segunda-feira , 25 junho 2018
enpt
Home / Colunas / God Hand / Spoiler exclusivo de #MTGRIX!

Spoiler exclusivo de #MTGRIX!

2018 mal começou e o Eternal Magic já traz pra você um spoiler exclusivo de Rivais de Ixalan, a mais nova edição de Magic: The Gathering, que será lançada oficialmente na sexta-feira, dia 19 de janeiro (lembrando que você pode se antecipar e jogar o Prerelease no dia 13). Sim, amigos, o spoiler exclusivo da edição para o Brasil é…

Invocadora de Tilonalli! Criatura rara vermelha 1/1 de custo 1R, ela é do tipo Humano Xamã e dialoga com a nova habilidade da edição, Ascender, que concede a Bênção da Cidade ao jogador controlar dez ou mais permanentes.

Então vamos à habilidade especial da carta: “Toda vez que Invocadora de Tilonalli ataca, você pode pagar XR. Se o fizer, crie X fichas de criaturas vermelhas 1/1 do tipo Elemental que entram viradas e atacando. No início da próxima etapa final, exile aquelas fichas a menos que você tenha a Bênção da Cidade”.

Na prática, vamos supor que você resolva a Invocadora no segundo turno e queira usar sua habilidade logo em seguida. Isso significa que você poderá fazer um ataque dela com dois elementais, levando seu total de permanentes para sete se você tiver feito uma outra criatura no turno 1.

Ainda não seria suficiente para ganhar o emblema da Bênção da Cidade. No entanto, se você utilizar o segundo turno para conjurar outras permanentes, de modo a planejar um ataque com a Invocadora apenas no quarto turno, é real a possibilidade de reunir as dez permanentes necessárias para receber a Bênção e manter seus tokens em campo.

Uma informação relevante: caso você avance à fase de combate sem respostas e a declare como atacante, você poderá pagar o custo para criar os elementais. Ou seja, a Invocadora também nasce com um alvo na testa, já que a criação das fichas pode ser o fiel da balança entre a vitória e a derrota. O que significa dizer que se você estiver atacando com várias criaturas e seu oponente tiver apenas uma remoção as chances de ela ser o alvo são grandes.

Aparentemente a carta poderá ser útil no Standard e no Commander. Para o Modern e o Legacy talvez seja mais seguro dizer que sua habilidade não tenha a velocidade suficiente que esses formatos requerem. Já nos drafts e selados, onde os jogos tendem a demorar mais e, portanto, a Bênção da Cidade poderá ser mais facilmente alcançada, creio que fará sucesso. Alerta: com isso não estamos dizendo que a carta “vai jogar” ou “não vai jogar” neste ou naquele formato, até porque afirmações como essas são temerárias antes que se realizem os testes adequados.

Por fim, Invocadora de Tilonalli parece ser uma carta balanceada, com uma habilidade relevante que, se encaixada na medida certa, poderá conferir uma expressiva vantagem ao seu controlador.

Eu não vejo a hora de chegar o dia do Prerelease pra ver se tenho a sorte de abrir uma dessas e, quem sabe, premiar pela segunda vez consecutiva (no Pre de Ixalan fiquei em segundo lugar)!

Um grande abraço do
Fausto

 

Sobre Fausto de Souza

Fausto de Souza, jogador e colecionador desde 1994. Viciado nas cartinhas e em escrever, tem feito grandes amigos em toda a comunidade e é muito grato por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *