terça-feira , dezembro 11 2018
Home / Colunas / Dano na Pilha / Chamem o Juiz! – Parte 2

Chamem o Juiz! – Parte 2

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Olá! Este é o segundo artigo da série focada em esclarecer e tirar dúvidas de certas cartas e suas interações. O primeiro artigo que trata a respeito de [mtg_card]Humility[/mtg_card] você pode ler aqui. Antes de entrarmos no assunto dessa semana, vamos à resposta do desafio proposto!

[mtg_card]Nissa, Steward of Elements[/mtg_card] transforma [mtg_card]Urborg, Tomb of Yawgmoth[/mtg_card] em uma criatura com [mtg_card]Humility[/mtg_card] na mesa.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”3031″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”3161″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”3162″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
A habilidade de [mtg_card]Urborg, Tomb of Yawgmoth[/mtg_card] é aplicada na camada 4 (efeito de mudanças de tipo). [mtg_card]Humility[/mtg_card] remove habilidades na camada 6 e define poder/resistência na camada 7b. Precisamos aplicar todos os efeitos na ordem das camadas:
[/vc_column_text][vc_column_text]
  • Na camada 4 todos os terrenos viram pântanos também e ganham a habilidade de virar para adicionar mana preta.
  • Na camada 6 todas as criaturas perdem suas habilidades. Aqui [mtg_card]Urborg, Tomb of Yawgmoth[/mtg_card] perde Voar e Ímpeto, perde virar para adicionar mana preta e perde a habilidade de transformar todos os terrenos em pântanos.
[/vc_column_text][vc_column_text]
Como a habilidade de transformar em pântanos já foi aplicada antes de ser removida, o seu efeito continua. Dessa forma todos os terrenos com exceção de [mtg_card]Urborg, Tomb of Yawgmoth[/mtg_card] têm a habilidade de virar para adicionar mana preta. [mtg_card]Urborg, Tomb of Yawgmoth[/mtg_card] ainda é um pântano, 5/5 sem habilidade de adicionar mana.
E aí, acertou a resposta do desafio? Tomara que sim 🙂
[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]

Capítulo 2:

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text css=”.vc_custom_1502172375000{padding-top: 70px !important;}”]Essa semana vamos discutir a respeito de [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card]![/vc_column_text][vc_column_text]

Nonbasic lands are Mountains.

[/vc_column_text][vc_column_text]E o que isso quer dizer exatamente?[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3918″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
  • [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] vai remover todos os subtipos de terrenos não-básicos na camada 4 e trocar estes por Montanha.
  • Na camada 4, quando um terreno se torna Montanha, ele perde todas as habilidades. Isso faz com que as habilidades das camadas 5 e 6 também não se apliquem.
  • Qualquer efeito de substituição, tal como “entra no campo de batalha virado”, ainda se aplica, já que acontece antes de chegar à mesa.
  • Habilidades desencadeadas, como “sair do campo de batalha”, não acontecem. O jogo confere a origem da habilidade desencadeada, e Montanhas não fazem nada quando saem de jogo.
[/vc_column_text][vc_column_text]
Acho que basicamente é isso… agora vamos aplicar tudo isso.
[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Terrenos Não Básicos”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3917″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3916″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
[mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] transforma os terrenos em Montanha, mas não altera o supertipo. Ainda são terrenos não-básicos, dessa forma a dríade tem travessia e o preço do progresso ainda precisa ser pago.
[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Terrenos Lendários”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3915″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3128″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] torna [mtg_card]Pendelhaven[/mtg_card] em Terreno Lendário – Montanha. Se jogar [mtg_card]The Tabernacle At Pendrell Vale[/mtg_card], ambas as cartas serão montanhas lendárias, mas com nomes diferentes. A regra de lenda se aplica normalmente, independente de [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card].[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Alvo em terrenos não básicos”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3932″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text css=”.vc_custom_1502169763118{padding-top: 90px !important;}”]
Neste exemplo é juntar a explicação do exemplo um e dois. Você ainda pode dar alvo em uma Montanha não básica, como [mtg_card]Underground Sea[/mtg_card], e buscar pelas demais [mtg_card]Underground Sea[/mtg_card] no baralho do seu oponente.
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_text_separator title=”Terrenos Nevados”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3914″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3913″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]Tanto [mtg_card]Scrying Sheets[/mtg_card] como [mtg_card]Mouth of Ronom[/mtg_card] perdem suas habilidades ao se tornarem Montanhas, mas não o supertipo “Nevado”. Você vai ter um Terreno Nevado – Montanha, logo [mtg_card]Skred[/mtg_card] funciona normalmente.[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Terrenos Artefatos”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3911″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3912″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]
Igual aos terrenos nevados, os terrenos artefatos mantêm o supertipo “Artefato”.
[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Terrenos que entram virados”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3909″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3910″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]
Habilidades que acontecem antes de entrar no campo de batalha não são afetadas pela [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card]. Terrenos que reciclam ou man-lands entram virados.
[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Refúgio (Hideaway)”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text css=”.vc_custom_1502169701068{padding-top: 100px !important;}”]Você ainda vai exilar uma carta (mas sem conseguir usá-la) com [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] na mesa.[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3907″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_text_separator title=”Shocklands”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3903″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text css=”.vc_custom_1502170752287{padding-top: 90px !important;}”]
Novamente como os terrenos só perdem as habilidades ao entrar no campo de batalha, você ainda tem a opção de pagar 2 pontos de vida para as shocklands entrarem em pé e gerar e gerar mana vermelha.
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=” Terrenos que entram com alguma coisa”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text css=”.vc_custom_1502171401354{padding-top: 100px !important;}”]
[mtg_card]Gemstone Mine[/mtg_card] entra com os marcadores. Você só pode gerar mana vermelha com ela e não retira marcador para isso.
[/vc_column_text][vc_single_image image=”3933″ img_size=”medium” alignment=”center” css=”.vc_custom_1502170163200{padding-top: 20px !important;}”][vc_column_text css=”.vc_custom_1502191670911{padding-top: 30px !important;}”][mtg_card]Vesuva[/mtg_card] tem um efeito de substituição ao entrar no campo de batalha. Isso quer dizer que você escolhe o que copiar com ele antes de entrar, então [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] não afeta isso. Se você escolher um terreno não-básico, [mtg_card]Vesuva[/mtg_card] vai ser uma Montanha até que [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] saia do campo de batalha.[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3906″ img_size=”medium” alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1502170152162{padding-top: 20px !important;}”]
Você ainda precisa escolher algum tipo de criatura. Caso [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] saia da mesa, é o tipo escolhido que estará valendo.
[/vc_column_text][vc_single_image image=”3934″ img_size=”medium” alignment=”center” css=”.vc_custom_1502170452625{padding-top: 40px !important;}”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_text_separator title=”Habilidades Desencadeadas”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3904″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3905″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text][mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] retira todas as habilidades na camada 4. Então [mtg_card]Izzet Boilerworks[/mtg_card] não devolve terreno para mão. [mtg_card]Flagstones of Trokair[/mtg_card] não busca planície quando morre porque montanhas não fazem isso.[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Outros casos”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3900″ img_size=”medium” alignment=”center”][vc_column_text][mtg_card]Dryad Arbor[/mtg_card] se torna Terreno Criatura — Montanha Dríade 1/1 com habilidade de virar para adicionar mana vermelha. Com o conceito de identidade de cor, ela ainda é uma criatura verde (relevante quanto a proteção ou cartas como [mtg_card]Natural Order[/mtg_card]).[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text css=”.vc_custom_1502170628971{padding-top: 100px !important;}”]Como [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] só altera terrenos no campo de batalha, fica a seu critério buscar uma Floresta básica ou qualquer tipo de dual contendo Floresta.[/vc_column_text][vc_single_image image=”3901″ img_size=”medium” alignment=”center” css=”.vc_custom_1502170660784{padding-top: 20px !important;}”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3935″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text]Esse é considerada uma pergunta clássica sobre dependências no sistema de camadas em provas de juízes. Resumidamente, se A altera ou remove o que B faz, então B é dependente de A e é aplicado por último. Aplicando o efeito de [mtg_card]Urborg, Tomb of Yawgmoth[/mtg_card] primeiro, não altera nada o efeito de [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card]. Mas se aplicar o efeito de [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] primeiro, [mtg_card]Urborg, Tomb of Yawgmoth[/mtg_card] é alterada. Então, o terreno é dependente do encantamento. Logo, [mtg_card]Urborg, Tomb of Yawgmoth[/mtg_card] torna-se uma montanha sem habilidades, independente da ordem que entrar no campo de batalha.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text css=”.vc_custom_1502191831052{padding-top: 90px !important;}”]
Mais um caso de dependência no sistema de camadas. Com [mtg_card]Glaciers[/mtg_card] e [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] no campo de batalha, todos os terrenos não-básicos serão Planícies.
[/vc_column_text][vc_single_image image=”3899″ img_size=”medium” alignment=”center” css=”.vc_custom_1502171201837{padding-top: 70px !important;}”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3898″ img_size=”medium” alignment=”center”][vc_column_text][mtg_card]Undiscovered Paradise[/mtg_card] cria um efeito contínuo quando sua habilidade mana resolve. Isso altera a regra do jogo da sua próxima manutenção. Uma vez que este efeito é aplicado, remover a habilidade de [mtg_card]Undiscovered Paradise[/mtg_card] (como [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] entrando no campo de batalha) não vai alterá-lo.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_text_separator title=”Selo Temporal”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3897″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”3896″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]Aqui ficam as cartas que atuam na camada 4 sem dependência entre elas. Desta forma, o efeito que vale é o último a entrar no campo de batalha. Se [mtg_card]Prismatic Omen[/mtg_card] entrou por último, seus terrenos não-básicos são de todos os tipos. Se [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card] é mais recente no campo de batalha, os terrenos não-básicos são apenas Montanhas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Concluindo

[/vc_column_text][vc_column_text]Acho que, se não cobri todas interações com [mtg_card]Blood Moon[/mtg_card], a grande maioria está aqui. Lembrou de mais alguma que faltou? Não deixe de comentar. Fiquem à vontade para escrever sobre qualquer dúvida ou sugestão para os próximos artigos da série. Uma ótima semana a todos! :)[/vc_column_text][vc_column_text]

Fora do assunto

[/vc_column_text][vc_column_text]Eu gostaria de aproveitar este espaço e compartilhar com o amigo leitor um discurso de Rich Hagen que me emocionou ao assistir o replay do Pro Tour Hour of Devastation. Ele entrou sozinho na transmissão, logo após a partida da semifinal terminar. Nela, o honconguês Yam Wing Chun errou quando comprou a carta que lhe garantia a vitória.[/vc_column_text][vc_column_text] [/vc_column_text][vc_column_text]Para aqueles que não são fluentes em inglês, segue a tradução:[/vc_column_text][vc_column_text]
Magic é o melhor jogo do mundo
Magic não é somente um jogo de cartas, Magic é um jogo de pessoas.
E algumas vezes as cartas ficam no caminho das pessoas, algumas vezes as pessoas ficam no caminho das cartas.
Algumas vezes as pessoas sentadas em casa pensam: eu posso fazer melhor que isso, eu posso ser campeão de um Pro Tour. Por que eles ganham 50 mil ao virar uma carta?
Mas em dias como esse você entende o que vale para alguém que vê quase a vida inteira como um flash pensando: Sim, eu posso vencer quem já tem 12 Top8s! Sim eu posso vencer esse Hall of Famer! Sim eu posso estar na final de um Pro Tour! E alguns momentos depois, não… eu não posso.
Então, quando você assistir, lembre-se de que estas pessoas não jogam apenas por amor ao jogo, mas pelo seu e o meu amor ao jogo também!
Nós acabamos de testemunhar algo extraordinário, algo excepcional, algo de partir o coração…
E isso, entre outras muitas razões, faz Magic ser o melhor jogo do mundo.
[/vc_column_text][vc_single_image image=”3936″ img_size=”medium” alignment=”center”][vc_column_text]O pessoal da produção da Wizards já tinha uma abertura completamente diferente planejada quando Rich avisou que tinha algo a dizer. Dado o improviso do discurso, é indiscutível a sinceridade das palavras. Quero aqui parabenizar o talento e a sensibilidade de Rich Hagen.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

About Morelli

Morelli é um entusiasta do Magic há 15 anos. Voltou a jogar competitivo em 2012. Jogando de Standard a Legacy passando por Duel Commander. Conquistou Top 32 em GP Rio e atualmente busca o Pro Tour.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *