segunda-feira , 25 junho 2018
enpt
Home / Colunas / Álbum de Figurinhas / Muito mais que um jogo, Magic é para todos

Muito mais que um jogo, Magic é para todos

Em algumas entrevistas do Richard Garfield ele falou sobre sua vontade de ver pessoas se envolvendo com o Magic: The Gathering de diversas maneiras, seja jogando campeonatos, numa roda de amigos, online, cosplay, colecionador e muitas outras formas. A artista Carolina Bueno é um desses exemplos de como esse jogo é amplo e extremamente democrático.

Carol mora em Porto Alegre (RS) e trabalha como ilustradora freelancer. Diferente da maioria, seu envolvimento no Magic não começou com o jogo em si, e sim com as ilustrações. “Começou com um ex-namorado que curtia o jogo e sugeriu que eu tentasse fazer alterações nas cartas, tentei, gostei, mas não vingou”, conta Carol. Somente um ano depois é que ela conheceu pessoas da comunidade MTG que lhe ajudaram a alavancar seu trabalho. “Me apresentaram o pessoal da Nerdz, que me disseram que eu podia divulgar meu trabalho de alteração e graças a eles e um outro pessoal querido comecei a fazer mais alterações”, explica a artista.

Fazer alterações em cartas é um verdadeiro desafio. Além de ser um trabalho meticuloso, existe sempre a dificuldade em encontrar o material adequado para a pintura, já muitas vezes são tintas importadas e caras. “Outro grande desafio é o tamanho, 8×6 cm, menor que a cola que a professora deixa levar em prova. Escrever com tinta, pintar um rosto ou flores, e ainda sem alterar muito a espessura da carta ou danificá-la, é um trabalho que precisa de paciência”, pontua Carol. Ela também explica que tem muita dificuldade em estabelecer o preço das alterações, pois cada pedido é um tipo diferente de trabalho e o nível de dificuldade varia muito. Mas aos poucos está ganhando experiência e conseguindo superar esses desafios.

Quem compareceu ao GP São Paulo teve a oportunidade de conhecê-la e encomendar uma alteração. Ela foi uma das artistas convidadas a participar do evento e foi uma experiência única, segundo conta. “Fui muito bem recebida por todo mundo, conheci muita gente maravilhosa, conheci o Dan Frazier e o RK Post, revi um pessoal que conheci no GP Porto Alegre, foi maravilhoso, saí chorando de tanta alegria e gratidão”. Se você se interessou pelo trabalho dessa artista, aproveite para encontra-la no Nacional Legacy 2017 que acontecerá em novembro na cidade de São Paulo. “Dessa vez estou indo muito mais bem preparada, espero me divertir, conhecer mais pessoas, divulgar mais meu trabalho e aprender coisas novas sobre Magic”, conclui Carol.

Também sou iniciante no Magic: the Gathering e fico muito feliz em encontrar pessoas que se envolvem nesse universo com interações que vão além do jogo. Temos que estimular cada vez mais essas participações, pois dessa forma a comunidade só cresce e se fortalece. Essa é a grande magia do Magic (desculpem o trocadilho), ele realmente é um jogo para todos.

Para conhecer mais o trabalho da Carol acesse sua página no facebook: @tutiewakalaka

Sobre Nathalia Carneiro

Jornalista com um pezinho no marketing, tento aliar esses duas profissões para conseguir fazer o melhor conteúdo e divulgá-lo da melhor maneira possível. Iniciante no mundo no Magic: The Gathering, mas muito animada com os desafios que estão por vir. Quem sabe no futuro nos encontraremos em algum torneio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *