quinta-feira , 21 junho 2018
enpt
Home / Reportagens / Recorde de jogadores no Legacy

Recorde de jogadores no Legacy

Centenas de jogadores de Magic, especificamente do formato Legacy, participaram de torneios organizados em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro durante este fim de semana. Nada menos que 213 jogadores lotaram os torneios das principais ligas do país.

Elton Bragança (de boné) é o campeão do Alpha Legacy

No sábado (17), o Alpha Legacy, organizado por Rodrigo Sousa “Marajá”, levou 38 jogadores à Magic Store Brasil, em torneio vencido por Elton Bragança, que ergueu a taça pela segunda vez com seu Grixis Delver e levou pra casa uma Scrubland. O Top8 ficou assim:

1- Grixis Delver
2- 4c Leovold
3- 4c Leovold
4- Jund
5- Maverick
6- UW Gideon
7- Enchantress
8- Grixis Delver

Em Minas Gerais tivemos recorde de público, em mais um belíssimo torneio organizado por Thiago Duarte. Nada menos que 46 duelistas foram à UGCardShop disputar 1.600 reais em prêmios no maior torneio de todos os tempos da Liga Mineira. Arthur Zaian foi o grande campeão com seu BUG Control. João Carvalho, que já estava classificado para a Grande Final, generosamente abriu mão de disputar o Top8 para dar vez a outro colega.

Top8 da Liga Mineira

1- BUG Delver
2- Eldrazi
3- BR Reanimator
4- Food Chain
5- BG Depths
6- Jund
7- ANT
8- Lands

Não perca a conta. Delver tá levando a melhor por enquanto, com dois títulos. Então para mudar a rima sem sair do tom vamos visitar o Recife, que, pela segunda vez consecutiva, bateu recorde de jogadores – 38 “cangaceiros”, como carinhosamente registra o organizador Alex Martins, participaram da etapa.

E, como você poderá notar, os Delvers foram devidamente exilados do Top8, que ficou assim:

1- Elfos
2- Elfos
3- UB Reanimator
4- D&T
5- D&T
6- Turbo Depths
7- D&T
8- Storm

Indo em direção aos pampas, tivemos, também, recorde de público – repare que a palavra mais usada neste texto foi “recorde”, e não por acaso. O motivo é muito simples: o Legacy nacional vive um momento único, com o formato vibrante, diversificado (ainda mais que o Modern), com incrível power level, jogadores criando suas próprias listas e cada vez mais pessoas envolvidas.

Recorde de público no Legacy RS

Nesse sentido, acredite, com incríveis 46 jogadores, a segunda etapa do Legacy RS foi realizada na Pharaoh’s Shop por Rafael Obrusnik. Aqui, novamente os delvers mostraram porque têm os decks mais populares do formato e garantiram o troféu para o campeão e o quarto lugar. Vejamos como ficou o Top8:

1- UR Delver
2- Eldrazi
3- Steel Stompy
4- Grixis Delver
5- Lands
6- Storm
7- Bant Deathblade
8- Jund

Por último, mas não menos importante, registramos a estreia do Circuito de Legacy Catarinense, um dos mais charmosos torneios do Brasil, organizado por Marcello Zwetsch. O grande campeão desta etapa inaugural foi Marcos Morelli, com uma lista que despertou a curiosidade de norte a sul: Punishing Vold, uma espécie de 4c controle baseado em planeswalkers (com destaque para a combinação de Dack Fayden e Punishing Fire no main deck e, sim, uma cópia de Obnixilis Reaceso no sideboard!

Primeira etapa do Circuito Catarinense neste ano

Vejamos como ficou o Top8 pelo Suíço:

1- Eldrazi
2- Aluren
3- D&T
4- 4c Leovold
5- Team Italia
6- Burn
7- Dark Maverick
8- D&T

Dos 40 decks que estiveram nos Top8 dos cinco torneios, apenas onze foram combos, ou seja, cerca de 25% do field. Os decks aggro registraram nove cópias, ao passo que os midrange/control/prision conquistaram 50% do metagame.

Essa nova configuração do Legacy não é uma novidade. Pelo contrário, ela ainda reflete o processo de reformulação do field no cenário pós-banimento do Tampo (abril de 2017).

O enfraquecimento do melhor deck do formato até então, o Miracles, permitiu a maior presença de delver decks (inclusive tornado o Grixis Delver o deck mais popular do Legacy hoje), que fazem uma espécie de controle natural dos combos.

Já os mid/control/prision conseguem bons jogos tanto contra a maioria dos combos quanto contra os delver decks, o que explica sua atual posição privilegiada no formato. Muito provavelmente esses são os arquétipos onde os jogadores poderão encontrar as escolhas mais seguras de decks.

Ao longo da semana, na coluna God Hand, vamos analisar individualmente os resultados em cada estado, tendo em vista a proximidade do GP Seattle, que será disputado no início de abril, e do Eternal Weekend Europe, em maio.

Um grande abraço do
Fausto

Sobre Fausto de Souza

Fausto de Souza, jogador e colecionador desde 1994. Viciado nas cartinhas e em escrever, tem feito grandes amigos em toda a comunidade e é muito grato por isso.

2 Comentários

  1. Valeu pela mudança ai no texto e parabéns pela iniciativa do site Fausto, grande abraço 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *