terça-feira , dezembro 11 2018
Home / Colunas / Dano na Pilha / CHAMEM O JUIZ! – PARTE 3

CHAMEM O JUIZ! – PARTE 3

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Olá, tudo bem? Este é o terceiro artigo da série que tem o objetivo de tirar dúvidas, esclarecer regras e desenvolver os jogadores. Caso seja a primeira vez que o leitor esteja acessando essa série, você pode ler os outros capítulos aqui e aqui.

Hoje o artigo é sobre [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card]![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”4441″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Como todo carta impressa até a quinta edição, o correto é ler o seu texto no Gatherer. Segue o mesmo:

At the beginning of your draw step, you may draw two additional cards. If you do, choose two cards in your hand drawn this turn. For each of those cards, pay 4 life or put the card on top of your library.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Sem dúvidas muito mais claro que o impresso na carta. Agora vamos discutir como ela interage com outras cartas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4587″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4589″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Essa é uma das mais simples, mas quero quero deixar registrado. Como [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card] faz com que você efetivamente compre cartas, [mtg_card]Leovold, Emissary of Trest[/mtg_card] e [mtg_card]Spirit of the Labyrinth[/mtg_card] “anulam” o encantamento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4585″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text][mtg_card]Chains of Mephistopheles[/mtg_card] é outra carta que inutiliza [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card]. Depois de comprar a carta do turno, que não é afetada por [mtg_card]Chains of Mephistopheles[/mtg_card], o encantamento trigga e te oferece mais duas compras. Se você o fizer, estas compras vão ser substituídas por: descarte uma carta, compre uma carta, descarte uma carta, compre uma carta. Depois disso você tem que escolher duas cartas que comprou neste turno e resolver se coloca de volta ao topo do deck. De uma forma ou de outra, você perde cartas na sua mão ou perde vida.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4591″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4593″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Aqui na verdade estão todas as cartas com efeito de Milagre. Na sua primeira compra você revela a sua carta com milagre e a mantém revelada. Agora você escolhe qual quer resolver primeiro (milagre ou [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card]).

Digamos que você empilhou [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card] primeiro. Então o trigger do milagre vai resolver, você decide se vai conjurar ou não. Se você conjurar, deve escolher os alvos, pagar os custos e a mágica vai para a pilha ainda acima do [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card].  Só depois de resolver que você poderá ver as próximas duas cartas do seu deck.

Ao invés disso se você empilhou o milagre primeiro, você resolve [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card] comprando mais duas cartas. Como a carta com milagre está na sua mão, você tem a opção de colocar de volta no seu deck (mas dessa forma você não vai poder conjurá-la quando o trigger do milagre resolver). Caso contrário, você pode pagar os custos e escolher alvos normalmente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Já presenciei mais de uma vez um jogador querer utilizar [mtg_card]Vendilion Clique[/mtg_card] após seu oponente comprar cartas com [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card]. Todas elas eu intervi e pedi que chamassem o juiz. O trigger do [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card] é uma coisa só. Comprar as duas cartas adicionais e devolver zero, uma ou duas de volta ao topo. O jogador com [mtg_card]Vendilion Clique[/mtg_card] tem a opção de responder ao trigger ou conjurá-la logo após, nunca no meio.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4595″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4594″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4592″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Estes são casos em que suas compras sofrem efeitos de substituição. [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card] pede para você duas cartas que você comprou este turno. Para estas você escolhe colocar de volta ou pagar 4 de vida. Se todas as compras foram substituídas com outra ação, você não comprou nenhuma carta, logo você não paga vida nem coloca cartas de volta ao topo. [mtg_card]Uba Mask[/mtg_card] substitui a compra completamente com outra ação. [mtg_card]Thought Reflection[/mtg_card] também substitui suas compras… com mais compras! Aqui no pior caso você compra seis cartas e coloca duas de volta ao topo do deck.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4586″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4588″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Dredge é outra habilidade que substitui comprar uma carta. Se você utilizar [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card], todas as habilidades acontecem, mesmo se você substituir uma ou as duas cartas extras que vai comprar. O que importa aqui é que a segunda parte da resolução da habilidade olha apenas para as cartas que você realmente comprou, e não as que foram substituídas. Considerando que você não comprou mais cartas neste turno, as possibilidades são:

  • Se você comprou 3 cartas e fez um dredge, então você efetivamente comprou duas cartas. Então você precisa escolher entre colocar de volta ao topo ou pagar 4 de vida para estas duas cartas.
  • Se você efetivamente comprou uma carta (substituiu as outras duas), então você deve pagar 4 de vida ou colocá-la de volta ao topo do deck.
  • Se você não comprou cartas não precisa pagar vida nem colocar nada de volta ao topo do deck.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4596″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Mais um caso de substituição da compra. A regra aqui é exatamente a mesma da habilidade de dredge. Se pagar 3 manas e criar os 3 ursos você não perde vida.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text][mtg_card]Brainstorm[/mtg_card] é um caso muito especial quando você conjura em resposta ao trigger de [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card]. Você compra 3 cartas e coloca duas de volta ao topo. Digamos que depois disso você ativa qualquer fetchland que tenha em campo para “completar” o seu [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card]. Com isso quando resolver o [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card] e comprar mais duas cartas ou você deixou separado todas as cartas que comprou com o [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card], a carta do turno e mais essas duas novas do [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card] para devolver até duas (num total de 6 cartas!). A outra opção é literalmente chamar o juiz antes de conjurar o [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card] para que ele veja quais cartas você comprou e ao misturar com sua mão, ele ainda possa dizer se as duas que você está colocando de volta são válidas. [/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”4601″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Se você entendeu tudo de [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card], vamos ao super desafio!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Você controla [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card], durante sua manutenção conjura [mtg_card]Brainstorm[/mtg_card]. A primeira carta comprada é [mtg_card]Terminus[/mtg_card] que você revela para o milagre. Você coloca no topo [mtg_card]Tarmogoyf[/mtg_card] e outra carta. Quando casta [mtg_card]Terminus[/mtg_card], o oponente responde com [mtg_card]Remand[/mtg_card]. [mtg_card]Terminus[/mtg_card] volta para sua mão. Ainda durante sua manutenção você conjura [mtg_card]Dig Through Time[/mtg_card], e escolhe aquele [mtg_card]Tarmogoyf[/mtg_card] e uma [mtg_card]Wasteland[/mtg_card] que você achou bem ao fundo do deck. Na fase de compra você escolhe fazer dredge de [mtg_card]Darkblast[/mtg_card]. O [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card] resolve e você compra mais duas [mtg_card]Bayou[/mtg_card].[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Sem considerar que deck é esse, depois de tudo isso, qual/quais carta(s) (se é que existe alguma) é/são válidas você devolver ao topo do deck no final do trigger de [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card]?[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Opções:

  1. [mtg_card]Terminus[/mtg_card]
  2. [mtg_card]Tarmogoyf[/mtg_card]
  3. [mtg_card]Wasteland[/mtg_card]
  4. [mtg_card]Bayou[/mtg_card]
  5. [mtg_card]Darkblast[/mtg_card]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Ler a resposta

Ler a resposta

A resposta é 4 e somente 4!

[mtg_card]Darkblast[/mtg_card] foi colocado em sua mão via dredge. O [mtg_card]Tarmogoyf[/mtg_card] por mais que em algum momento foi comprado, ele deixou de ser a mesma carta (por mais que o mesmo pedaço de papel) quando colocado em sua mão junto da [mtg_card]Wasteland[/mtg_card] pelo [mtg_card]Dig Through Time[/mtg_card]. O [mtg_card]Terminus[/mtg_card] também deixa de ser a carta que você comprou esse turno quando volta para sua mão na resolução do [mtg_card]Remand[/mtg_card].

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Agradecer a leitura até aqui. Se ficou alguma dúvida ou tem algo para adicionar, não deixe de comentar o artigo. Se tem dúvida com alguma carta ou interação pode comentar também que escrevo sobre nos próximos capítulos. Uma ótima semana a todos!

– Morelli[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

About Morelli

Morelli é um entusiasta do Magic há 15 anos. Voltou a jogar competitivo em 2012. Jogando de Standard a Legacy passando por Duel Commander. Conquistou Top 32 em GP Rio e atualmente busca o Pro Tour.

One comment

  1. Bem legal a série. Continue com ela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *