quarta-feira , 18 julho 2018
enpt
Home / Colunas / God Hand / Previsões para o dia 12

Previsões para o dia 12

A data está lançada: 12 de fevereiro, segunda-feira. Nesse dia conheceremos a nova lista de banidas/restritas de Magic: the Gathering, assim como saberemos se a empresa fabricante do jogo decidiu desbanir alguma carta.

No Standard não espero mudanças. Após dois anos de instabilidade, aparentemente os banimentos de Rampaging Ferocidon, Ramunap Ruins, Rogue Refiner e Attune with AEther deixaram o formato mais saudável. Com o enfraquecimento do Monored e do Temur Energy novas estratégias estão aparecendo, como os tribais, muito impulsionados em Ixalan, e os controles, que haviam minguado no período anterior.

O Modern está absolutamente saudável e não precisa de mudanças. Embora não acredite em banimentos, não ficaria surpreso se a Wizards decidisse desbanir alguma carta. O formato se mostra bastante diversificado, com muitas opções de decks aggro, midrange e controle. Talvez os combos precisem de uma forcinha para voltar a ocupar um espaço proporcional aos demais. Quem sabe uma cantrip, como Preordain, pudesse ajudar decks como Kiki-Exarch e Saheeli-Felidar, além de dar um up no Ad Nauseam, que aparece hoje com apenas 1% no MtgTop8.com, e no Storm, que atualmente é apenas o sétimo deck mais jogado (empatado com outros quatro).

Claro que a entrada de uma carta como Preordain poderia causar um impacto muito forte no Modern, já que todas as estratégias de controle com azul também seriam beneficiadas. A carta é uma ferramenta importante de card selection para buscar as respostas certas num formato vivo, em transformação constante e, portanto, imprevisível. A questão é: até que ponto isto poderia desequilibrar o formato? Difícil saber… Talvez seja um risco alto demais que a empresa não queira correr nesse momento.

#makeJundgreatagain – Vale ressaltar, entretanto, que a presença de uma carta como Bloodbraid Elf poderia, sem prejuízo da diversidade do field, ampliar a participação do Jund no metagame, que é um deck que todos gostam de assistir nas streamings. Atualmente ele, que já foi o mais jogado, tem apenas 1% do field. Terminando a fatia Modern, fica a pergunta: terá sido mera coincidência o spoiler de Jace, the Mind Sculptor em Masters 25 DURANTE o Pro Tour?

LEGACY, O MAIS DIVERSIFICADO ENTRE TODOS – No Legacy o cenário é absolutamente imprevisível. O formato está voando baixo, tem cada vez mais gente jogando e, proporcionalmente, ele está cada vez mais diversificado. Se no Modern o deck mais jogado atualmente (Humanos) tem 10% do field, no Legacy o mais jogado (Grixis Delver) tem 11%. Se compararmos as fatias por arquétipo, seguindo a metodologia do MtgTop8, o Legacy se apresenta ainda mais franco que o Modern. Vejamos a pequena tabela abaixo:

Modern: (Aggro 50%, Control 27% e Combo 22%)

Legacy: (Aggro 40%, Control 29% e Combo 31%)

No Legacy temos sete decks com 5% ou mais do field, enquanto no Modern apenas seis alcançam este patamar. O Legacy é tão aberto que os últimos dois desbanimentos não alteraram em nada o metagame. Ficou claro que Prensa Negra e Worldgorger Dragon não eram mais uma ameaça. Ninguém esperava que fossem desbanidos. Ninguém fez uso deles desde o desbanimento. Ou seja, é razoável supor que, dada a evolução dos acontecimentos, a Wizards decida desbanir alguma carta mais relevante. Poderia ser agora ou no decorrer do ano. Em caso positivo, eu apostaria no fortalecimento de estratégias que não utilizem a combinação BGxy, tendo em vista a escalada do Deathrite Shaman no formato.

Já no Vintage, logo após o Eternal Weekend, parte da comunidade pediu a restrição de Mishra’s Workshop. Isso se deve à presença ostensiva dos Shops no Top8, com nada menos que cinco cópias. A força dessa carta pode estar inibindo a presença de diversas outras estratégias, justamente num formato que deveria ser o mais aberto possível, já que nele se pode usar literalmente todas as cartas já lançadas (exceto as de aposta).

Infelizmente não é isso que tem acontecido. Enquanto Legacy e Modern apresentam seus decks mais jogados com 11% e 10% respectivamente, no Vintage esse percentual alcança incríveis 25%, sendo que o segundo lugar está com 21% (Oath of Druids). Mal comparando, é praticamente onde o T2 se encontrava até o mês passado. Dois decks dominando o formato e todos os demais girando em suas órbitas.

mtgtop8.com

Ao longo dos anos, a empresa vem preferindo restringir, uma por uma, as cartas que tornam o Shops um deck ainda mais forte, tais como Lodestone Golem, Thorn of Amethyst, Chalice of the Void e Trinisphere. Não ficaria surpreso se Sphere of Resistance fosse restrita, ou mesmo a Mishra’s Workshop, o que certamente viria acompanhado da liberação de uma ou mais peças do deck. É uma situação complicada de resolver.

Enfim, para resumir, minhas previsões para segunda-feira são as seguintes:

Standard: sem mudanças

Modern: possibilidade de desbanimento de Bloodbraid Elf.

Legacy: sem mudanças.

Vintage: possibilidade de restrição de Sphere of Resistance ou de Mishra’s Workshop, nesse caso acompanhada de liberação de outras cartas do Shops.

Sobre Fausto de Souza

Fausto de Souza, jogador e colecionador desde 1994. Viciado nas cartinhas e em escrever, tem feito grandes amigos em toda a comunidade e é muito grato por isso.

9 Comentários

  1. Makejundgreatagain!!!!
    Minhas lourinhas estão só esperando segunda

  2. Daividdi - Magic Clube

    BBE vai melhorar as matches do JUND contra Jeskai e TRON, as duas piores matches para o deck sendo assim acho super váildo liberar ele das trancas!!!

  3. No melhor formato, apesar de Workshop ser uma restrição mais do que ideal, ja foi debatido que infelizmente nao havera pelo fator financeiro, fará muita gente abandonar o formato. Provavelmente se acontecer algo, vai ser nas peças do shops, por isso uma sphere seria melhor e mais saudável. Vintage somente no MODO, Workshop ja estaria restrita.

  4. Impossível a desban da bloodbraid, baixar de graça a melhor planeswalker do formato de graça com um 3/2 haste é no mínimo demais pro modern.

  5. Espero ansiosamente o unban do BBE … Se ele voltar tiro o Jund do fichário !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *