segunda-feira , maio 27 2019
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Análise de Commander 2017: Draconic Domination

Olá senhoras e senhores!
Bem vindos ao Command Beacon, a nossa coluna sobre Commander multiplayer aqui na Eternal Magic!

Após a análise das cartas do deck Feline Ferocity, hoje vamos ao segundo artigo dos decks do Commander 2017, dessa vez com o pentacolor Draconic Domination (Dominação Dracônica)!

Deck -- Draconic Domination (Produto Selado)
Commander
1 The Ur-Dragon

Criaturas
1 Atarka, World Render
1 Bladewing the Risen
1 Boneyard Scourge
1 Broodmate Dragon
1 Crosis, the Purger
1 Deathbringer Regent
1 Dragonlord's Servant
1 Dragonspeaker Shaman
1 Dromoka, the Eternal
1 Hellkite Charger
1 Intet, the Dreamer
1 Kolaghan, the Storm's Fury
1 Niv-Mizzet, Dracogenius
1 O-Kagachi, Vengeful Kami
1 Ojutai, Soul of Winter
1 Orator of Ojutai
1 Ramos, Dragon Engine
1 Ryusei, the Falling Star
1 Savage Ventmaw
1 Scalelord Reckoner
1 Scion of the Ur-Dragon
1 Scourge of Valkas
1 Silumgar, the Drifting Death
1 Spellbound Dragon
1 Steel Hellkite
1 Sunscorch Regent
1 Taigam, Ojutai Master
1 Teneb, the Harvester
1 Territorial Hellkite
1 Tyrant's Familiar
1 Utvara Hellkite
1 Wasitora, Nekoru Queen

Artefatos
1 Armillary Sphere
1 Commander's Sphere
1 Darksteel Ingot
1 Dreamstone Hedron
1 Fist of Suns
1 Herald’s Horn
1 Lightning Greaves
1 Mirror of the Forebears
1 Nihil Spellbomb
1 Sol Ring
1 Wayfarer's Bauble
Encantamentos
1 Crucible of Fire
1 Curse of Bounty
1 Curse of Opulence
1 Curse of Verbosity
1 Dragon Tempest
1 Elemental Bond
1 Frontier Siege
1 Kindred Discovery
1 Monastery Siege
1 Palace Siege

Feitiços
1 Crux of Fate
1 Cultivate
1 Earthquake
1 Farseek
1 Fortunate Few
1 Fractured Identity
1 Kodama's Reach
1 Painful Truths
1 Rain of Thorns

Terrenos
1 Arcane Sanctum
1 Command Tower
1 Crucible of the Spirit Dragon
1 Crumbling Necropolis
3 Forest
1 Frontier Bivouac
1 Haven of the Spirit Dragon
3 Island
1 Jungle Shrine
6 Mountain
1 Mystic Monastery
1 Nomad Outpost
1 Opulent Palace
1 Path of Ancestry
3 Plains
1 Sandsteppe Citadel
1 Savage Lands
1 Seaside Citadel
3 Swamp
1 Vivid Crag
1 Vivid Creek
1 Vivid Grove
1 Vivid Marsh
1 Vivid Meadow

Draconic Domination é um Big Aggro muito simples: jogue terrenos, se possível rampe ou barateie custos e desça Dragões, um atrás do outro, sem parar, até atropelar seus oponentes. Nesse sentido o deck é tão simples e linear que não conta com sequer com uma única Mágica Instantânea. As principais interações, fora as criaturas, são limpezas globais ([mtg_card]Crux of Fate[/mtg_card], [mtg_card]Earthquake[/mtg_card] e [mtg_card]Fortune Few[/mtg_card]), as maldições ([mtg_card]Curse of Bounty[/mtg_card], [mtg_card]Curse of Opulence[/mtg_card] e [mtg_card]Curse of Verbosity[/mtg_card], abordadas no artigo anterior), [mtg_card]Rain of Thornes[/mtg_card] e [mtg_card]Nihil Spellbomb[/mtg_card]. Alguns dirão que a base de mana é frágil por contar com uma quantia enorme de taplands, porém 1 turno de atraso em troca de consistência na geração das cores de um deck pentacolor selado é bem vinda. O que realmente torna o deck ameaçador em um ambiente selado é que contamos aqui com um total de 29 Dragões, 15 Lendários, com custos variando entre 4 e 8 manas, e o comandante custando 9. Porém devemos lembrar que [mtg_card]The Ur-Dragon[/mtg_card] reduz o custo dos outros lagartões sem ao menos sair da Zona de Comando, então temos casos como [mtg_card]Territorial Hellkite[/mtg_card] e [mtg_card]Boneyard Scourge[/mtg_card] que já podem cair na mesa por apenas 3 manas, e os turnos seguintes seguem essa progressão para curvas cada vez maiores. Simplesmente há muitas ameaças impactantes para os demais decks lidarem. Tudo o que o deck precisa é de tempo, e dentro de uma partida com os demais decks selados isso acaba se mostrando uma condição muito simples de ser alcançada.

E o que esse deck tem a nos oferecer fora do ambiente selado?

NOVAS CARTAS EM DRACONIC DOMINATION

  • [mtg_card]Boneyard Scourge[/mtg_card]


Uma criatura 4/3 e Voar por 4 manas é algo no limite do razoável para ruim. A sua habilidade de voltar para o campo infelizmente é desencadeada e somente com uma condição muito específica: quando um Dragão que você controla morre e ainda mediante o pagamento de . Simplesmente não vale a pena.

  • [mtg_card]Fortunate Few[/mtg_card]


Por 5 manas é uma remoção global de permanentes não terrenos até bem interessante, condicional, mas extremamente política. Você começa escolhendo uma permanente de outro jogador para não ser destruida e nessa hora começa a sujeira. Usualmente as pessoas tenderão a escolher a carta menos relevante da mesa, mas, o que o impede de escolher uma bomba de um oponente e ele retribuir o favor? Quem gosta de jogar dessa forma ganhou uma ótima ferramenta.

  • [mtg_card]Fractured Identity[/mtg_card]


Como uma remoção, é pesada e sendo um Feitiço se torna extremamente lenta, podendo até multiplicar o problema. Por esse ponto de vista é uma carta bem ruim. Mas esse é o ponto de vista errado. Apreciadores de Chaos, Group Hug e Stax ganharam uma adição que é no minimo interessante, já que permite exilar uma permanente e criar cópias para os demais jogadores. Se deleite imaginando usar isso com um [mtg_card]Hive Mind[/mtg_card] na mesa. Ou dando alvo em um [mtg_card]Gilded Drake[/mtg_card], [mtg_card]The Abyss[/mtg_card], [mtg_card]Nether Void[/mtg_card], [mtg_card]Sphere of Resistance[/mtg_card], [mtg_card]Agressive Mining[/mtg_card] ou [mtg_card]Abyssal Persecutor[/mtg_card]. Bases Esper () e Jeskai devem se aproveitar melhor. [mtg_card]Zedruu the Greathearted[/mtg_card], por exemplo, aprecia a falta de limites para a maldade.

  • [mtg_card]Kindred Discovery[/mtg_card]


Em um deck com base tribal ou que abuse de certos tipos de criatura, seja menos explosivo e mais consistente, Kindred Discovery pode conceder uma vantagem palpável em Card Advantage. O fato de ser tribal e possuir custo de 5 manas, deve restringir o seu uso, mas os poucos decks que conseguirem encaixar devem fazer bom proveito. Nesse caso visualizo tribais de elfo com splash azul, [mtg_card]Talrand, Sky Summoner[/mtg_card], [mtg_card]Tana, the Bloodsower[/mtg_card] com Stax baseado em tokens e o melhor amigo desse encantamento: [mtg_card]The Locust God[/mtg_card]. Sim, com esse encantamento e o deus, comprando uma única carta você cria um loop que pode comprar o grimório inteiro. Certifique-se de ter uma fonte de sacrifício para não perder por falta de cartas ou de estar com [mtg_card]Laboratory Maniac[/mtg_card] em campo para assegurar a vitória.

  • [mtg_card]Scalelord Reckoner[/mtg_card]


Temos aqui uma espécie de [mtg_card]Karmic Justice[/mtg_card] com asas. Porém são 5 manas e funciona sempre que um Dragão que você controla for alvo de mágicas ou habilidades do oponente. Ao meu ver só roda bem em um deck dessa tribo, provavelmente liderado pelo [mtg_card]The Ur-Dragon[/mtg_card] ou outro Dragão com identidade branca. Nesse tipo de deck, pautado em boas sinergias, é uma inclusão óbvia. Porém, por si só é uma carta medíocre.

  • [mtg_card]Territorial Hellkite[/mtg_card]


Um Dragão 6/5, Voar e Impeto por apenas 4 manas pode parecer ótimo em um deck mais agressivo. Porém, atacar um oponente aleatoriamente que não foi atacado antes diminui consideravelmente sua qualidade, já que não permite concentrar o dano nas maiores ameaças da partida. Particularmente não vejo muito uso para essa criatura.

CRIATURAS LENDÁRIAS

  • [mtg_card]O-Kagachi, Vengeful Kami[/mtg_card]


Eis o criador do plano de Kamigawa, sendo mais velho que o mesmo. Sua função após a criação foi proteger o véu que separava o mundo dos espíritos do mundo mundano. Após milênios de existência sem nunca atuar em Kamigawa, inicia a Guerra dos Kamis para recuperar parte de seu espirito que foi roubado por Konda, Senhor de Eiganjo, que é morto por O-Kagachi. Por sua vez, o dragão Kami foi morto por sua filha Kyodai, que se fundiu com [mtg_card]Michiko Konda, Truth Seeker[/mtg_card] ao fim da guerra.

Infelizmente o seu nível de poder mecânico não corresponde em nada com o apresentado na lore. Indo direto ao ponto, ele é bem mais ou menos. Exilar uma permanente causando dano de combate é muito forte e seria o ideal para uma construção mais Control ou Midrange, porém, é necessário ter sido atacado por aquele jogador, o que já limita bastante sua efetividade. Jogadores de controle e combo rirão na sua cara e o único que poderão se preocupar são aqueles com decks Aggro e Midrange. Em uma construção em um deck mais político, tem seus méritos, mas mesmo assim, se ao menos tivesse Impeto, já seria melhor como instrumento de dissuasão, para uma punição imediata. Para alcançar isso é necessária uma construção de board prévia para punir um jogador que ouse te atacar e dai extrair algum valor. Nem em uma construção Voltron, O-Kagachi é eficiente, devido a ausência de impeto, alguma forma de proteção e, aqui é de doer, 1 mísero pontinho de ataque. Se ele fosse 7/X já seria viável, o que limitaria a 3 ataques para eliminar alguém, e não 4. Vá ter quem monte, mas eu não aconselho. Se for em frente, lembre-se que Golpe Duplo permite remover 2 permanentes, assim como combates e turnos extras. Para alcançar a condição para exilar a permanente, basta ser atacado, então formas de prevenir dano ou retirar do combate podem ser uma pedida, como [mtg_card]Fog[/mtg_card], [mtg_card]Forcefield[/mtg_card] e [mtg_card]Maze of Ith[/mtg_card]. Além disso, usar efeitos para forçar o combate contra você soa como uma solução elegante para efetivar o controle de board.

Deck -- O-Kagachi, Vengeful Kami (Good Stuff)
Commander
1 O-Kagachi, Vengeful Kami

Criaturas
1 Alluring Siren
1 Atarka, World Render
1 Aurelia, the Warleader
1 Avatar of Slaughter
1 Basandra, Battle Seraph
1 Birds of Paradise
1 Deathrite Shaman
1 Goblin Spymaster
1 Lotus Cobra
1 Maelstrom Archangel
1 Medomai the Ageless
1 Noble Hierarch
1 Oracle en-Vec
1 Rage Nimbus
1 Selvala, Heart of the Wilds
1 Shipwreck Singer
1 Yidris, Maelstrom Wielder

Artefatos
1 Azorius Signet
1 Bident of Thassa
1 Boros Signet
1 Chromatic Lantern
1 Chrome Mox
1 Dimir Signet
1 Fist of Suns
1 Golgari Signet
1 Gruul Signet
1 Izzet Signet
1 Lightning Greaves
1 Mana Crypt
1 Mox Diamond
1 Orzhov Signet
1 Prismatic Geoscope
1 Rakdos Signet
1 Selesnya Signet
1 Sensei's Divining Top
1 Simic Signet
1 Sol Ring
1 Strionic Resonator
1 Swiftfoot Boots

Encantamentos
1 Aggravated Assault
1 Blood Mist
1 Duelist's Heritage
1 Exploration
1 Fires of Yavimaya
1 Leyline of Anticipation
1 Maelstrom Nexus
1 No Mercy
1 Rhystic Study
Feitiços
1 Armageddon
1 Capture of Jingzhou
1 Demonic Tutor
1 Farseek
1 Nature's Lore
1 Ravages of War
1 Seize the Day
1 Selvala's Stampede
1 Taunt
1 Temporal Manipulation
1 Three Visits
1 Time Warp
1 Wheel of Fortune

Mágicas Instantâneas
1 Anguished Unmaking
1 Beast Within
1 Boros Charm
1 Vampiric Tutor

Terrenos
1 Arid Mesa
1 Badlands
1 Bayou
1 Blood Crypt
1 Bloodstained Mire
1 Breeding Pool
1 Command Tower
1 Flooded Strand
1 Godless Shrine
1 Hallowed Fountain
1 Kor Haven
1 Marsh Flats
1 Maze of Ith
1 Misty Rainforest
1 Overgrown Tomb
1 Plateau
1 Polluted Delta
1 Sacred Foundry
1 Savannah
1 Scalding Tarn
1 Scrubland
1 Steam Vents
1 Stomping Ground
1 Taiga
1 Temple Garden
1 Tropical Island
1 Tundra
1 Underground Sea
1 Urborg, Tomb of Yawgmoth
1 Verdant Catacombs
1 Volcanic Island
1 Watery Grave
1 Windswept Heath
[mtg_card]O-Kagachi, Vengeful Kami[/mtg_card] está longe de ser um comandante competitivo, porém isso não significa que não possamos fazer bom uso de sua habilidade. Como disse mais acima, basta sermos atacados para podermos retribuir o favor com morte e destruição. Não é necessário receber esse dano, portanto [mtg_card]Maze of Ith[/mtg_card] e [mtg_card]Kor Haven[/mtg_card] podem nos proteger. Para forçar o combate, a lista conta com [mtg_card]Alluring Siren[/mtg_card], [mtg_card]Oracle en-Vec[/mtg_card], [mtg_card]Shipwreck Singer[/mtg_card], [mtg_card]Goblin Spymaster[/mtg_card], [mtg_card]Rage Nimbus[/mtg_card], [mtg_card]Basandra, Battle Seraph[/mtg_card], [mtg_card]Avatar of Slaughter[/mtg_card], [mtg_card]Bident of Thassa[/mtg_card] e [mtg_card]Taunt[/mtg_card]. Em meio ao field agressivo que você criou, a certeza é que alguém vai apanhar e se esse for você, O-Kagachi irá punir, e muito, o agressor, já que o efeito conta a partir do último turno dele. Por esse motivo a lista abusa de Golpe Duplo ([mtg_card]Avatar of Slaughter[/mtg_card], [mtg_card]Atarka, World Render[/mtg_card], [mtg_card]Boros Charm[/mtg_card], [mtg_card]Duelist’s Heritage[/mtg_card] e [mtg_card]Blood Mist[/mtg_card]), combates extra ([mtg_card]Aurelia, the Warleader[/mtg_card], [mtg_card]Seize the Day[/mtg_card] e [mtg_card]Aggravated Assault[/mtg_card]) e turnos extra ([mtg_card]Medomai, the Ageless[/mtg_card], [mtg_card]Capture of Jingzhou[/mtg_card], [mtg_card]Temporal Manipulation[/mtg_card] e [mtg_card]Time Warp[/mtg_card]), todos permitindo que se remova uma ou mais permanentes não-terreno com a habilidade do nosso Kami, que ainda pode ser duplicada com [mtg_card]Strionic Resonator[/mtg_card]. As criaturas atacantes também poderão ser muito bem recepcionadas com [mtg_card]No Mercy[/mtg_card]. [mtg_card]Leyline of Anticipation[/mtg_card], [mtg_card]Fires of Yavimaya[/mtg_card], [mtg_card]Lightning Greaves[/mtg_card] e [mtg_card]Swiftfoot Boots[/mtg_card] permitem retaliação imediata. Além disso, um bom deck pentacolor Good Stuff pode abusar de [mtg_card]Yidris, Maelstrom Yelder[/mtg_card], [mtg_card]Maelstrom Archangel[/mtg_card] e [mtg_card]Maelstrom Nexus[/mtg_card], fornecendo Card Advantage e uma presença de board aterradora. Com uma mesa dessa forma, [mtg_card]Armageddon[/mtg_card] e [mtg_card]Ravages of War[/mtg_card] podem encerrar uma partida.

  • [mtg_card]Ramos, Dragon Engine[/mtg_card]


Em tese, Ramos foi criado para servir a Mishra durante a guerra dos irmãos, mas acabou sendo capturado e reprogramado por Urza para proteger o povo de Terisiare. Durante a explosão do Sylex Golgotiano, Ramos levou humanos e tritões de Argoth para Phyrexia (seu plano natal) e de lá os guiou por um portal para Mercadia. Porém, na sua aterrissagem acabou aniquilando uma cidade. Os sobreviventes, salvos por ele, construíram cidades no local, e nos séculos seguintes o adoraram como um Deus. Quando a Bons Ventos vai a Mercadia, e encontra com Ramos, ele lhe concede 5 partes de seu corpo e sua essência – que fazem parte do Legado – além de lhes ajudar a escapar de Volrath.

Esse é um comandante sensacional e pode talvez vir a figurar entre os melhores decks do formato. Primeiramente, ele tem um custo genérico de 6 manas, sendo portanto facilmente conjurado com, por exemplo, mana rocks que gerem apenas incolor, como [mtg_card]Mana Vault[/mtg_card] e [mtg_card]Sol Ring[/mtg_card]. Porém, a identidade de Ramos não é incolor, mas sim pentacolor, devido a sua habilidade. O interessante aqui é que as cores presentes na sua base de mana, na pratica, não fazem a menor diferença, se quiser pode montá-lo com absolutamente qualquer uma das 32 combinações de cores possível e nem terá problemas tendo todas as cores para conjurar um comandante pentacolor típico.

Mas o que o torna realmente interessante é a sua habilidade de gerar 10 MANAS COLORIDAS! Com ele em campo, toda mágica conjurada desencadeará para colocar 1 marcador +1/+1 para cada cor da mágica, ou seja, com um [mtg_card]Vampiric Tutor[/mtg_card], 1 marcador. Com [mtg_card]Sultai Charm[/mtg_card], 3. E um [mtg_card]Maelstrom Archangel[/mtg_card], 5 marcadors. A partir do momento que tiver marcadores suficientes, poderá retirar 5 deles e gerar as 10 manas, 1 vez por turno. Fazer uso de turnos extra podem favorecer e muito o uso de Ramos e sua habilidade de gerar manas. [mtg_card]Time Stretch[/mtg_card] e [mtg_card]Expropriate[/mtg_card] se tornam ainda mais poderosos, já que gerar as 10 manas é relativamente simples.. A restrição de gerar a mana uma vez por turno também pode ser burlada com efeitos de blink, como [mtg_card]Deadeye Navigator[/mtg_card] e [mtg_card]Ghostly Flicker[/mtg_card], ou mesmo efeitos de sacrifício seguidos de reanimação, como [mtg_card]Animate Dead[/mtg_card] e [mtg_card]Necromancy[/mtg_card]. Toda essa flexibilidade de uso nos dá um leque de opções interessantes, desde decks Voltron a Good Stuff e Storm.

Deck -- Ramos, Dragon Engine (Whiteless Storm)
Commander
1 Ramos, Dragon Engine

Creatures
1 Azusa, Lost but Seeking
1 Birds of Paradise
1 Deathrite Shaman
1 Lotus Cobra
1 Ornithopter
1 Shield Sphere
1 Tinder Wall
1 Walking Ballista

Artefatos
1 Aetherflux Reservoir
1 Chromatic Lantern
1 Chrome Mox
1 Defense Grid
1 Grim Monolith
1 Helm of Awakening
1 Isochron Scepter
1 Lotus Petal
1 Mana Crypt
1 Mana Vault
1 Mox Diamond
1 Mox Opal
1 Paradox Engine
1 Sensei's Divining Top
1 Sol Ring
1 Voltaic Key

Encantamentos
1 Carpet of Flowers
1 City of Solitude
1 Exploration
1 Mystic Remora
1 Rhystic Study
1 Squandered Resources
Feitiços
1 Cruel Tutor
1 Demonic Tutor
1 Diabolic Intent
1 Farseek
1 Grim Tutor
1 Imperial Seal
1 Infernal Plunge
1 Nature's Lore
1 Past in Flames
1 Ponder
1 Preordain
1 Regrowth
1 Summer Bloom
1 Three Visits
1 Windfall
1 Winds of Change
1 Yawgmoth's Will

Mágicas Instantâneas
1 Ad Nauseam
1 Brainstorm
1 Burnt Offering
1 Cabal Ritual
1 Culling the Weak
1 Dark Ritual
1 Desperate Ritual
1 Dramatic Reversal
1 Flusterstorm
1 Lifecraft Awakening
1 Manamorphose
1 Mystical Tutor
1 Nature's Claim
1 Noxious Revival
1 Pact of Negation
1 Pyretic Ritual
1 Sacrifice
1 Seething Song
1 Tolarian Winds
1 Vampiric Tutor

Terrenos
1 Ancient Tomb
1 Arid Mesa
1 Badlands
1 Bayou
1 Blood Crypt
1 Bloodstained Mire
1 Boseiju, Who Shelters All
1 Breeding Pool
1 Command Tower
1 Flooded Strand
1 Forest
1 Island
1 Mana Confluence
1 Marsh Flats
1 Misty Rainforest
1 Mountain
1 Overgrown Tomb
1 Polluted Delta
1 Reflecting Pool
1 Scalding Tarn
1 Steam Vents
1 Stomping Ground
1 Swamp
1 Taiga
1 Tropical Island
1 Underground Sea
1 Urborg, Tomb of Yawgmoth
1 Verdant Catacombs
1 Volcanic Island
1 Watery Grave
1 Windswept Heath
1 Wooded Foothills

A lista que trago para Ramos, Dragon Engine é um Storm, onde iremos conjurar uma grande sucessão de mágicas diferentes que culminam na vitória. Para essa estratégia ser efetiva e não pifar, precisamos encher a mão com mágicas suficientes para vencer. A carta chave aqui é uma das mais poderosas do formato e uma conhecida dos jogadores de Legacy e Modern: [mtg_card]Ad Nauseam[/mtg_card]. Para ser bem sincero, é obrigação de um bom deck Storm ao usar essa mágica instantânea, simplesmente vencer o jogo, muitas vezes até com todas os terrenos virados. Comprando facilmente pelo menos umas 30 cartas, é muito provável que venha algum gerador de mana de custo 0, e a partir dele outros geradores de mana um pouco mais pesados, abastecendo sua pool suficiente para permitir conjurar [mtg_card]Artherflux Reservoir[/mtg_card], continuar com suas mágicas e vencer o jogo com uma quantidade suficiente delas, normalmente geradores, tutores para as peças que faltam e cartas de baixo custo em geral, sendo normalmente listas pouco interativas

E o que Ramos, Dragon Engine traz de interessante para esse tipo de deck? Primeiramente, todas as opções de cores. Storms costumam ter uma base Preta e Azul, sendo complementada normalmente por Vermelho ou Verde, que nos permitem gerar mais mana e filtrá-las. A cor mais incomum para o Storm é o Branco, mas essa cor traz  [mtg_card]Angel’s Grace[/mtg_card] e [mtg_card]Phyrexian Unlife[/mtg_card], ambos muito bons para serem conjurados antes do [mtg_card]Ad Nauseam[/mtg_card] e efetivamente comprar o deck inteiro. Porém, não são fundamentais e vejo como Win More, já que efetivamente não precisamos colocar todo o deck na mão para vencer. Portanto a lista que trago é um Whiteless (), o que nos mostra a versatilidade de cores de Ramos. A segunda vantagem no nosso comandante nesse tipo de deck é a facilidade com que a partir do momento em que ele estiver na mesa, usamos várias mágicas pequenas e geramos 10 manas coloridas com extrema facilidade. Essas manas a mais trazem um grande poder para esse tipo de lista e imagino, portanto, que veremos Ramos figurando efetivamente entre os melhores e mais poderosos comandantes do Commander.

  • Taigam, Ojutai Master


Originalmente, um monge que traiu Narset, Khan dos Jeskai, passando a servir como enviado e representante direito da Khan Sultai, Sidisi. Na nova realidade de Tarkir, passou a disputar com Narset a posição de maior pupilo (humano ao menos) de Ojutai e após Narset descobrir a verdade sobre o passado de Tarkir e ser declarada uma herege, Taigam se torna o maior mestre humano dentre os seguidores de Ojutai.

Esse é um exemplo de mais uma carta claramente feita por estagiários. Seu power level também deverá colocá-lo entre a elite dos comandantes. Com [mtg_card]Mana Crypt[/mtg_card] e [mtg_card]Sol Ring[/mtg_card], facilmente cai no 2º turno e a partir de então suas mágicas instantâneas e feitiços (e de bônus, dragões) não podem ser anulados. Isso dá uma grande segurança para suas jogadas. Mas a parte que realmente interessa é a seguinte: todos os seus feitiços e mágicas instantâneas ganham Rebote caso Taigam tenha atacado. O detalhe está em atacar, não causar dano. Com Rebote, a mágica é exila após ser resolvida e pode ser conjurada novamente na próxima manutenção. Na prática, cada coisa imbecil que fizer será duplicada com leve atraso. Aqueles sem amor no coração já devem ter pensado nas possibilidades de jogadas.

Deck -- Taigam, Ojutai Master (Combo Control)
Commander
1 Taigam, Ojutai Master

Criaturas
1 Baral, Chief of Compliance
1 Consecrated Sphinx
1 Jace, Vryn's Prodigy
1 Teferi, Mage of Zhalfir

Planeswalkers
1 Elspeth, Sun's Champion
1 Jace, the Mind Sculptor

Artefatos
1 Aetherflux Reservoir
1 Azorius Signet
1 Chrome Mox
1 Fellwar Stone
1 Gilded Lotus
1 Grim Monolith
1 Isochron Scepter
1 Lightning Greaves
1 Mana Crypt
1 Mana Vault
1 Mind Stone
1 Mox Diamond
1 Paradox Engine
1 Sapphire Medallion
1 Sensei's Divining Top
1 Sol Ring
1 Talisman of Progress
1 Thought Vessel
1 Thran Dynamo
1 Voltaic Key
Encantamentos
1 Back to Basics
1 Dovescape
1 In the Eye of Chaos
1 Land Tax
1 Mystic Remora
1 Reconnaissance
1 Rhystic Study

Feitiços
1 Bribery
1 Capture of Jingzhou
1 Fabricate
1 Manifold Insights
1 Personal Tutor
1 Supreme Verdict
1 Temporal Manipulation
1 Time Spiral
1 Time Stretch
1 Time Warp
1 Treasure Cruise
1 Wrath of God

Mágicas Instantâneas
1 Arcane Denial
1 Capsize
1 Counterspell
1 Cryptic Command
1 Cyclonic Rift
1 Dig Through Time
1 Disallow
1 Disenchant
1 Enlightened Tutor
1 Force of Will
1 Mana Drain
1 Mystic Confluence
1 Mystical Tutor
1 Opportunity
1 Path to Exile
1 Render Silent
1 Rewind
1 Silence
1 Sphinx's Revelation
1 Swan Song
1 Swords to Plowshares
1 Trickbind

Terrenos
1 Ancient Tomb
1 Arid Mesa
1 Cavern of Souls
1 Flooded Strand
1 Glacial Fortress
1 Hallowed Fountain
11 Island
1 Marsh Flats
1 Maze of Ith
1 Misty Rainforest
7 Plains
1 Polluted Delta
1 Prairie Stream
1 Scalding Tarn
1 Tundra
1 Windswept Heath

Temos aqui uma versão Combo Control de um deck liderado por [mtg_card]Taigam, Ojutai Master[/mtg_card]. Como podem ter percebido, o deck é recheado de respostas. Várias formas de anular as jogadas dos oponentes, bem como remover suas criaturas e frustá-los. Dois destaques da lista são [mtg_card]Dovescape[/mtg_card] e [mtg_card]In the Eye of Chaos[/mtg_card]: as mágicas dos oponentes serão anuladas e as suas não, tornando esse efeito originalmente simétrico em assimétrico, ao atrapalhar somente os demais jogadores. Enquanto atrasa a vida dos demais, você junta recursos suficientes para começar uma enxurrada de turnos extras, que serão jogados 2 vezes se o plano correr conforme o previsto ([mtg_card]Time Stretch[/mtg_card] permite jogar 4 turnos. 4 TURNOS INTEIROS com uma única conjuração. Jesus). Como vencer com esse deck? A melhor forma é novamente com [mtg_card]Aetherflux Reservoir[/mtg_card], mas diferente de um deck Storm, aqui precisaremos de [mtg_card]Isochron Scepter[/mtg_card], com uma mágica instantânea de custo 2 ou menos estampada,  [mtg_card]Paradox Engine[/mtg_card] e ao menos 2 manas geradas por mana rocks. Tanto o motor quanto a caixa d’água desencadeiam com o cetro, permitindo gerar vida, dano e mana infinita (se houver ao 3 manas geradas por artefatos). Com vários turnos extras e tutores duplicados, passa a ser relativamente simples alcançar essa condição. Se tudo mais falhar, você pode matar todos com os pombos do [mtg_card]Dovescape[/mtg_card].

  • [mtg_card]The Ur-Dragon[/mtg_card]


[mtg_card]The Ur-Dragon[/mtg_card] é o espirito de toda a raça dracônica de Dominária e a amálgama de características que representam o que são os dragões. A forma perfeita e divina desses seres.

Historicamente, habilidades de comandantes que se relacionem diretamente com a Zona de Comando costumam ter o potencial de serem abusivas. [mtg_card]Oloro, the Ageless Ascetic[/mtg_card] e [mtg_card]Derevi, Empyrial Tactician[/mtg_card] estão ai para provar. O Ur-Dragon conta com Eminência, que mesmo dessa zona, reduz o custo dos outros Dragões em , tornando mais acessível o uso dessas criaturas. Nesse quesito lembre-se que as mágicas com Morfolóide podem ser reduzidas também, como por exemplo [mtg_card]Chameleon Colossus[/mtg_card], [mtg_card]Taurean Mauler[/mtg_card], [mtg_card]Mirror Entity[/mtg_card], [mtg_card]Nameless Inversion[/mtg_card] e  [mtg_card]Crib Swap[/mtg_card]. Além disso, ele conta com uma identidade de 5 cores o que dá flexibilidade para a construção do deck. Se por um milagre conseguir colocar em jogo esse 10/10 e atacar com dragões, irá comprar cartas igual o número dessas criaturas atacantes e ainda poderá baixar uma permanente de graça. Grosseria. Mas sejamos sinceros, são, veja bem, NOVE MANAS, sendo 1 de cada cor e 4 genéricas. Dá um trabalho enorme conjurar esse rapaz. É mais fácil ele sendo melhor aproveitado pelo seu herdeiro, dentro de um deck liderado por [mtg_card]Scion of the Ur-Dragon[/mtg_card] ou um deck pentacolor com temática [mtg_card]Reanimator[/mtg_card] (até mesmo o próprio Scion). Mas pode apostar que veremos muitas pessoas usando ele como general, principalmente em comunidades mais casuais.

Deck -- The Ur-Dragon (Big Aggro)
Commander
1 The Ur-Dragon

Criaturas
1 Atarka, World Render
1 Avacyn, Angel of Hope
1 Balefire Dragon
1 Birds of Paradise
1 Bladewing the Risen
1 Bloom Tender
1 Deathrite Shaman
1 Dragon Broodmother
1 Dragonlord Atarka
1 Dragonlord Dromoka
1 Dragonlord Kolaghan
1 Dragonlord's Servant
1 Dragonspeaker Shaman
1 Dromoka, the Eternal
1 Elvish Piper
1 Hellkite Charger
1 Hellkite Tyrant
1 Kaalia of the Vast
1 Kolaghan, the Storm's Fury
1 Lotus Cobra
1 Mayael the Anima
1 Noble Hierarch
1 Rune-Scarred Demon
1 Savage Ventmaw
1 Scalelord Reckoner
1 Scourge of the Throne
1 Scourge of Valkas
1 Shaman of Forgotten Ways
1 Sidisi, Undead Vizier
1 Silumgar, the Drifting Death
1 Somberwald Sage
1 Steel Hellkite
1 Teneb, the Harvester
1 Utvara Hellkite
1 Wasitora, Nekoru Queen

Artefatos
1 Azorius Signet
1 Boros Signet
1 Chromatic Lantern
1 Chrome Mox
1 Crucible of Worlds
1 Dimir Signet
1 Fellwar Stone
1 Fist of Suns
1 Golgari Signet
1 Gruul Signet
1 Izzet Signet
1 Lightning Greaves
1 Mana Crypt
1 Mox Diamond
1 Mox Opal
1 Orzhov Signet
1 Rakdos Signet
1 Selesnya Signet
1 Simic Signet
1 Sol Ring
Encantamentos
1 Aggravated Assault
1 Descendants' Path
1 Dragon Tempest
1 Exploration
1 Leyline of Anticipation
1 Lurking Predators
1 Rhystic Study
1 Survival of the Fittest
1 Sylvan Library

Feitiços
1 Primal Surge

Terrenos
1 Arid Mesa
1 Badlands
1 Bayou
1 Blood Crypt
1 Bloodstained Mire
1 Breeding Pool
1 Cavern of Souls
1 Command Tower
1 Flooded Strand
1 Godless Shrine
1 Hallowed Fountain
1 Haven of the Spirit Dragon
1 Marsh Flats
1 Misty Rainforest
1 Overgrown Tomb
1 Plateau
1 Polluted Delta
1 Sacred Foundry
1 Savannah
1 Scalding Tarn
1 Scrubland
1 Steam Vents
1 Stomping Ground
1 Taiga
1 Temple Garden
1 Tropical Island
1 Tundra
1 Underground Sea
1 Urborg, Tomb of Yawgmoth
1 Verdant Catacombs
1 Volcanic Island
1 Watery Grave
1 Windswept Heath
1 Wooded Foothills

A lista acima é [mtg_card]The Ur-Dragon[/mtg_card] pautado no melhor arquétipo para esse ser primordial: Big Aggro. A ordem é baixar dragão atrás de dragão, com custos reduzidos pelo nosso comandante, até secar completamente a vida dos oponentes. Portanto, contamos com alguns dos melhores representantes da tribo, muitos dos quais sinergizam entre si: [mtg_card]Dromoka, the Eternal[/mtg_card], [mtg_card]Kolaghan, the Storm’s Fury[/mtg_card], [mtg_card]Atarka, World Render[/mtg_card], [mtg_card]Silumgar, the Drifting Death[/mtg_card], [mtg_card]Utvara Hellkite[/mtg_card], [mtg_card]Bladewing the Risen[/mtg_card], [mtg_card]Dragon Broodmother[/mtg_card], [mtg_card]Scalelord Reckoner[/mtg_card] e [mtg_card]Scourge of Valkas[/mtg_card]. Vários outros estão por seu grande valor individual e impacto, como [mtg_card]Dragonlord Dromoka[/mtg_card], [mtg_card]Dragonlord Atarka[/mtg_card], [mtg_card]Hellkite Charger[/mtg_card], [mtg_card]Hellkite Tyrant[/mtg_card], [mtg_card]Scourge of the Throne[/mtg_card], [mtg_card]Steel Hellkite[/mtg_card] e [mtg_card]Balefire Dragon[/mtg_card]. Entre outras criaturas que dão suporte a grosseria, temos [mtg_card]Avacyn, Angel of Hope[/mtg_card], tornando nossas permanentes indestrutíveis, e os tutores [mtg_card]Rune-Scarred Demon[/mtg_card] e [mtg_card]Sidisi, Undead Vizier[/mtg_card]. [mtg_card]Savage Ventmaw[/mtg_card] além de gerar 6 manas por si só ainda pode combar de combates extras com [mtg_card]Aggravated Assault[/mtg_card]. Para conseguirmos baixar nossas pesadas criaturas, contamos com mana dorks como [mtg_card]Birds of Paradise[/mtg_card], [mtg_card]Deathrite Shaman[/mtg_card], [mtg_card]Noble Hierarch[/mtg_card], [mtg_card]Bloom Tender[/mtg_card], [mtg_card]Lotus Cobra[/mtg_card], [mtg_card]Shaman of the Forgotten Ways [/mtg_card] e [mtg_card]Somberwald Sage[/mtg_card], maneiras de baratear ainda mais nossos dragões com [mtg_card]Dragonlord’s Servant[/mtg_card] e [mtg_card]Dragonspeaker Shaman[/mtg_card], bem como um total de 17 mana rocks, entre [mtg_card]Sol Ring[/mtg_card], todos os sinetes e [mtg_card]Chromatic Lantern[/mtg_card]. A lista ainda conta com [mtg_card]Fist of Suns[/mtg_card], que permite conjurar The Ur-Dragon por meros ao invés das caríssimas 9 manas. Aliás, falando em formas alternativas de colocar nossas criaturas em campo, a lista permite burlar custos por meio de [mtg_card]Mayael the Anima[/mtg_card], [mtg_card]Kaalia of the Vast[/mtg_card], [mtg_card]Elvish Piper[/mtg_card], [mtg_card]Descendant’s Path[/mtg_card] e [mtg_card]Lurking Predators[/mtg_card]. Talvez você esteja se perguntando porque a quase completa ausência de Feitiços e Mágicas Instantâneas e a resposta é: [mtg_card]Primal Surge[/mtg_card]. Com a conjuração dessa pesada mágica conseguimos colocar efetivamente todo o nosso deck em jogo e caso isso ocorra, o jogo simplesmente acaba com [mtg_card]Scourge of Valkas[/mtg_card], [mtg_card]Dragon Tempest[/mtg_card] e todos os nossos 21 lagartos com asas em campo, causando um total de 882 de dano direto. Ai. Se por um acaso do destino, houver [mtg_card]Torpor Orb[/mtg_card] em campo, podemos simplesmente atacar, já que temos em [mtg_card]Dragonlord Kolaghan[/mtg_card] uma fonte de Impeto que permite nossa revoada devastar os oponentes.

  • [mtg_card]Wasitora, Nekoru Queen[/mtg_card]


Pertencente a uma das raças dracônicas secundarias de Dominária, os gato-dragões. Nascida em Jamuraa, derrotou todas as fêmeas de sua espécie e se auto intitulou a Rainha dos Nekoru. Após cruzar com o macho alfa, estabeleceu seu ninho na costa de Madara. Os moradores da região incomodados em pagar tributos em peixe para a Nekoru pediram ajuda ao Império de Madara, que enviou seu campeão [mtg_card]Tetsuo Umezawa[/mtg_card]. A rainha e Umezawa entraram em conflito, que foi interrompido por um vorme. Após se unirem para matar a criatura, Tetsuo decidiu nomear Wasitora protetora da vila, e para tanto deveria ser paga em peixes. Quando Tetsuo se revolta contra o Imperador e seu Regente, [mtg_card]Nicol Bolas[/mtg_card], Wasitora se mudou para a Mansão de Umezawa e a defendeu do exército Imperial. Sua prole, milênios depois, passam a controlar os restos do Império.

Em termos de Power Level, [mtg_card]Wasitora, Nekoru Queen[/mtg_card] não é impressionante. Causar dano de combate, tendo evasão, e forçar um sacrifício tem seus méritos. Pode ser bem aplicado em em construções de deck Midrange, nos quais um jogo de atrito e disputa de recursos é sua casa. Caso o oponente não posso sacrificar, coloca uma ficha Jund 3/3, com Voar, de Gato Dragão. Não espere encher o campo com uma grande quantidade de gatinhos cuspidores de fogo, pois é uma habilidade um tanto condicional. Em suma, é possível brincar com essa comandante, pode brilhar em um field mais lento e menos competitivo, mas vai passar mal contra comandantes poderosos.

Deck -- Wasitora, Nekoru Queen (Good Stuff)
Commander
1 Wasitora, Nekoru Queen

Criaturas
1 Atarka, World Render
1 Azusa, Lost but Seeking
1 Bane of Progress
1 Birds of Paradise
1 Bloom Tender
1 Deathrite Shaman
1 Defiler of Souls
1 Elves of Deep Shadow
1 Goblin Sharpshooter
1 Harvester of Souls
1 Hellkite Charger
1 Kiki-Jiki, Mirror Breaker
1 Kolaghan, the Storm's Fury
1 Oracle of Mul Daya
1 Ramunap Excavator
1 Reaper from the Abyss
1 Reclamation Sage
1 Savage Ventmaw
1 Scavenging Ooze
1 Sheoldred, Whispering One
1 Zealous Conscripts

Artefatos
1 Chromatic Lantern
1 Chrome Mox
1 Crucible of Worlds
1 Lightning Greaves
1 Mana Crypt
1 Mana Vault
1 Mox Diamond
1 Sensei's Divining Top
1 Sol Ring
1 Sword of Feast and Famine

Encantamentos
1 Aggravated Assault
1 Bear Umbra
1 Deathreap Ritual
1 Dragon Tempest
1 Exploration
1 Pernicious Deed
1 Phyrexian Arena
1 Sylvan Library
Feitiços
1 Crux of Fate
1 Damnation
1 Demonic Tutor
1 Farseek
1 Imperial Seal
1 Nature's Lore
1 Seize the Day
1 Shattering Spree
1 Skyshroud Claim
1 Tooth and Nail
1 Toxic Deluge
1 Vandalblast

Mágicas Instantâneas
1 Abrupt Decay
1 Beast Within
1 Chord of Calling
1 Crop Rotation
1 Kolaghan's Command
1 Krosan Grip
1 Nature's Claim
1 Putrefy
1 Rakdos Charm
1 Terminate
1 Vampiric Tutor
1 Worldly Tutor

Terrenos
1 Ancient Tomb
1 Arid Mesa
1 Badlands
1 Bayou
1 Blood Crypt
1 Bloodstained Mire
1 Cavern of Souls
1 Cinder Glade
1 Dragonskull Summit
1 Dryad Arbor
3 Forest
1 Gaea's Cradle
1 Marsh Flats
1 Misty Rainforest
3 Mountain
1 Overgrown Tomb
1 Polluted Delta
1 Rootbound Crag
1 Scalding Tarn
1 Smoldering Marsh
1 Stomping Ground
1 Strip Mine
3 Swamp
1 Taiga
1 Urborg, Tomb of Yawgmoth
1 Verdant Catacombs
1 Wasteland
1 Windswept Heath
1 Wooded Foothills
1 Woodland Cemetery

Para nossa última trago uma lista Midrange Good Stuff. [mtg_card]Wasitora, Nekoru Queen[/mtg_card] é uma comandante hostil para criaturas, forçando o sacrifício das criaturas do oponente atacado, o que pode ser devastador caso desencadeado múltiplas vezes, usando por exemplo [mtg_card]Hellkite Charger[/mtg_card], [mtg_card]Seize the Day[/mtg_card] e [mtg_card]Aggravated Assault[/mtg_card]. O dragão e o encantamento mencionados podem ainda combar com [mtg_card]Bear Umbra[/mtg_card], [mtg_card]Sword of Feast and Famine[/mtg_card] e [mtg_card]Savage Ventmaw[/mtg_card], esse último apenas com [mtg_card]Aggravated Assault[/mtg_card]. Além da nossa rainha, [mtg_card]Goblin Sharpshooter[/mtg_card], [mtg_card]Defiler of Souls[/mtg_card], [mtg_card]Reaper from the Abyss[/mtg_card] e [mtg_card]Sheoldred, Whispering One[/mtg_card] podem tornar o ambiente muito hostil para as criaturas inimigas. Ainda temos [mtg_card]Damnation[/mtg_card], [mtg_card]Toxic Deluge[/mtg_card] e [mtg_card]Crux of Fate[/mtg_card] como remoções em massa, além de algumas remoções pontuais como por exemplo [mtg_card]Putrefy[/mtg_card], [mtg_card]Abrupt Decay[/mtg_card], [mtg_card]Beast Within[/mtg_card] e [mtg_card]Terminate[/mtg_card]. Caso você literalmente limpe o campo dos inimigos, é hora de povoar a mesa com fichas de Gato Dragão proporcionados por Wasitora, que em quantidades razoáveis, podem fazer um bom estrago junto a [mtg_card]Kolaghan, the Storm’s Fury[/mtg_card] e [mtg_card]Atarka, World Render[/mtg_card]. Realizando o controle de artefatos e encantamentos temos [mtg_card]Reclamation Sage[/mtg_card], [mtg_card]Bane of Progress[/mtg_card], [mtg_card]Shattering Spree[/mtg_card], [mtg_card]Vandalblast[/mtg_card], [mtg_card]Nature’s Claim[/mtg_card] e [mtg_card]Krosan Grip[/mtg_card]. As remoções pontuais de terrenos também são um forte da lista, com um Strip Lock proporcionado por [mtg_card]Crucible of Worlds[/mtg_card] e [mtg_card]Ramunap Excavator[/mtg_card], permitindo reutilizar [mtg_card]Strip Mine[/mtg_card] e [mtg_card]Wasteland[/mtg_card], que se tornam abusivas com [mtg_card]Exploration[/mtg_card], [mtg_card]Azusa, Lost but Seeking[/mtg_card] e [mtg_card]Oracle of Mul Daya[/mtg_card]. Mantendo o fluxo constante de compras, fazemos uso de [mtg_card]Harvester of Souls[/mtg_card], [mtg_card]Phyrexian Arena[/mtg_card] e [mtg_card]Deathreap Ritual[/mtg_card]. Para finalizarmos o jogo, além da opção agressiva, podemos contar com [mtg_card]Tooth and Nail[/mtg_card] para [mtg_card]Kiki Jiki, Mirror Breaker[/mtg_card] e [mtg_card]Zealous Conscripts[/mtg_card], criando uma horda de fichas infinitas.

Meus queridos, por hoje é isso. Espero que tenham aproveitado a leitura! Um agradecimento ao Felipe Galdino pela ajuda com as lores um tempinho atrás. Até breve com os demais decks de Commander 2017: na semana que vem, Vampiric Bloodlust!

About Mateus Nogueira

Professor da rede pública de ensino no Distrito Federal, formado em Ciências Biológicas, nerd multiclasse, já jogou e aprecia diversos formatos de Magic: the Gathering. É especialmente apaixonado pelo Commander em sua vertente multiplayer, sendo um infeliz sem alma, apreciador de Stax e Combos.

2 comments

  1. Boss veja a regra de encantar mundos, se não me engano, quando um entra outro sai.

    E o Dragão Scalelord Reckoner joga lindamente com efeitos de chamariz (tem uma aura que obriga todas as magias a visarem a criatura encantada, se possivel).

    Abraços

    • Opa Galdino! Realmente, só pode haver 1 encantamento com o tipo World em campo. Mas juro que não entendi o porquê dessa observação já que nenhuma das listas está usando ou foi mencionado o uso simultâneo delas (que são apenas 26 no total e menos de 10 são realmente relevantes) .

      Sobre o Scalelord realmente dá pra fazer umas gracinhas com esse tipo de efeito. O problema é que as spells em questão forem remoções ele não dura muito! Kkkkk

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