segunda-feira , dezembro 10 2018
Home / Colunas / Paupiteio / As principais remoções globais do pauper

As principais remoções globais do pauper

Característica marcante do preto e do vermelho, todas as cores possuem alguma forma de remoção global. São essas cartas que nos permitem dar reviravoltas incríveis em cima de baralhos como o Stompy, que está em alta desde o lançamento de [mtg_card]Burning-Tree Emissary[/mtg_card]. O efeito [mtg_card]Wrath of God[/mtg_card] está além das cartas comuns, e sempre estará, mas podemos encontrar muitas cartas com efeito semelhante e que, dependendo da situação, são até melhores.
Vamos analisar cor a cor, carta a carta, para ver quais as principais opções.

Vermelho

[mtg_card]Blazing Volley[/mtg_card] – Recentemente lançada, tem aparecido em sideboards de decks vermelhos com baixa curva de mana. Em minha análise sobre o lançamento de Amonkhet eu a classifiquei como um dos melhores lançamentos e a previsão não poderia estar mais certa.

[mtg_card]Electrickery[/mtg_card] – De longe o melhor Mass Removal vermelho. Possui a versatilidade de castar por 1 mana ou 2, é instantânea, não tem drawback e mata criaturas independentemente de shroud ou hexproof. Em quase todas as situações é melhor do que muitos do que vou listar em seguida. Vou destacar, nelas, apenas seus diferenciais.

[mtg_card]Rain of Embers[/mtg_card] – Causa dano em jogadores. Afeta suas próprias criaturas.

[mtg_card]Yamabushi’s Storm[/mtg_card] – Remove as criaturas destruídas do jogo. É uma habilidade relevante principalmente contra o [mtg_card]Young Wolf[/mtg_card] e [mtg_card]Sacred Cat[/mtg_card]. Infelizmente também afeta suas criaturas.

[mtg_card]Boiling Earth[/mtg_card] – Caso tenha muitas manas sobrando coloca um elemental forte no campo.

[mtg_card]Scouring Sands[/mtg_card] – Após a remoção, scry 1.

[mtg_card]Barrage of Boulders[/mtg_card] – Pode retirar a ameaça de bloqueadores mais resistentes.

[mtg_card]Swirling Sandstorm[/mtg_card] – Está em alta desde a ascensão do UR delver. Embora seja de custo elevado e dependente de cemitério, pode retirar até [mtg_card]Gurmag Angler[/mtg_card] e [mtg_card]Striped Riverwinder[/mtg_card] do campo sem afetar suas fadas.

[mtg_card]Rolling Thunder[/mtg_card] – O céu é o limite para essa carta no Tron. Limpa a mesa de forma devastadora e de quebra finaliza o oponente.

[mtg_card]Bloodfire Dwarf[/mtg_card] – Já teve uso por ser mais rápido do que o [mtg_card]Martyr of Ashes[/mtg_card] e não depender de cartas vermelhas na mão.

[mtg_card]Martyr of Ashes[/mtg_card] – Muito mais presente do que o [mtg_card]Bloodfire Dwarf[/mtg_card], consegue tirar criaturas bem mais resistentes do campo.

[mtg_card]Krark-Clan Shaman[/mtg_card] – É perfeito para o Affinity. Seus bichos grandes permitem limpar as criaturas do oponente e manter as próprias no campo.

Preto

[mtg_card]Nausea[/mtg_card] / [mtg_card]Shrivel[/mtg_card] – Essas cartas clássicas fazem muito bem o que precisa ser feito por 2 manas. É bem comum vê-las em sideboards de baralhos pretos. O efeito de -1/-1 dessa e de outras cartas é capaz de matar criaturas com proteção contra o preto, como o [mtg_card]Obsidian Acolyte[/mtg_card].

[mtg_card]Festergloom[/mtg_card] – Por uma mana a mais, afeta apenas as não pretas.

[mtg_card]Cower in Fear[/mtg_card] – Quase sempre melhor do que o [mtg_card]Festergloom[/mtg_card], afeta apenas as do oponente e é instantâneo. Seu único problema é depender de 2 manas pretas.

[mtg_card]Echoing Decay[/mtg_card] – Normalmente uma remoção de 1 para 1, algumas vezes consegue varrer o campo. É excelente em particular contra o Kuldotha Boros por combater bem os [mtg_card]Battle Screech[/mtg_card] e  [mtg_card]Kuldotha Rebirth[/mtg_card]. Não se esqueça que os tokens genéricos possuem o nome de seu tipo, por isso pode-se varrer, por exemplo tokens do [mtg_card]Dragon Fodder[/mtg_card] e do [mtg_card]Mogg War Marshal[/mtg_card] com uma só carta.

[mtg_card]Wail of the Nim[/mtg_card] – Possui uma versatilidade interessante, mas como causa dano às suas próprias criaturas não costuma ver jogo.

[mtg_card]Rancid Earth[/mtg_card] – Geralmente as destruições de terrenos aparecem em sideboards contra os decks Tron. Nessas partidas o efeito de 1 de dano global não tem nenhuma relevância, por isso o [mtg_card]Choking Sands[/mtg_card] costuma ser mais utilizado. É particularmente forte em decks focados em Land Destruction.

[mtg_card]Evincar’s Justice[/mtg_card] – Uma das remoções globais mais fortes do formato. É o centro de muitos decks control por ser uma remoção “infinita”. Como também causa dano nos jogadores, é usado inclusive como kill condition em decks mais hardcores.

[mtg_card]Psychotic Haze[/mtg_card] – Pode ser usado em decks que abusam de descartes próprios.

[mtg_card]Festercreep[/mtg_card] – Possui um custo muito elevado para seu efeito.

[mtg_card]Crypt Rats[/mtg_card] – Essa sim é uma das cartas mais fortes de todo o pauper. Sua principal tech é causar várias vezes 1 de dano na pilha, assim consegue destruir criaturas com undying, persist e efeitos semelhantes. É sempre um dos principais alvos em decks que possuem [mtg_card]Unearth[/mtg_card]. Outros truques mais vulneráveis incluem encantar com [mtg_card]Vampiric Link[/mtg_card] para ganhar muita vida ou encantar com [mtg_card]Mask of Law and Grace[/mtg_card] para protegê-lo de si mesmo.

[mtg_card]Gangrenous Zombies[/mtg_card] – Mais lento e menos e eficiente do que o [mtg_card]Crypt Rats[/mtg_card].

[mtg_card]Pestilence[/mtg_card] – Outra dos mais fortes recursos de controle. Ao lado de criaturas resistentes como [mtg_card]Gurmag Angler[/mtg_card], [mtg_card]Thorn of the Black Rose[/mtg_card] e [mtg_card]Gray Merchant of Asphodel[/mtg_card] consegue se manter muito tempo no campo. Sua habilidade de morrer desencadeia no início do final do turno. Use isso ao seu favor para limpar criaturas nessa fase e se manter mais um turno no campo. Existe um baralho BW focado na [mtg_card]Pestilence[/mtg_card].

Verde

[mtg_card]Sandstorm[/mtg_card] – Muito bom contra Stompy ou contra o elfos.

[mtg_card]Choking Vines[/mtg_card] – É uma carta bem estranha que serve como remoção. Possui muitas particularidades. Pode ser usado em criaturas já bloqueadas para dar dano, é efetiva contra criaturas imbloqueáveis, não é afetada pelo [mtg_card]Flaring Pain[/mtg_card] e é inútil contra atropelar.

[mtg_card]Take Down[/mtg_card] – Ótimo hate contra o monoblue Delver, pode matar todas as fadas, o [mtg_card]Delver of Secrets[/mtg_card] ou o [mtg_card]Spire Golem[/mtg_card].

[mtg_card]Squall[/mtg_card] – Consegue matar fadas e [mtg_card]Delver of Secrets[/mtg_card], tudo junto. É melhor nessa fase do UR delver, que não utiliza o [mtg_card]Spire Golem[/mtg_card].

[mtg_card]Claws of Wirewood[/mtg_card] – Como foi lançada como comum apenas no MOL, muitos não sabem que é válida. De qualquer forma não é muito forte, pois 3 de dano não costuma matar mais criaturas voadoras do que 2.

[mtg_card]Scattershot Archer[/mtg_card] – Uma das principais criaturas contra os decks azuis, é presença certa em quase todos os sideboards verdes. Também é bom contra decks brancos, pois retira [mtg_card]Squadron Hawk[/mtg_card], tokens do [mtg_card]Battle Screech[/mtg_card] e [mtg_card]War Falcon[/mtg_card].

[mtg_card]Taunting Elf[/mtg_card] / [mtg_card]Shinen of Life’s Roar[/mtg_card] – Algumas vezes aparecem no Stompy. Além de distrair as criaturas do oponente, quando são fortalecidos com [mtg_card]Groundswell[/mtg_card] ou semelhantes conseguem varrer todo o campo adversário.

Azul

[mtg_card]Echoing Truth[/mtg_card] – É uma boa carta por ter muita versatilidade. É basicamente uma remoção contra decks que possuem muitos tokens.

[mtg_card]Fade Away[/mtg_card] – Já foi visto em sideboards de decks invictos no MOL. É uma carta que pode ter um resultado devastador ou não conseguir fazer nada. Eu a uso em meu deck de destruição de terrenos que vou trazer aqui futuramente.

Branco

[mtg_card]Holy Light[/mtg_card] – Melhor e única remoção global branca. Nem por isso ela é fraca. O custo de 3 manas é justo para seu impacto, principalmente por ser mágica instantânea. É um efeito tão incomum na cor que por vezes é vista no sideboard do Death and Taxes Legacy.

Conclusão

Espero que esse artigo ajude quem está procurando respostas a baralhos agressivos, em especial na hora de desenhar o sideboard. Meu objetivo é reunir todas as cartas relevantes possíveis. Caso se lembre de outra que não foi citada, favor enviar nos comentários que incluirei.

Aproveito para lembrá-los de que no Grand Prix São Paulo terá o paralelo Sunday Power Pauper com a mesma premiação do Sunday Power Standard. É a primeira vez que teremos esse evento em GPs no Brasil, então é uma grande prova de respeito da Wizards aos jogadores brasileiros de pauper. Quem comparecer com certeza terá um evento muito bacana para competir por uma ótima premiação e irá ajudar a consolidar o formato no field brasileiro.

About Diego Nunes

Diego foi apresentado ao magic e joga desde 2001. No início achava Vizzerdrix a melhor carta do mundo, mas com o tempo foi tomando jeito. Atualmente jogador de Legacy e Pauper, adora as diferentes estratégias que o jogo permite e está sempre disposto a criar e jogar com listas tortas.

2 comments

  1. Puxa gostei muito da coluna. Continua assim. Me fez repensar o side do affinity.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *