segunda-feira , dezembro 10 2018
Home / Sem categoria / Tempos de rumores…
Y U so strong?

Tempos de rumores…

A lista de banidas no Legacy é formada por 52 cartas “normais”, fora as 25 conspiracy e nove cartas de ante (aposta). Como sempre, com a aproximação da data oficial do anúncio com possíveis novidades (16 de abril é o próximo anúncio), rumores começam a pipocar sobre banimentos e, porque não, desbanimentos de cartas em todos os formatos (e, no Vintage, restrições).

Depois do último e traumático banimento – a meu ver justo – do [mtg_card]Sensei’s Divining Top[/mtg_card], a bola da vez é o [mtg_card]Deathrite Shaman[/mtg_card], outra cartinha de um mana que faz o diabo. O domínio do grixis delver em grandes eventos faz o povo arregalar os olhos, mas a situação é bem diferente da época em que o Miracles oprimia todo o formato.

Pela versatilidade que tem, o Shaman joga em quase todos os decks, porque acelera, mata, ganha vida, lava e passa. E é 1/2. Tudo isso por um mana.

Y U so strong?

Particularmente, sou contra banimentos em geral, mas compreendi e concordei quando o tampo deu adeus. Foi uma decisão saudável. Não sei se este é o caso do Shaman. Ele é forte, versátil e tem uma arte muito bacana, mas não o vejo quebrando o formato, como o tampo quebrava (o desgraçado ainda era incolor!).

Além do banimento, a comunidade também começou a pensar em desbanimentos, porque vai que a moda pega depois do que ocorreu com o Modern. Será que o povo da WotC tá pensando em desbanir alguma carta? Se estiver pensando, qual, ou quais, seriam as candidatas?

Das 52 cartas, dá pra eliminar qualquer chance de retorno da grande maioria. As P9, porque inviabilizaria o formato, aceleradores de mana como [mtg_card]Mana Vault[/mtg_card], [mtg_card]Sol Ring[/mtg_card] e [mtg_card]Channel[/mtg_card], porque faria a maior mentira contada sobre o Legacy (formato de turno 1) virar verdade, cartas que possibilitariam a volta de combos de outrora, como [mtg_card]Earthcraft[/mtg_card], [mtg_card]Flash[/mtg_card], [mtg_card]Hermit Druid[/mtg_card] e [mtg_card]Memory Jar[/mtg_card], cartas que não cabem no conceito moderno do jogo ([mtg_card]Shahrazad[/mtg_card], [mtg_card]Falling Star[/mtg_card], [mtg_card]Chaos Orb[/mtg_card]) e aquelas que são simplesmente fortes demais para o formato: [mtg_card]Time Vault[/mtg_card], [mtg_card]Balance[/mtg_card], [mtg_card]Treasure Cruise[/mtg_card], [mtg_card]Dig Through Time[/mtg_card], [mtg_card]Windfall[/mtg_card], [mtg_card]Wheel of Fortune[/mtg_card], [mtg_card]Necropotence[/mtg_card], [mtg_card]Survival of the Fittest[/mtg_card], [mtg_card]Skullclamp[/mtg_card], [mtg_card]Mind’s Desire[/mtg_card], entre outras.

Após uma análise um pouco mais criteriosa da lista, não parecem sobrar muitas opções de retorno. A WotC é bem cuidadosa quanto a isso, e desde 2012 apenas três cartas voltaram do “limbo”, nenhuma delas com qualquer efeito no meta: [mtg_card]Land Tax[/mtg_card] voltou em junho de 2012, [mtg_card]Worldgorger Dragon[/mtg_card] foi desbanido em janeiro de 2015, e em setembro desse mesmo ano quem voltou, mas ninguém deu bola, foi a outrora temida [mtg_card]Black Vise[/mtg_card].

Parece que a lista de banidas está balanceada, mas, se fôssemos pensar na volta de alguém quem poderia ser? Separei alguns candidatos, e sei que serei ofendido por pessoas que podem ver algo que não enxerguei nelas ainda…

[mtg_card]Imperial Seal[/mtg_card] (banido em setembro de 2005) – Esse [mtg_card]Vampiric Tutor[/mtg_card] de pobre é extremamente forte, é claro, mas o fato de ser feitiço e representar card disavantage (pode levar um fate seal do [mtg_card]Jace, the Mind Sculptor[/mtg_card] ou [mtg_card]Portent[/mtg_card]) dá uma balanceada. Serviria para dar uma animada nos combos, que estão meio em baixa. Eu não desbaniria, mas não sei se seria tão abusiva a volta dele, porque, ao contrário do [mtg_card]Infernal Tutor[/mtg_card], não comba com [mtg_card]Lion’s Eye Diamond[/mtg_card].

[mtg_card]Demonic Consultation[/mtg_card] (banido em setembro de 2000) – Carta emocionante de se jogar e que ficou esquecida durante anos após seu lançamento, Consultation é aquela carta do desespero, mas que resolve os jogos. Hoje ela poderia entrar em algum combo maluco com o [mtg_card]Laboratory Maniac[/mtg_card], mas, de repente, o risco que ela oferece faz valer tentar a sua volta. 

[mtg_card]Goblin Recruiter[/mtg_card] (banido em setembro de 2004) – Com ele de volta, os goblins poderiam ficar mais competitivos, e isso sempre é bom para o jogo. Poderia gerar algum deck que combasse com [mtg_card]Fecundity[/mtg_card] e [mtg_card]Skirk Prospector[/mtg_card] pra um [mtg_card]Grapeshot[/mtg_card] colossal. 

[mtg_card]Gush[/mtg_card] (banido em junho de 2003) – Será que o dano que ele causou ao Vintage se repetiria no Legacy, um formato com muito menos fontes de mana e mais dependente dos terrenos? No late game pode ser muito forte, e é mais um pitch pra [mtg_card]Force of Will[/mtg_card], mas será que é quebrado a ponto de ficar de fora do Legacy?

[mtg_card]Mana Drain[/mtg_card] (banido em setembro de 2004) – Será que o custo UU faria com que quatro jogassem nos decks? Um Mana Drain no turno dois é igual ao JTMS no turno três…

Essa arte é BEM mais legal…

[mtg_card]Mind Twist[/mtg_card] (banida desde a criação do formato) – Fazia a festa quando combado com [mtg_card]Dark Ritual[/mtg_card] e [mtg_card]Mana Vault[/mtg_card]. Hoje poderia ser decisivo no late game.

É um pesadelo levar um Mind Twist. 🙁

Se fosse para desbanir alguma carta, qual seria, e por quê?

About Paulo de Tarso

Jornalista de formação, vive a (e de) escrever. Joga (mal) Magic desde 1995, e encontra diversão para compensar a falta de talento para o jogo utilizando cartas e decks que não são muito usados por aí. De vez em quando flerta com algum relativo sucesso ao beliscar um top 8, mas não é muito afeito às mesas iniciais. Atualmente joga Legacy e alguns drafts.

One comment

  1. Parabéns pelo artigo PDT, maravilhosamente escrito como de costume.
    Recruiter acho que poderia voltar. O Goblin joga muito bem com ele lógico, mas o combo do antigo XT com charbelcher não me parece possível no legacy.
    Tutor e CA eh complicado liberar. Sempre tem um japa fdp que inventa um combo que desanda o meta game. Gush eh muito forte, grixis podia usar winter orb de MD com gush na lista.
    Flash numa dessas. Combo de hulk seria jogado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *