O Eternal Magic saúda, com entusiasmo, a inauguração de duas novas lojas de Magic no país. A Mana, Meeples & Orcs, no Rio de Janeiro, e a Asgard, em Brasília. Desejamos muito sucesso e, por favor, não se esqueçam de enviar seus eventos para nossa agenda de torneios!

Um grande abraço do
Fausto

About Fausto de Souza

Fausto de Souza é pseudônimo do jornalista Marcelo Salles, que joga e coleciona desde 1994. Viciado nas cartinhas e em escrever, tem feito grandes amigos em toda a comunidade e é muito grato por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *