terça-feira , 25 setembro 2018
enpt
Home / Colunas / Modern Semanal / Onde encontrar Jace no Modern

Onde encontrar Jace no Modern

Olá e bem-vindos ao retorno do Modern Semanal! Conhecem a expressão ‘em time que tá ganhando não se mexe’? Pois é, a Wizards não. Mesmo com metagames extremamente variados no Pro Tour e no GP seguinte eles decidiram dar aquela mexidinha no formato e liberaram nada mais nada menos que o garoto propaganda em sua forma mais poderosa, e junto com o menino Jace veio também sua inimiga histórica, a Bloodbraid Elf em toda sua glória e cascada.

Em homenagem a essas fortes alterações no formato farei os próximos artigos um pouco diferentes do comum trazendo diversas decklists com as cartas novas e alguns outros decks que podem fazer frente ao novo metagame que está em formação.

Jace, the Mind Sculptor é uma das cartas mais fáceis já criadas no Magic e muitos jogadores de Modern não sabem a extensão do que ele pode fazer por não terem jogado o Standard de Zendikar ou o próprio Legacy onde o nível geral de poder é bem mais alto que no modern, diversas respostas ao Jace povoam o formato (como Pyroblast) e ainda assim ele é hors concours nos decks azuis. No modern dois decks parecem os mais prováveis para recebê-lo, primeiro o UW Control, que encontrou algum sucesso no último Pro Tour, onde a típica jogada de dar uma cólera e voltar com o Jace na mesa vazia é bem comum, e o outro casco provável é o Grixis Control, uma boa soma de descartes com as melhores remoções do formato também parecem gerar o ambiente ideal para o planeswalker.

UW Control – Team Pamplemousse – Team Modern Super League Week 3

1 Gideon of the Trials

3 Jace, the Mind Sculptor

1 Gideon Jura

1 Snapcaster Mage

2 Vendilion Clique

2 Wall of Omens

4 Serum Visions

2 Supreme Verdict

4 Path to Exile

1 Logic Knot

1 Spell Snare

2 Cryptic Command

1 Negate

1 Settle the Wreckage

2 Mana Leak

2 Detention Sphere

1 Search for Azcanta

4 Spreading Seas

3 Celestial Colonnade

4 Flooded Strand

2 Hallowed Fountain

2 Mystic Gate

6 Island

3 Plains

1 Polluted Delta

4 Field of Ruin

Sideboard:

1 Negate

2 Celestial Purge

1 Timely Reinforcements

1 Jace, Architect of Thought

1 Blessed Alliance

2 Dispel

2 Disdainful Stroke

1 Surgical Extraction

1 Leyline of Sanctity

3 Stony Silence

Esse deck berra o nome do Gabriel Nassif, essa one-of da Leyline of Sanctity é uma tech que ele costuma usar no Magic Online e foi justamente ele quem pilotou o deck com algum sucesso na última semana da Team Modern Super League. O retorno do Celestial Purge ao side do UW fala muito sobre a match complicada que o deck tem com os BGs e quão cruel a Liliana of the Veil é com os decks azuis.

Grixis Control – por ar_ (Competitive Modern League 16/02)

1 Blood Crypt

1 Countersquall

2 Creeping Tar Pit

4 Cryptic Command

1 Dreadbore

2 Fatal Push

4 Field of Ruin

4 Island

1 Jace, Vryn’s Prodigy

3 Jace, the Mind Sculptor

4 Kolaghan’s Command

4 Lightning Bolt

2 Logic Knot

1 Mountain

4 Polluted Delta

4 Scalding Tarn

2 Search for Azcanta

4 Snapcaster Mage

1 Spell Snare

2 Steam Vents

1 Sulfur Falls

1 Swamp

1 Terminate

4 Thought Scour

2 Watery Grave

 

Sideboard:

2 Anger of the Gods

1 Ceremonious Rejection

2 Collective Brutality

1 Countersquall

1 Damnation

1 Disdainful Stroke

2 Dispel

1 Izzet Staticaster

1 Pia and Kiran Nalaar

3 Surgical Extraction

Confiando em Jace, Vryn’s Prodigy e Search for Azcanta para selecionar as melhores interações e na grande força de Snapcaster Mage, Kolaghan’s Command e Thought Scour para garantir a recursão, sempre capaz de achar boas respostas. Uma concessão interessante é o retorno do Dreadbore ao formato, que foi muito comum como one-off no período em que a Nahiri, the Harbinger estava na moda. Importante notar também que Tasigur, the Golden Fang e Gurmag Angler foram cortados do deck por serem especialmente ruins contra Jace, the Mind Sculptor.

Pra não perder totalmente o hábito de trazer um deck mais rogue na coluna trago uma lista que também conquistou 5-0 e é uma outra casa bem interessante pro Jace:

Bant Reliquary – HYPER (5-0 Competitive Modern League 20/2)

2 Jace, the Mind Sculptor

4 Birds of Paradise

4 Knight of the Reliquary

4 Noble Hierarch

1 Qasali Pridemage

3 Scavenging Ooze

4 Spell Queller

2 Tireless Tracker

2 Vendilion Clique

4 Voice of Resurgence

4 Collected Company

4 Path to Exile

2 Botanical Sanctum

1 Breeding Pool

2 Flooded Strand

2 Forest

1 Gavony Township

1 Ghost Quarter

1 Hallowed Fountain

1 Horizon Canopy

1 Island

4 Misty Rainforest

1 Plains

1 Temple Garden

4 Windswept Heath

 

Sideboard:

1 Jace, the Mind Sculptor

3 Blessed Alliance

1 Bojuka Bog

2 Negate

3 Reflector Mage

3 Unified Will

2 Worship

Todo bom usuário de Brainstorm sabe que a carta encontra seu auge quando você pode embaralhar seu deck e essencialmente renovar o estoque de cartas a sua disposição, então parece uma ótima idéia se aproveitar de uma grande quantidade de fetch lands e uma carta que também tem um efeito de embaralhamento e fica cada vez mais forte fazendo isso: Knight of the Reliquary! Outro lado positivo desse casco é o uso de Birds of Paradise e Noble Hierarch, que permitem fazer o Jace, the Mind Sculptor um turno antes e outras cartas poderosas do formato como Spell Queller e Tireless Tracker, que protegem o Jace e fecham o jogo com facilidade.

Com esse belo brew eu fecho o artigo dessa semana e preparem-se para o próximo, onde trarei as listas com a Bloodbraid Elf em suas mais diversas formas.

Espero que tenham gostado e lembrem-se que sempre podem pedir decks ou outro tipo de conteúdo aqui nos comentários. Até semana que vem!

Sobre Raphael Prais

Jogador de Magic em Todos os Formatos, Amante do Modern e do Legacy, Pai dos Tokens de Elemental Vermelho 1/1, Protetor das Jerebas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *