quarta-feira , 22 novembro 2017
enpt
Home / Colunas / God Hand / Mudança radical na logomarca

Mudança radical na logomarca

A Wizards of the Coast anunciou neste domingo (8) a nova logomarca de seu carro-chefe, Magic: the Gathering. Ela é marcada por dois elementos: o primeiro é a tipologia, que busca emprestar à marca ares modernos, e o segundo é a agregação do símbolo dos Planeswalkers. (não haverá qualquer mudança no verso das cartas)

Pela primeira vez desde que o jogo foi criado houve uma mudança radical na logomarca. “Magic” assume um visual arrojado, com letras pontiagudas em cor metálica, enquanto “The Gathering”, pela primeira vez, passa a ser todo escrito em caixa alta. Nas outras duas vezes foi mantido o desenho original da marca com tímidas alterações no acabamento, de modo que a cor do texto era o que mais chamava a atenção.

Coube a Matt Cavotta o anúncio, feito por meio deste artigo no site da empresa. Intitulado “Erguendo uma nova bandeira”, ele justifica a mudança como uma forma de adequação ao papel cada vez maior assumido pelos Planeswalkers no jogo, associado à necessidade de contemplar “uma marca de afirmação que acompanhará logomarcas projetadas para novos jogos e expressões de entretenimento baseados nos mundos de Magic”, de acordo com o artigo.

Para deixar algum nível de suspense no ar, o anúncio termina falando do “lançamento” de Dominária, no início de 2018. “[Nesse período] também teremos um marco com a comemoração dos 25 anos de Magic, que mudará o foco de nossas reflexões dos valores da nossa história para a introdução das implementações ousadas que teremos no futuro”.

Para além do gosto pessoal de cada um e cada uma a respeito da nova marca, restam algumas dúvidas. 1) Se Dominária será “lançada” agora, isso significa que nunca existiu? 2) Que sinalizações podemos inferir da nova logomarca no tocante aos formatos eternos, considerando o seu rompimento brutal com o desenho original? 3) Mudar o foco das “reflexões sobre nossa história para a introdução das implementações ousadas que teremos no futuro” teria alguma coisa a ver com a Reserved List?

1993
1999
2015

 

Sobre Fausto de Souza

Fausto de Souza, jogador e colecionador desde 1994, é pseudônimo do jornalista Marcelo Salles. Formado pela Universidade Federal Fluminense, tem 15 anos de experiência profissional em jornais, revistas e assessoria de imprensa, incluindo Jornal do Brasil e revista Caros Amigos.

Um comentário

  1. Paul Rodrigues da Silva

    De tempos em tempos as pessoas falam sobre a Reserved List, Mark Rosewater tem isso no Blogatog para quem quiser ler: a Wizards vai manter a Reserved List, eu confio na palavra dela e se foi dito, foi dito, espero que eles mantenham, mesmo que eu não tenha nenhum interesse como colecionador; Quero poder confiar na marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *