segunda-feira , dezembro 10 2018
Home / Colunas / Paupiteio / Tudo sobre o Turbo Fog: Perdendo amigos e ganhando partidas

Tudo sobre o Turbo Fog: Perdendo amigos e ganhando partidas

O Paupiteio dessa semana será sobre esse deck que todos amam odiar: o Turbo Fog. Tenho jogado com ele há alguns meses e estou sempre fazendo melhorias. Atualmente minha lista é um pouco diferente das demais e vou mostrar ao longo do artigo porque encontrei no “automill” uma opção para se manter no jogo.

Introdução

O Turbo Fog é um hard control diferenciado. Não há interação diretamente com as criaturas do oponente, elas ficam vivas e soltas, optando-se por prevenções de dano de combate, como o [mtg_card]Fog[/mtg_card], para se manter vivo. A vitória chega quando o baralho do oponente ou a paciência chega ao fim. Cartas de constante mill como [mtg_card]Jace’s Erasure[/mtg_card] aceleram o processo. Não é um deck tier1, mas arranca muitas vitórias quando é bem pilotado.

Antes de ir para as cartas, vou explicar alguns dos princípios do deck. Podem achar alguns deles questionáveis, de toda forma esses são os que considero mais importantes e nos quais me baseei para construir e melhorar minha lista. Vamos lá:

  • Não é um aggro. Não adianta ignorar o oponente e entupi-lo de pequenos mills. Pela tabela abaixo vemos como o burn é muito mais eficiente nesse tipo de estratégia. Levando em conta a mão inicial do oponente e as compras dos primeiros turnos, vamos considerar como vitória por mill a queima de 49 cartas do deck e vitória por dano o desferimento de 20 pontos:
CMC Carta Impacto do Efeito Cópias necessárias para Ganhar
1 [mtg_card]Lightning Bolt[/mtg_card] 3 7
1 [mtg_card]Tome Scour[/mtg_card] 5 10
2 [mtg_card]Flame Rift[/mtg_card] 4 5
2 [mtg_card]Mind Sculpt[/mtg_card] 7 7
  • É um controle. Por isso precisamos do mínimo necessário de slots com kill conditions, e devemos aproveitar o restante para garantir o controle do jogo. Outra consequência é que é necessário ter um fim de jogo explosivo, e o Turbo Fog faz isso comprando cada vez mais cartas, mantendo uma boa base de mana no campo e a mão cheia de opções.
  • Não é um combo. Muitas pessoas tentam matar de [mtg_card]Jace’s Erasure[/mtg_card] + [mtg_card]Whirlpool Rider[/mtg_card]. É uma interação interessante, mas não garante a vitória e é pouco consistente. O [mtg_card]Whirlpool Rider[/mtg_card] é pouco útil sozinho e, como precisamos de cada recurso, desperdiçar esse slot na mão pode ser fatal.
  • É proibitivo usar 3 cores. Para sobreviver ao jogo, é necessário agilizar o setup. Contra decks mais agressivos, como Stompy e Fractius, isso inclui dar [mtg_card]Fog[/mtg_card] todos os turnos desde os 3 ou 4, além de já possuir uma base de mana consistente e cartas para garantir as compras necessárias. Percebi que a demora para acertar os terrenos é uma das maiores causas da perda de jogos – isso com 2 cores, com 3 é mais difícil ainda.
  • A combinação Simic é melhor do que a Azorius. Branco possui características tentadoras, como 2 one drop fogs, o versátil [mtg_card]Dawn Charm[/mtg_card] e boas cartas de sideboard. Porém essas vantagens nem se comparam com [mtg_card]Moment’s Peace[/mtg_card], [mtg_card]Tangle[/mtg_card] e [mtg_card]Quiet Disrepair[/mtg_card].
  • Possui muitas cartas com valor no cemitério. Veremos ao decorrer do artigo que é possível ganhar vantagem de cartas com o automill.

DeckList

Esta é a minha lista atual. Eu a divido em 6 principais categorias: Mills, Cantrips, Card Advantages, Fogs, Anulações e Terrenos.

[deck] Terrenos
2 Seat of the Synod
6 Island
4 Forest
4 Terramorphic Expanse
3 Ash Barrens
Cantrips
4 Brainstorm
2 Ponder
Card Advantages
2 Think Twice
4 Accumulated Knowledge
4 Take Inventory
Fogs
4 Fog
4 Tangle
4 Moment’s Peace
2 Quiet Disrepair
Mills
4 Ghoulcaller’s Bell
4 Jace’s Erasure
1 Curse of the Bloody Tome
Counters
2 Muddle the Mixture
Sideboard
2 Quiet Disrepair
2 Matsu-Tribe Sniper
1 Scattershot Archer
2 Keep Watch
3 Arcane Denial
3 Hydroblast
2 Dispel[/deck]
Mills
  • [mtg_card]Jace’s Erasure[/mtg_card] – Já é batido que é a melhor Kill Condition do deck. A cada carta comprada, 1 mill. É importante notar que dá alvo em qualquer jogador, por isso é muito útil durante um [mtg_card]Ponder[/mtg_card] ou [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card], para limpar cartas ruins do seu próprio topo. Os alvos são escolhidos após a resolução das compras, por isso faça seu [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card] com calma, antes de dar o alvo para cada um dos 3 triggers. Converse com o oponente pra que ele não queime antes da hora. No g1, quando o [mtg_card]Jace’s Erasure[/mtg_card] entra rápido, pode ser interessante gastar os primeiros turno se millando para ganhar algumas cartas. Essa estratégia não é muito forte contra decks que usam [mtg_card]Bojuka Bog[/mtg_card] e nos g2/g3, pois seu encantamento pode ser destruído e te deixar em maus lençóis.
  • [mtg_card]Curse of the Bloody Tome[/mtg_card] – Também conhecido como 5º [mtg_card]Jace’s Erasure[/mtg_card]. Não possui tanta sinergia quanto o outro, tem a curva mais elevada, mas cumpre bem sua missão.
  • [mtg_card]Ghoulcaller’s Bell[/mtg_card] – Há tempos eu estava de olho nesta carta e pensava como poderia aproveitar seu potencial no pauper. Ela se encaixou no Turbo Fog como uma luva. Ao mesmo tempo adianta o kill do oponente e te milla cartas que darão vantagem de jogo. Possui bastante sinergia com [mtg_card]Quiet Disrepair[/mtg_card], dando uma possibilidade de encantar no turno 2 sem fragilizar a base de mana com os terrenos artefatos. Além disso, cumpre a função de limpar cartas indesejadas dos [mtg_card]Ponder[/mtg_card] e [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card], extraindo o máximo do potencial deles e favorecendo boas compras. Tudo isso por uma mana incolor, mais curvado do que isso só se fosse de graça.
Cantrips
  • [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card] – Procura cartas respostas com bastante eficiência. Tem sinergia com várias outras cartas do deck, é capaz de corrigir a mão e limpar cartas indesejadas. É o maior ativador do [mtg_card]Jace’s Erasure[/mtg_card], pois pode entombar 3 cartas do oponente, diminuindo apenas 1 carta do seu próprio grimório.
  • [mtg_card]Ponder[/mtg_card] – Faz muito bem o que precisa ser feito desde os primeiros turnos e também apresenta bastante sinergia com o restante.
Card Advantages

Essas são as principais cartas que adquirem valor quando você queima o próprio deck. Cruze os dedos para que sejam sorteadas pelo [mtg_card]Ghoulcaller’s Bell[/mtg_card].

  • [mtg_card]Think Twice[/mtg_card] – Boa carta para se ter no cemitério. O instant speed a faz em algumas matchs melhor do que o Take Inventory.
  • [mtg_card]Accumulated Knowledge[/mtg_card] – Melhor card advantage do deck. Não se esqueçam que todos cemitérios contam, incluindo o do oponente.
  • [mtg_card]Take Inventory[/mtg_card] – [mtg_card]Accumulated Knowledge[/mtg_card] feitiço e que só conta no próprio cemitério. O maior problema é ser feitiço, contra algumas matchs isso faz toda a diferença.
Fogs
  • [mtg_card]Fog[/mtg_card] – A curvatura de 1 mana é necessária para continuar comprando e conseguir prevenir o combate. Também é importante contra anulações, quando o primeiro fog é anulado não é difícil segurar mais uma mana e manter esse no backup.
  • [mtg_card]Tangle[/mtg_card] – Paralisar as criaturas por 1 turno a mais é uma vantagem e tanto.
  • [mtg_card]Moment’s Peace[/mtg_card] – Melhor fog de todos e tem sinergia com o automill.
  • [mtg_card]Quiet Disrepair[/mtg_card] – Não é exatamente um fog, mas tem a mesma função de segurar o jogo. Use em seus artefatos/encantamentos menos vulneráveis para evitar uma destruição 2/1.
Anulações
  • [mtg_card]Muddle the Mixture[/mtg_card] – A necessidade de 2 manas azuis dificulta um pouco e o tutor é um tanto pesado. Pode te atrasar demais se vier nos turnos iniciais. Por esses motivos não uso 4 cópias. O [mtg_card]Muddle the Mixture[/mtg_card] se mostra um bom contra-ataque contra burn e anulações e tutora todas as principais peças do deck.
Terrenos
  • [mtg_card]Island[/mtg_card]
  • [mtg_card]Forest[/mtg_card]
  • [mtg_card]Seat of the Synod[/mtg_card] – Outra opção para o [mtg_card]Quiet Disrepair[/mtg_card]. Como uso apenas 4 florestas, é importante que elas sejam fáceis de tutorar com os fetch lands. Por isso uso [mtg_card]Seat of the Synod[/mtg_card] e não [mtg_card]Tree of Tales[/mtg_card].
  • [mtg_card]Terramorphic Expanse[/mtg_card] – Possui sinergia com o restante do deck. Funciona bem desde o primeiro turno e limpa cartas indesejadas do [mtg_card]Ponder[/mtg_card] e do [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card]. Muitos jogadores argumentam que as fetchlands “secam” o deck e diminuem a chance de comprar outros terrenos. Em muitos casos isso é questionável, já que em jogos rápidos um ou outro terreno a menos no deck praticamente não afeta nada. No Turbo Fog é diferente, você compra o deck quase todo e cada recurso é importante. Por isso o [mtg_card]Terramorphic Expanse[/mtg_card] e o [mtg_card]Ash Barrens[/mtg_card] ajudam a fortalecer o final de jogo.
  • [mtg_card]Ash Barrens[/mtg_card] – Semelhante ao [mtg_card]Terramorphic Expanse[/mtg_card]. Quase sempre considero até melhor por poder buscar um terreno pronto para ser usado. Sua desvantagem é na mão inicial, quando vem 2 dele sem outros terrenos é um mulligan certo.
Sideboard
  • [mtg_card]Quiet Disrepair[/mtg_card] – Importante contra decks que abusam de raios, como o próprio Burn, o UR control e o Boros Kuldotha. Também oferecem vantagem contra o Monoblack, que agride pouco e não consegue tirá-lo do campo.
  • [mtg_card]Matsu-Tribe Sniper[/mtg_card] – É fundamental ter cartas contra o monoblue/UR fadas. É um pouco mais lento do que o [mtg_card]Scattershot Archer[/mtg_card], compensa isso parando o [mtg_card]Delver of the Secrets[/mtg_card] e o [mtg_card]Spire Golem[/mtg_card].
  • [mtg_card]Scattershot Archer[/mtg_card] – Matador de fadinhas.
  • [mtg_card]Keep Watch[/mtg_card] – Garante a consistência contra Stompy e outros decks de muitas criaturas rápidas.
  • [mtg_card]Arcane Denial[/mtg_card] – Especialmente forte contra baralhos que já possuem card advantage naturalmente e ficarão entalados, como o Tron e o UB Control. Também é uma boa carta para se prevenir do [mtg_card]Flaring Pain[/mtg_card].
  • [mtg_card]Hydroblast[/mtg_card] – Contra decks vermelhos em geral, com especial foco em Burn, UR Blitz e UR Control.
  • [mtg_card]Dispel[/mtg_card] – Contra anulações e raios.
Menções Honrosas

Aqui estão algumas cartas em potencial que não encontraram seu espaço.

  • [mtg_card]Dream Twist[/mtg_card] – usei nas minhas builds iniciais e não fiquei satisfeito. No fim de jogo, com ele no cemitério, beleza, adianta bastante o kill. O problema é quando [mtg_card]Dream Twist[/mtg_card] aparece na mão, principalmente na correria dos primeiros turnos, é praticamente uma carta morta.
  • [mtg_card]Preordain[/mtg_card] – Não possui a sinergia de [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card] e [mtg_card]Ponder[/mtg_card].
  • [mtg_card]Thought Scour[/mtg_card] – Millar dois pode ser útil ao lado do [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card], mas não muito mais do que isso. O impacto é muito baixo e não ajuda a encontrar o que está precisando.
  • [mtg_card]Words of Wisdom[/mtg_card] – Não gosto de dar card advantage para o oponente. Não é necessária contra matchs favoráveis e contra matchs ruins essa carta só piora tudo.
  • [mtg_card]Deep Analysis[/mtg_card] – Perder 3 de vida é um pouco forçado, além de que por custo 4 fica difícil de castar da mão.
  • [mtg_card]Respite[/mtg_card] – Contra um oponente que saiba atacar corretamente pode ser melhor do que o [mtg_card]Tangle[/mtg_card]. Talvez eu use 1 ou 2 cópias em testes futuros.
  • [mtg_card]Arcane Denial[/mtg_card] – É um topdeck fraco, por vezes fica entalado na mão e contra alguns decks, principalmente os que abusam de burns e anulaões, é muito ruim oferecer recursos. Sempre há a opção de usar em outra mágica própria para comprar cartas.
  • [mtg_card]Memory Lapse[/mtg_card] – É uma opção de hard counter por 2 manas sem necessitar de 2 azuis e sem dar card advantage para o oponente. Uma jogada legal é usá-lo contra o [mtg_card]Flaring Pain[/mtg_card] conjurado da mão e queimá-lo do topo no final do turno. Assim você pode evitar o flashback por uma rodada, as vezes é o suficiente para se recompor e se preparar para a volta.
  • [mtg_card]Thornwood Falls[/mtg_card] – Preferi a sinergia dos fetchs à vida ganha nesse terreno.
  • [mtg_card]Radiant Fountain[/mtg_card] – Já cheguei a usar 2 de main. O deck tem muitas cartas que podem ser castadas com a mana incolor então não costuma atrapalhar. O problema é que no início do jogo é importante conseguir uma floresta e uma ilha o quanto antes, e nisso o [mtg_card]Radiant Fountain[/mtg_card] me deixou na mão algumas vezes.

Plano de Jogo

O turbofog possui número reduzido de terrenos, por isso use as cantrips e compras nos primeiros turnos para encontrá-los. Contra decks agressivos se não tiver o 3º terreno deixe os Jace’s Erasure para descer depois e caste primeiramente suas compras.

Uma vez que o jogo está avançado, seu objetivo é garantir fogs todos os turnos e continuar comprando o máximo possível para não faltar cartas. Se as cartas da mão acabarem, provavelmente o jogo estará perdido.

Já dizia o filósofo: baralhos profissionais não são o suficiente, é preciso estar com as regras em dia. É essencial entender as regras de prioridade e as etapas do combate para jogar corretamente com o Turbo Fog. Vamos entender como usar isso a nosso favor:

Fase de Combate

Início de Combate > Declaração de Atacantes > Declaração de Bloqueadoras > Dano de Combate > 2º Dano de Combate (se houver) > Final de Combate

Em cada etapa a primeira prioridade é do jogador ativo. Caso ele passe, a prioridade vai para o não-ativo. Nesse momento, o jogador não-ativo tem 2 escolhas: usar uma carta ou habilidade ou deixar que a etapa ou fase se encerre. Vou mostrar com um exemplo concreto: está na vez do oponente, que ataca com o [mtg_card]Atog[/mtg_card]. Você, que conhece as regras, anuncia “sem bloqueio. Algum efeito?”. Ele te responde “não”. “Então levei o dano”. Nesse momento ele argumenta “Ah, se você não usou fog, então vou sacrificar meus artefatos”. “Juiz!!!”. Ele não pode fazer isso, pois te passou a prioridade na etapa de declaração de bloqueadoras, você não utilizou, então a etapa deve se encerrar, inicia-se a Etapa de Dano de Combate na qual antes de mais nada o dano é causado. Magic é um jogo falado, comunique-se bem com o oponente para evitar problemas.

Saiba também que na Etapas de Dano de Combate e Segunda Etapa de Dano de Combate (caso haja iniciativa ou golpe duplo) há abertura de prioridade aos jogadores após o dano ser resolvido, o mesmo acontece na Etapa de Final de Combate. O que há de útil nisso? Bem, em um de meus jogos demorei uns instantes a mais para perceber que essas prioridades são úteis. Foi contra um UR Blitz. Meu oponente usou o [mtg_card]Flaring Pain[/mtg_card] e bateu com o [mtg_card]Kiln Fiend[/mtg_card] com um dano não letal. Eu poderia usar um [mtg_card]Tangle[/mtg_card] para que ele não desvirasse no próximo turno. Ele teria a chance de anular e fortalecer o [mtg_card]Kiln Fiend[/mtg_card], percebe? Por isso o momento correto nessa situação é após a resolução do dano, ainda na fase de combate. A mesma situação é aplicada ao Keep Watch.

Lidando com o Oponente

  • Aggros – São suas melhores matchs no g1. Não perca land drops. Deixe as kill conditions para o final, use agressivamente suas compras para encontrar terrenos e fogs.
  • Control – Desça os kill conditions o quanto antes para impor pressão e fugir de counters. Suas cartas de controle de criatura ficarão inúteis, isso te dará certa vantagem. Comemore se o oponente usar [mtg_card]Pieces of the Puzzle[/mtg_card] ou [mtg_card]Forbidden Alchemy[/mtg_card]. Nesses matchs é provável que o grimório dele queime antes do seu, então o [mtg_card]Ghoulcaller’s Bell[/mtg_card] isoladamente se torna verdadeiramente uma kill condition.
  • Combos – Nos primeiros turnos não perca land drop e priorize suas compras de feitiço. Quando o jogo ficar mais perigoso jogue na retranca. Segure counters para impedir seu jogo e use suas mágicas quando possível no final do turno do oponente.
  • Decks de Burn – Anule o que for possível e busque os [mtg_card]Quiet Disrepair[/mtg_card], serão mais úteis do que os fogs.
  • Izzet Blitz e Izzet Pluzzle – Esses decks não possuem muitas kill conditions. Por isso, considere anular ou destruir suas kill conditions para ganhar tempo e impor controle. [mtg_card]Hydroblast[/mtg_card] é seu melhor amigo pós-side.
  • Monoblue Delver e UR Delver – São dois matchs bem presentes e complicados. Os jogos são muito dinâmicos, dependendo da atitude tomada pelo oponente. [mtg_card]Delver of the Secrets[/mtg_card] ou [mtg_card]Ninja of the Deep Hours[/mtg_card] vão exigir fogs desde o princípio do jogo. Não deixe para anular apenas no último combate, pois ele terá anulações e tomará as rédeas do jogo. Faça-o gastar as anulações em cartas menos importantes para que as mais importantes caiam. No g2 os arqueiros ajudam bastante a se manter. Apesar de tudo, considero essa partida a mais divertida de todas.

Lidando com o sideboard

  • Hate cemitério – Aproveite o quanto antes suas cartas de flashback ou compras adicionais. Mille com o [mtg_card]Ghoulcaller’s Bell[/mtg_card] no final do turno do oponente para evitar [mtg_card]Bojuka Bog[/mtg_card].
  • Hate artefatos – Os [mtg_card]Ghoulcaller’s Bell[/mtg_card] te dão vantagem, mas não são cartas essenciais. Tome cuidado com os [mtg_card]Seat of the Synod[/mtg_card], pois se forem destruídos seu jogo pode ficar muito prejudicado. Evite de encantar 2 [mtg_card]Quiet Disrepair[/mtg_card] na mesma permanente.
  • Hate encantamentos – Esse ataca diretamente suas kill conditions. Uma vez que o jogo está controlado não é tão impactante, basta descer outro. Evite descer mais de 1 encantamento para sofrer menos para [mtg_card]Reverent Silence[/mtg_card] e [mtg_card]Leave No Trace[/mtg_card].
  • [mtg_card]Flaring Pain[/mtg_card] – Infelizmente estamos na era dos Dinrova Tron. Como eles abusam de [mtg_card]Moment’s Peace[/mtg_card], é comum encontrar [mtg_card]Flaring Pain[/mtg_card] nos decks aggros que possuem acesso ao vermelho. Fique ligado contra Burn, Monored Aggro, Bogles, Affinity e Izzet Drake. Para sobreviver ou você mantém a vida alta com o [mtg_card]Quiet Disrepair[/mtg_card] para não perder de uma só vez ou se prepara com anulações. O [mtg_card]Arcane Denial[/mtg_card] é a melhor opção neste caso.
  • Outras Kill Conditions – Alguns decks usarão outras Kill Conditions no side. As principais, que você deve estar preparado, são [mtg_card]Fling[/mtg_card] e [mtg_card]Viridian Longbow[/mtg_card], então fique atento! Considere [mtg_card]Arcane Denial[/mtg_card], [mtg_card]Hydroblast[/mtg_card], [mtg_card]Dispel[/mtg_card] e [mtg_card]Quiet Disrepair[/mtg_card] para formular sua reação.
  • Fique de olho e analise a quantidade de cartas que o oponente puxa no g2. Principalmente se ele estiver se divertindo mais do que deveria ao sideboardear. Para ser mais preciso, preste atenção se ele não vai delicadamente adicionar todo o sideboard e jogar loucamente com 75 cartas. Essa estratégia não é particularmente forte ou eficiente, mas precisa de cuidados. Com 75 cartas a base de mana fica toda comprometida e cartas inúteis surgirão. Com isso é comum que ele desça poucos terrenos, venham poucos hates e não consiga pressionar o jogo. Evite o [mtg_card]Ghoulcaller’s Bell[/mtg_card] para não suicidar e busque os [mtg_card]Jace’s Erasure[/mtg_card] e [mtg_card]Curse of the Bloody Tome[/mtg_card] o quanto antes. Isso deve ser o bastante para colocá-lo em seu devido lugar.

Conclusão

O Turbo Fog é difícil de pilotar, requer experiência para dominar as jogadas e muita persistência. Sua curva de aprendizagem é relativamente alta por estar sempre tomando pequenas e impactantes decisões de jogo. Essa mistura louca de frustração e diversão o torna um de meus baralhos favoritos.

About Diego Nunes

Diego foi apresentado ao magic e joga desde 2001. No início achava Vizzerdrix a melhor carta do mundo, mas com o tempo foi tomando jeito. Atualmente jogador de Legacy e Pauper, adora as diferentes estratégias que o jogo permite e está sempre disposto a criar e jogar com listas tortas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *