sábado , 16 dezembro 2017
enpt
Home / Colunas / Dano na Pilha / CHAMEM O JUIZ! – PARTE 3

CHAMEM O JUIZ! – PARTE 3

Olá, tudo bem? Este é o terceiro artigo da série que tem o objetivo de tirar dúvidas, esclarecer regras e desenvolver os jogadores. Caso seja a primeira vez que o leitor esteja acessando essa série, você pode ler os outros capítulos aqui e aqui.

Hoje o artigo é sobre Sylvan Library!

Como todo carta impressa até a quinta edição, o correto é ler o seu texto no Gatherer. Segue o mesmo:

At the beginning of your draw step, you may draw two additional cards. If you do, choose two cards in your hand drawn this turn. For each of those cards, pay 4 life or put the card on top of your library.

Sem dúvidas muito mais claro que o impresso na carta. Agora vamos discutir como ela interage com outras cartas.

Essa é uma das mais simples, mas quero quero deixar registrado. Como Sylvan Library faz com que você efetivamente compre cartas, Leovold, Emissary of Trest e Spirit of the Labyrinth “anulam” o encantamento.

Chains of Mephistopheles é outra carta que inutiliza Sylvan Library. Depois de comprar a carta do turno, que não é afetada por Chains of Mephistopheles, o encantamento trigga e te oferece mais duas compras. Se você o fizer, estas compras vão ser substituídas por: descarte uma carta, compre uma carta, descarte uma carta, compre uma carta. Depois disso você tem que escolher duas cartas que comprou neste turno e resolver se coloca de volta ao topo do deck. De uma forma ou de outra, você perde cartas na sua mão ou perde vida.

Aqui na verdade estão todas as cartas com efeito de Milagre. Na sua primeira compra você revela a sua carta com milagre e a mantém revelada. Agora você escolhe qual quer resolver primeiro (milagre ou Sylvan Library).

Digamos que você empilhou Sylvan Library primeiro. Então o trigger do milagre vai resolver, você decide se vai conjurar ou não. Se você conjurar, deve escolher os alvos, pagar os custos e a mágica vai para a pilha ainda acima do Sylvan Library.  Só depois de resolver que você poderá ver as próximas duas cartas do seu deck.

Ao invés disso se você empilhou o milagre primeiro, você resolve Sylvan Library comprando mais duas cartas. Como a carta com milagre está na sua mão, você tem a opção de colocar de volta no seu deck (mas dessa forma você não vai poder conjurá-la quando o trigger do milagre resolver). Caso contrário, você pode pagar os custos e escolher alvos normalmente.

Já presenciei mais de uma vez um jogador querer utilizar Vendilion Clique após seu oponente comprar cartas com Sylvan Library. Todas elas eu intervi e pedi que chamassem o juiz. O trigger do Sylvan Library é uma coisa só. Comprar as duas cartas adicionais e devolver zero, uma ou duas de volta ao topo. O jogador com Vendilion Clique tem a opção de responder ao trigger ou conjurá-la logo após, nunca no meio.

Estes são casos em que suas compras sofrem efeitos de substituição. Sylvan Library pede para você duas cartas que você comprou este turno. Para estas você escolhe colocar de volta ou pagar 4 de vida. Se todas as compras foram substituídas com outra ação, você não comprou nenhuma carta, logo você não paga vida nem coloca cartas de volta ao topo. Uba Mask substitui a compra completamente com outra ação. Thought Reflection também substitui suas compras… com mais compras! Aqui no pior caso você compra seis cartas e coloca duas de volta ao topo do deck.

Dredge é outra habilidade que substitui comprar uma carta. Se você utilizar Sylvan Library, todas as habilidades acontecem, mesmo se você substituir uma ou as duas cartas extras que vai comprar. O que importa aqui é que a segunda parte da resolução da habilidade olha apenas para as cartas que você realmente comprou, e não as que foram substituídas. Considerando que você não comprou mais cartas neste turno, as possibilidades são:

  • Se você comprou 3 cartas e fez um dredge, então você efetivamente comprou duas cartas. Então você precisa escolher entre colocar de volta ao topo ou pagar 4 de vida para estas duas cartas.
  • Se você efetivamente comprou uma carta (substituiu as outras duas), então você deve pagar 4 de vida ou colocá-la de volta ao topo do deck.
  • Se você não comprou cartas não precisa pagar vida nem colocar nada de volta ao topo do deck.

Mais um caso de substituição da compra. A regra aqui é exatamente a mesma da habilidade de dredge. Se pagar 3 manas e criar os 3 ursos você não perde vida.

Brainstorm é um caso muito especial quando você conjura em resposta ao trigger de Sylvan Library. Você compra 3 cartas e coloca duas de volta ao topo. Digamos que depois disso você ativa qualquer fetchland que tenha em campo para “completar” o seu Brainstorm. Com isso quando resolver o Sylvan Library e comprar mais duas cartas ou você deixou separado todas as cartas que comprou com o Brainstorm, a carta do turno e mais essas duas novas do Sylvan Library para devolver até duas (num total de 6 cartas!). A outra opção é literalmente chamar o juiz antes de conjurar o Brainstorm para que ele veja quais cartas você comprou e ao misturar com sua mão, ele ainda possa dizer se as duas que você está colocando de volta são válidas.

Se você entendeu tudo de Sylvan Library, vamos ao super desafio!

Você controla Sylvan Library, durante sua manutenção conjura Brainstorm. A primeira carta comprada é Terminus que você revela para o milagre. Você coloca no topo Tarmogoyf e outra carta. Quando casta Terminus, o oponente responde com Remand. Terminus volta para sua mão. Ainda durante sua manutenção você conjura Dig Through Time, e escolhe aquele Tarmogoyf e uma Wasteland que você achou bem ao fundo do deck. Na fase de compra você escolhe fazer dredge de Darkblast. O Sylvan Library resolve e você compra mais duas Bayou.

Sem considerar que deck é esse, depois de tudo isso, qual/quais carta(s) (se é que existe alguma) é/são válidas você devolver ao topo do deck no final do trigger de Sylvan Library?

Ler a resposta

Ler a resposta

A resposta é 4 e somente 4!

Darkblast foi colocado em sua mão via dredge. O Tarmogoyf por mais que em algum momento foi comprado, ele deixou de ser a mesma carta (por mais que o mesmo pedaço de papel) quando colocado em sua mão junto da Wasteland pelo Dig Through Time. O Terminus também deixa de ser a carta que você comprou esse turno quando volta para sua mão na resolução do Remand.

Agradecer a leitura até aqui. Se ficou alguma dúvida ou tem algo para adicionar, não deixe de comentar o artigo. Se tem dúvida com alguma carta ou interação pode comentar também que escrevo sobre nos próximos capítulos. Uma ótima semana a todos!

– Morelli

Sobre Morelli

Morelli é um entusiasta do Magic há 15 anos. Voltou a jogar competitivo em 2012. Jogando de Standard a Legacy passando por Duel Commander. Conquistou Top 32 em GP Rio e atualmente busca o Pro Tour.

Um comentário

  1. Bem legal a série. Continue com ela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *