quarta-feira , dezembro 12 2018
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Análise de Commander 2018: Adaptive Enchantment

Olá senhoras e senhores!
Bem vindos à Command Beacon, a nossa coluna sobre Commander multiplayer aqui na Eternal Magic!

Hoje chegamos ao nosso último artigo de análise dos decks e cartas de Commander 2018. Semana passada fizemos  a análise do deck Nature’s Vengeance e você pode conferir o artigo clicando aqui. Nosso foco hoje será no deck Bant([mana]GWU[/mana]).

Adaptive Enchantment / Encantamento Adaptável ([mana]GWU[/mana])
Exquisite Invention / Invenção Requintada ([mana]UR[/mana])
Subjective Reality / Realidade Subjetiva ([mana]WUB[/mana])
Nature’s Vengeance / Vingança da Natureza ([mana]BRG[/mana])

Resultado de imagem para commander 2018 products

[deck]Deck – Adaptive Enchantment
Commander
1 Estrid, the Masked

Criaturas
1 Bruna, Light of Alabaster
1 Eidolon of Blossoms
1 Kestia, the Cultivator
1 Tuvasa the Sunlit
1 Heavenly Blademaster
1 Nylea’s Colossus
1 Ravenous Slime
1 Arixmethes, Slumbering Isle
1 Hydra Omnivore
1 Ajani’s Chosen
1 Celestial Archon
1 Silent Sentinel
1 Boon Satyr
1 Herald of the Pantheon
1 Cold-Eyed Selkie
1 Daxos of Meletis
1 Elderwood Scion
1 Loyal Unicorn
1 Loyal Drake
1 Loyal Guardian
1 Archetype of Imagination
1 Whitewater Naiads
1 Aura Gnarlid
1 Reclamation Sage
1 Yavimaya Enchantress

Artefatos
1 Sol Ring

Encantamentos
1 Estrid’s Invocation
1 Ever-Watching Threshold
1 Octopus Umbra
1 Myth Unbound
1 Sigil of the Empty Throne
1 Dictate of Kruphix
1 Bear Umbra
1 Enchantress’s Presence
1 Epic Proportions
1 Ground Seal
1 Spawning Grounds
1 Finest Hour
1 Righteous Authority
1 Sage’s Reverie
1 Soul Snare
1 Unquestioned Authority
1 Eel Umbra
1 Vow of Flight
1 Dawn’s Reflection
1 Fertile Ground
1 Overgrowth
1 Snake Umbra
1 Vow of Wildness
1 Wild Growth
1 Unflinching Courage

Feitiços
1 Empyrial Storm
1 Genesis Storm
1 Martial Coup
1 Phyrexian Rebirth
1 Winds of Rath
1 Creeping Renaissance
1 Kruphix’s Insight

Mágicas Instantâneas
1 Dismantling Blow
1 Bant Charm

Terrenos
9 Plains
6 Island
8 Forest
1 Forge of Heroes
1 Azorius Chancery
1 Blossoming Sands
1 Command Tower
1 Evolving Wilds
1 Krosan Verge
1 Meandering River
1 Mosswort Bridge
1 Seaside Citadel
1 Selesnya Sanctuary
1 Simic Growth Chamber
1 Terramorphic Expanse
1 Thornwood Falls
1 Tranquil Cove
1 Tranquil Expanse
1 Woodland Stream
[/deck]

Adaptive Enchantment é liderado por [mtg_card]Estrid, the Masked[/mtg_card], e possui como comandantes secundários [mtg_card]Kestia, the Cultivator[/mtg_card] e [mtg_card]Tuvasa the Sunlit[/mtg_card]. É um deck muito proativo, de pouca interação não-combativa,  contando com apenas 2 mágicas instantâneas ([mtg_card]Dismantling Blow[/mtg_card] e [mtg_card]Bant Charm[/mtg_card]), 3 remoções globais que pouco ajudam nesse plano de jogo  ([mtg_card]Martial Coup[/mtg_card], [mtg_card]Phyrexian Rebirth[/mtg_card] e [mtg_card]Winds of Rath[/mtg_card]), apenas 2 encantamentos ([mtg_card]Ground Seal[/mtg_card] como grave hate e [mtg_card]Soul Snare[/mtg_card] como remoção) e 2 criaturas ([mtg_card]Reclamation Sage[/mtg_card] como remoção de artefatos e encantamentos e [mtg_card]Ravenous Slime[/mtg_card] como uma forma de grave hate).

O restante do deck? Criaturas grandes e/ou que interajam com encantamentos assim como permanentes que desencadeiem habilidades com entrada de encantamentos ([mtg_card]Bruna, Light of Alabaster[/mtg_card], [mtg_card]Kestia, the Cultivator[/mtg_card], [mtg_card]Tuvasa the Sunlit[/mtg_card], [mtg_card]Heavenly Blademaster[/mtg_card], [mtg_card]Nylea’s Colossus[/mtg_card], [mtg_card]Eidolon of Blossoms[/mtg_card], [mtg_card]Arixmethes, Slumbering Isle[/mtg_card], [mtg_card]Hydra Omnivore[/mtg_card], [mtg_card]Ajani’s Chosen[/mtg_card], [mtg_card]Celestial Archon[/mtg_card], [mtg_card]Silent Sentinel[/mtg_card], [mtg_card]Boon Satyr[/mtg_card], [mtg_card]Herald of the Pantheon[/mtg_card], [mtg_card]Elderwood Scion[/mtg_card], [mtg_card]Whitewater Naiads[/mtg_card], [mtg_card]Aura Gnarlid[/mtg_card] e [mtg_card]Yavimaya Enchantress[/mtg_card], [mtg_card]Sigil of the Empty Throne[/mtg_card] e [mtg_card]Enchantress’s Presence[/mtg_card]). Dos encantamentos, 12 são voltados principalmente ao combate ([mtg_card]Octopus Umbra[/mtg_card], [mtg_card]Bear Umbra[/mtg_card], [mtg_card]Epic Proportions[/mtg_card], [mtg_card]Finest Hour[/mtg_card], [mtg_card]Righteous Authority[/mtg_card], [mtg_card]Sage’s Reverie[/mtg_card], [mtg_card]Unquestioned Authority[/mtg_card], [mtg_card]Eel Umbra[/mtg_card], [mtg_card]Vow of Flight[/mtg_card], [mtg_card]Snake Umbra[/mtg_card], [mtg_card]Vow of Wildness[/mtg_card] e [mtg_card]Unflinching Courage[/mtg_card]) e os 13 restantes possuem funções um pouco mais variadas, desde card advantage e criação de fichas até ramp ([mtg_card]Estrid’s Invocation[/mtg_card], [mtg_card]Ever-Watching Threshold[/mtg_card], [mtg_card]Myth Unbound[/mtg_card], [mtg_card]Sigil of the Empty Throne[/mtg_card], [mtg_card]Dictate of Kruphix[/mtg_card], [mtg_card]Enchantress’s Presence[/mtg_card], [mtg_card]Ground Seal[/mtg_card], [mtg_card]Spawning Grounds[/mtg_card], [mtg_card]Soul Snare[/mtg_card], [mtg_card]Dawn’s Reflection[/mtg_card], [mtg_card]Fertile Ground[/mtg_card], [mtg_card]Overgrowth[/mtg_card] e [mtg_card]Wild Growth[/mtg_card]).

Atente-se aos custos, pois esse é um deck relativamente pesado. O motor para corrigir essa deficiência passa pela fontes de compra, que o levará aos cadenciamento correto de jogar um terreno por turno e não engasgar o deck devido aos custos mais altos. Então não menospreze essas fontes. No ambiente selado, indo na contramão de muitos, não acredito que esse seja um dos melhores decks, inclusive, pela falta de interações, pode sofrer contra os decks Exquisite Invention e Nature’s Vengeance. É uma pena, pois o design do deck é extremamente simplista e linear, mesmo com a existência de inúmeros encantamentos mais versáteis ou interativos no jogo, o que vai na contra mão do próprio nome do deck (Adaptive Enchantment).

Novas Cartas em Adaptive Enchantment

  • [mtg_card]Empyrial Storm[/mtg_card]

Por 6 manas, esse feitiço permite criar uma ficha de Anjo 4/4 Voar e criar um número de cópias de [mtg_card]Empyrial Storm[/mtg_card] igual a quantidade de vez que você conjurou seu comandante da Zona de Comando. O número mais comum de anjos a serem criados provavelmente será 2, mas potencialmente podem ser criados mais, especialmente quando falamos de comandantes com baixo custo de mana convertido, como [mtg_card]Rhys the Redeemed[/mtg_card], [mtg_card]Isamaru, Hound of Konda[/mtg_card] e [mtg_card]Saffi Eriksdotter[/mtg_card]. É uma mágica lenta para um plano de jogo lento, mas se em seu meta há espaço para desenvolver estratégias subótimas não vejo porque não.

  • [mtg_card]Heavenly Blademaster[/mtg_card]

Usualmente estratégias que envolvam Auras e Equipamentos costumam orbitar o arquétipo Voltron Aggro, já que é possível condensar todo o dano de combate ao dano de comandante. Dessa forma não precisamos dividir a atenção entre conjurar criaturas e conjurar Auras e Equipamentos, além de pagar o custo equipá-los. Dessa forma, ganhamos tempo e velocidade. Por esse motivo não creio que, apesar de ter a principio ótimas habilidades, [mtg_card]Heavenly Blademaster[/mtg_card] vá encontrar espaço em muitos decks, justamente por ter que dividir essa atenção no que seria um misto de Voltron e Linear Aggro/Swarm. O fato de não ser uma criatura lendária dificulta ainda mais. Caso pudesse ser um comandante, poderíamos pensar nessa estratégia de uma forma mais viável. Cabe observar porém, que essa criatura consegue encontrar um ótimo espaço ao lado de uma comandante mono-white: Kemba, Kha Regent. Essa comandante permite forçar uma estratégia Voltron enquanto se cria uma exército de Gatos turno a turno. Em uma mesa povoada, Heavenly Blademaster entra para tornar as fichas em uma ameaça real.

  • [mtg_card]Estrid’s Invocation[/mtg_card]

[mtg_card]Estrid’s Invocation[/mtg_card] é uma espécie de [mtg_card]Copy Enchantment[/mtg_card] muito superior, mesmo copiando somente encantamentos que nós controlemos. Em uma estratégia voltada para esse tipo de permanente, entrará como uma cópia de nosso encantamento mais relevante. Obviamente deve-se priorizar efeitos que se acumulam. Por que não ter em campo 2 [mtg_card]Rhystic Study[/mtg_card], 2 [mtg_card]Suppression Fied[/mtg_card], 2 [mtg_card]Mana Vortex[/mtg_card] ou, caso tenha feito reserva no inferno, 2 [mtg_card]Nether Void[/mtg_card]? A melhor parte em [mtg_card]Estrid’s Invocation[/mtg_card] é que conforme o estado do jogo mudar, ele poderá se adaptar para algo mais adequado. Um Swarm tomou conta da mesa e você possui uma [mtg_card]Propaganda[/mtg_card] que não será suficiente? Agora, que tal transformar a cópia de um [mtg_card]Energy Flux[/mtg_card] que você possui, que está em uma mesa agora sem artefatos, em mais uma cópia de [mtg_card]Propaganda[/mtg_card]? Essa é apenas uma situação de jogo perfeitamente viável e corriqueira. As possibilidades de uso para esse encantamento são inúmeras e considero uma ótima carta para se ter disponível.

  • [mtg_card]Ever-Watching Threshold[/mtg_card]

É muito comum determinados tipos de estratégias serem focadas, como Full Combos, Combo Control ou Storms. Justamente por sua velocidade, toda e qualquer oportunidade de combate costuma ser voltada contra esse jogador. Em geral, para esse tipo de estratégia, abusar de cartas Pillowfort como [mtg_card]Propaganda[/mtg_card] e [mtg_card]Ghostly Prison[/mtg_card] não costumam ser uma boa jogada, visto que não aceleram seu plano de jogo e o protegem apenas de maneira parcial. Porém, [mtg_card]Ever-Watching Threshold[/mtg_card] surge como uma opção viável de “proteção” para essas estratégias, pois ele não impõe um custo para atacar esse jogador, mas algo muito melhor: Card Advantage. Você irá atacar o jogador de Full Combo? OK, você dará mais uma carta para ele, e, muitas vezes, basta um único ponto de vida para ele vencer o jogo, desde que tenha cartas o suficiente para assimilar seu combo. Potencialmente, esse encantamento é capaz de comprar até 3 cartas por rodada de jogo, considerando 4 jogadores, caso eles sejam incautos e provavelmente são as mesmas pessoas que não pagam a mana do [mtg_card]Rhystic Study[/mtg_card]. Portanto, costuma ser focado pelos deck Aggro e Midrange? Seu meta é mais agressivo? [mtg_card]Ever-Watching Threshold[/mtg_card] pode ser o que você precisa para inibir ataques ou comprar muitas cartinhas.

  • [mtg_card]Octopus Umbra[/mtg_card]

Auras são permanentes controversas. Favorecem o famoso “2 por 1”, onde uma única remoção na criatura encantada pode levar a perder 2 cartas (a criatura e a Aura) para 1 carta (a remoção). Armadura de totem é uma habilidade que existe para minimizar esse tipo de desvantagem e favorecer determinados tipos de estratégias baseadas em Auras e/ou Equipamentos. No Commander uma das estratégias mais comuns são os Voltron, onde se costuma focar na vitória por dano de comandante, onde Auras com essa habilidade costumam ser muito bem vindas como uma forma de proteção a mais, onde o encantamento pode substituir a destruição da criatura. [mtg_card]Octopus Umbra[/mtg_card] resgata essa habilidade. Transforma o poder e resistência base da criatura em 8/8, o que pode ser interessante para comandantes que naturalmente possuem poder mais baixo e identidade azul. Por exemplo, [mtg_card]Rafiq of the Many[/mtg_card], com apenas esse encantamento, é capaz de causar facilmente 18 pontos de dano. Com qualquer aumento em 2 de poder é hit kill. A outra habilidade dessa Aura é virar qualquer criatura de poder 8 ou menos mediante o ataque. Importante para tirar chump blockers do caminho. O que você deve se perguntar entretanto é: meu deck tem espaço para uma aura com custo 5? Ela será relevante em comparação com outras Auras de menor custo? Provavelmente a resposta é não. É o típico caso de “Meu deck está com 115 cartas, preciso cortar algumas”.

  • [mtg_card]Genesis Storm[/mtg_card]

[mtg_card]Genesis Storm[/mtg_card] é a última carta do ciclo de “Commander Storm”, sendo copiada para cada vez que você conjurou seu comandante da Zona de Comando. Seu efeito entra na família de cartas como que permitem conjurar permanentes do grimório, burlando seus custos, como podemos ver nos efeitos como [mtg_card]Genesis Wave[/mtg_card], [mtg_card]Genesis Hydra[/mtg_card], [mtg_card]Selvala’s Stampede[/mtg_card], [mtg_card]See the Unwritten[/mtg_card] e [mtg_card]Summoning Trap[/mtg_card] (as duas últimas restritas a criaturas). Sem um forte controle de topo (seja com tutores como Worldly Tutor ou reorganização de topo como Sensei’s Divining Top), a carta perde muito de seu potencial, já que podemos investir muita mana e correr um risco alto de cair por exemplo um Llanowar Elves ou uma mana rock como Fellwar Stone (em um estágio de jogo que mais mana não é seu objetivo). Quando comparamos com outras cartas equivalentes como [mtg_card]Selvala’s Stampede[/mtg_card], facilmente [mtg_card]Genesis Storm[/mtg_card] perde espaço e passa a ser uma escolha terciária.

  • [mtg_card]Myth Unbound[/mtg_card]

[mtg_card]Myth Unbound[/mtg_card] está entre algumas das boas cartas dessa coleção. No próprio cerne do formato, é extremamente comum e relevante o fato do comandante ser a carta chave de um deck, tornando inclusive alguns decks extremamente dependentes deste. Em um jogo longo e com muita interação facilmente perdemos nosso comandante diversas vezes e é nesse contexto que esse encantamento traz um grande diferencial. Primeiramente, diminuindo a taxa de comandante. Em um exemplo hipotético, digamos que você esteja jogando de [mtg_card]Atraxa, Praetor’s Voice[/mtg_card] e ela foi colocada 2 vezes na Zona de Comando. Em geral, com a taxa, você deveria pagar um custo total de 8 manas. Com [mtg_card]Myth Unbound[/mtg_card] esse custo cai para viáveis 6 manas. Isso nos traz também outro ponto interessante que é a habilidade relacionada a compra de cartas. Para cada vez que for para a Zona de Comando, 1 carta a mais, te gerando uma compensação e Card Advantage real. Isso abre brecha para abusos, como combos que envolvam o comandante ir e voltar da Zona de Comando diversas vezes. Um exemplo é o famoso combo [mtg_card]Food Chain[/mtg_card] + [mtg_card]Prossh, Skyraider of Kher[/mtg_card], que permite gerar mana infinita (para criaturas), usando o comandante e parte das fichas para conjurar o comandante múltiplas vezes, criando um looping. Com [mtg_card]Myth Unbound[/mtg_card] em jogo você garante que irá comprar sua condição real de vitória (como um [mtg_card]Zulaport Cutthroath[/mtg_card]) durante o combo. Porém tome cuidado. A compra não é opcional, então se usar de modo displicente correrá o risco de perder por tentar comprar de um grimório vazio.

  • [mtg_card]Nylea’s Colossus[/mtg_card]

Habilidade e corpo 6/6 interessantes. Custo horrível. Sozinho, há pouco valor a ser aproveitado, já que dobrará o poder e resistência de uma criatura, mas ele por si só não possui Ímpeto, nesse sentido sendo melhor aproveitado em um Big Aggro ou Voltron Aggro. Em um deck com múltiplos encantamentos, supondo que ao chegar na curva de mana 7 sua mão não esteja vazia, poderá conjurar múltiplos encantamentos e desencadear a Constelação diversas vezes. Quem pode fazer estrago com esse gigante é [mtg_card]Xenagos, God of Revels[/mtg_card], pois já entra aumentando alguma criatura já assustadora ou batendo 24 de dano com a ajuda do comandante. Mas esse custo não o faz ser uma das escolhas racionais.

  • [mtg_card]Ravenous Slime[/mtg_card]

Seu meta é recheado com decks que abusem de sacrifício de criaturas? Loopings degenerados envolvendo o cemitério? Sua resposta pode vir na forma de [mtg_card]Ravenous Slime[/mtg_card]. Essa criatura é mais uma forma de grave hate de forma passiva, podendo frear justamente esse tipo de deck sem precisar utilizar recursos (como [mtg_card]Scavenging Ooze[/mtg_card], que necessita ativar habilidade). Esse lodo inclusive pode punir muito bem que insistir no erro de sacrificar criaturas, ou você mesmo com um plano mais proativo em forçar sacrifícios,  pode deixá-lo enorme. Cabe observar que [mtg_card]Ravenous Slime[/mtg_card] também é uma excelente pedida contra um dos bichos papões do formato: [mtg_card]Protean Hulk[/mtg_card].

Novos Comandantes

  • [mtg_card]Estrid, the Masked[/mtg_card]

[mtg_card]Estrid, the Masked[/mtg_card] possui algum potencial. Por um bom custo de mana entra em jogo com 3 marcadores de lealdade. Sua habilidade +2 é um bom motivo para olhá-la com atenção, pois permite desvirar cada permanente encantada que você controla. A principio a melhor forma para se abusar dessa habilidade é gerar quantias enormes de mana com auras voltadas para terrenos ([mtg_card]Utopia Sprawl[/mtg_card], [mtg_card]Wild Growth[/mtg_card], [mtg_card]Overgrowth[/mtg_card], etc), o que pode ser fundamental em algumas estratégias Stax ou Combo. Seu -1 também traz perspectivas interessantes ao criar uma ficha de Máscara, uma Aura com Armadure de totem, efetivamente ajudando a proteger permanentes chave, desde peças de Stax fundamentais ([mtg_card]Stasis[/mtg_card], por exemplo) a terrenos, mana rocks, mana dorks (uma beleza com [mtg_card]Bloom Tender[/mtg_card]) ou permanentes com boas habilidades que envolvam virar, como The Chain Veil, uma carta importantíssima para os bons decks de Estrid, como veremos na lista mais abaixo. As duas primeiras habilidades podem ser usadas portanto de forma sinérgica e altamente estratégica. O ultimate de [mtg_card]Estrid, the Masked,[/mtg_card] com -7, consiste em colocar 7 cartas do grimório para o cemitério e depois um efeito similar a [mtg_card]Replenish[/mtg_card], voltando todos os encantamentos para jogo. É um efeito forte, porém não um finalizador como costumam ser essas habilidades.

[deck]Deck – Estrid, the Masked (Full Combo)
Commander
1 Estrid, the Masked

Criaturas
1 Aven Mindcensor
1 Manglehorn
1 Thalia, Heretic Cathar
1 Kataki, War’s Wage
1 Scavenging Ooze

Planeswalkers
1 Tezzeret the Seeker
1 Teferi, Temporal Archmage

Artefatos
1 The Chain Veil
1 Sol Ring
1 Mana Crypt
1 Candelabra of Tawnos

Encantamentos
1 Utopia Sprawl
1 Wild Growth
1 Fertile Ground
1 Overgrowth
1 Song of the Dryads
1 Imprisoned in the Moon
1 Verdant Haven
1 Market Festival
1 Dawn’s Reflection
1 Gift of Paradise
1 New Horizons
1 Stasis
1 Sylvan Library
1 Sunken Field
1 Weirding Wood
1 Blind Obedience
1 Sheltered Aerie
1 Unbridled Growth
1 Enchantress’s Presence
1 Root Maze
1 Wellspring
1 Mirari’s Wake
1 Mystic Remora
1 Rhystic Study
1 Carpet of Flowers
1 Energy Flux
1 Oath of Teferi

Feitiços
1 Fabricate
1 Sylvan Scrying
1 Replenish
1 Supreme Verdict
1 Personal Tutor
1 Time Warp
1 Capture of Jingzhou
1 Temporal Manipulation

Mágicas Instantâneas
1 Blue Sun’s Zenith
1 Sphinx’s Revelation
1 Pull from Tomorrow
1 Nature’s Claim
1 Swords to Plowshares
1 Spell Pierce
1 Swan Song
1 Mana Drain
1 Force of Will
1 Pact of Negation
1 Whir of Invention
1 Enlightened Tutor
1 Crop Rotation
1 Mystical Tutor
1 Negate
1 Delay
1 Silence
1 Pull from Eternity
1 Beast Within
1 Teferi’s Protection

Terrenos
1 Misty Rainforest
1 Flooded Strand
1 Windswept Heath
1 Arid Mesa
1 Marsh Flats
1 Polluted Delta
1 Scalding Tarn
1 Wooded Foothills
1 Verdant Catacombs
1 Tundra
1 Tropical Island
1 Savannah
1 Breeding Pool
1 Hallowed Fountain
1 Temple Garden
1 Sea of Clouds
1 Bountiful Promenade
1 Command Tower
1 Nykthos, Shrine to Nyx
1 Serra’s Sanctum
1 Mana Confluence
1 Tarnished Citadel
1 City of Brass
1 Hinterland Harbor
2 Island
2 Forest
1 Plains
1 Forge of Heroes
1 Arch of Orazca
[/deck]

Essa lista foi criada como um Combo Control, voltado para finalizar com o combo entre [mtg_card]Estrid, the Masked[/mtg_card] e [mtg_card]The Chain Veil[/mtg_card]. Aviso de antemão que esse é um deck complexo de pilotar, fácil para jogadas erradas e que envolve vários cálculos. Mas então, como funciona? O setup básico é gerar uma grande quantidade de manas a partir de geradores encantados e que possam ser desvirados com a primeira habilidade da nossa comandante. Por esse motivo abusamos de Auras que encantem terrenos, tais como: [mtg_card]Utopia Sprawl[/mtg_card], [mtg_card]Wild Growth[/mtg_card], [mtg_card]Fertile Ground[/mtg_card], [mtg_card]Overgrowth,Wellspring[/mtg_card], [mtg_card]Verdant Haven[/mtg_card], [mtg_card]Market Festival[/mtg_card], [mtg_card]Dawn’s Reflection[/mtg_card], [mtg_card]Gift of Paradise[/mtg_card], [mtg_card]New Horizons[/mtg_card], [mtg_card]Sunken Field[/mtg_card], [mtg_card]Weirding Wood[/mtg_card], [mtg_card]Sheltered Aerie[/mtg_card] e [mtg_card]Unbridled Growth[/mtg_card]. Em caso de emergência, ainda podemos usar alguns encantamentos incapacitantes ([mtg_card]Song of the Dryads[/mtg_card] e [mtg_card]Imprisoned in the Moon[/mtg_card]) para essa função. Lembrando que nossa própria comandante pode trabalhar nessa função com sua segunda habilidade. Lembre-se, o melhor terreno para ser encantado nesse deck é [mtg_card]Serra’s Sanctum[/mtg_card], motivo pelo qual usamos [mtg_card]Crop Rotation[/mtg_card] e [mtg_card]Sylvan Scrying[/mtg_card].

A partir desse momento o ideal é ter mana o suficiente para conjurar [mtg_card]The Chain Veil[/mtg_card] e ativar sua habilidade. Então, a principio precisamos gerar 8 manas e ter nossa comandante com uma quantidade par de marcadores de lealdade, sendo esse um detalhe relevante para uma vitória garantida como veremos mais a frente. Para garantir o artefato, contamos com [mtg_card]Enlightened Tutor[/mtg_card], [mtg_card]Whir of Invention[/mtg_card], [mtg_card]Fabricate[/mtg_card] e [mtg_card]Tezzeret the Seeker[/mtg_card], além de [mtg_card]Mystical Tutor[/mtg_card] e [mtg_card]Personal Tutor[/mtg_card] que podem buscar alguns desses tutores. Com [mtg_card]The Chain Veil[/mtg_card] e [mtg_card]Estrid, the Masked[/mtg_card] em campo, usamos a habilidade -1 para encantar o artefato. Na sequência, pagamos 4 manas para ativar o artefato, permitindo usar habilidades de planeswalkers mais uma vez. Usamos o +2 para desvirar as permanentes encantadas, incluindo nossos terrenos e [mtg_card]The Chain Veil[/mtg_card]. Ativamos novamente e repetimos o processo. A partir daqui, caso tenhamos permanentes encantadas que gerem ao menos 5 manas, efetivamente podemos fazer mana infinita e finalizar o jogo com algum mana sink ([mtg_card]Blue Sun’s Zenith[/mtg_card], [mtg_card]Sphinx’s Revelation[/mtg_card] e [mtg_card]Pull from Tomorrow[/mtg_card] para comprar o deck, sendo o primeiro uma kill condition por si só), ou com [mtg_card]Teferi, Temporal Archmage[/mtg_card] permitindo comprar o deck com múltiplas ativações de seu +1 ou ainda com [mtg_card]Arch of Orazca[/mtg_card] encantado comprando uma carta a cada ativação.

Mas suponha que você não tenha nenhuma dessas condições de vitória em sua mão, apenas o setup inicial do combo. É necessário que, após encantar [mtg_card]The Chain Veil[/mtg_card], Estrid fique com 3 marcadores de lealdade. A partir dai o processo consiste em ativar seu +2 duas vezes, chegando a um total de 7. Devemos então usar seu ultimate e enviá-la para a Zona de Comando. Nesse ponto devemos ter mana o suficiente para conjurá-la novamente. Cabe agora uma observação relevante: [mtg_card]The Chain Veil[/mtg_card] possui uma regra que poucos sabem. Suas ativações se acumulam para quando um planeswalker entra em campo. Ou seja, no nosso exemplo do deck,  teriamos ativado esse artefato até aqui um total de 4 vezes. Ao conjurar a comandante novamente, podemos ativá-la então 5 vezes.  Gere mana suficiente, ative o artefato mais vezes e garanta que ela chegue em 7 marcadores de lealdade para usar seu novamente seu ultimate e repetir quantas vezes forem necessárias esse looping. Atente-se sempre para a quantidade de mana. Nesse estado de jogo iremos colocando cartas no cemitério e trazendo todos os encantamentos para jogo. Isso deve ocorrer até cair a nossa verdadeiro finalizador: [mtg_card]Blind Obedience[/mtg_card]. Com essse encantamento podemos usar a habilidade de Extorquir para causar dano nos oponentes a cada vez que conjuramos uma mágica. Como podemos fazer um looping de conjuração com Estrid, podemos conjurá-lá, Extorquir, usar suas habilidades para zerá-la e enviá-la de volta para a Zona de Comando, para então podermos repetir o processo e drenar mais 1 ponto de vida com [mtg_card]Blind Obedience[/mtg_card] a cada vez.

Nossa comandante ainda permite mais um combo, nessa vez na forma de Stax. Com alguns terrenos encantados, podemos colocar em campo [mtg_card]Root Maze[/mtg_card], para que todos os artefatos e terrenos entrem em jogo virados, em conjunto com [mtg_card]Stasis[/mtg_card], impedindo que permanentes sejam desviradas. Como devemos pagar [mana]U[/mana] toda manutenção é ai que entra Estrid, desvirando todas as permanentes encantadas e permitindo sempre pagar o custo de [mtg_card]Stasis[/mtg_card] enquanto travamos os oponentes e continuamos nosso jogo.

Por fim, temos várias cartas como suporte. Anulações ([mtg_card]Spell Pierce[/mtg_card], [mtg_card]Swan Song[/mtg_card], [mtg_card]Mana Drain[/mtg_card], [mtg_card]Force of Will[/mtg_card], [mtg_card]Pact of Negation[/mtg_card], [mtg_card]Negate[/mtg_card], [mtg_card]Delay[/mtg_card] e [mtg_card]Sunken Field[/mtg_card]), remoções ([mtg_card]Nature’s Claim[/mtg_card], [mtg_card]Swords to Plowshares[/mtg_card], [mtg_card]Beast Within[/mtg_card] e [mtg_card]Supreme Verdict[/mtg_card]), proteção e recursão ([mtg_card]Silence[/mtg_card], [mtg_card]Teferi’s Protection[/mtg_card], [mtg_card]Pull from Eternity[/mtg_card], [mtg_card]Replenish[/mtg_card], [mtg_card]Eternal Witness[/mtg_card] e [mtg_card]Riftsweeper[/mtg_card]), compras ([mtg_card]Blue Sun’s Zenith[/mtg_card], [mtg_card]Sphinx’s Revelation[/mtg_card], [mtg_card]Pull from Tomorrow[/mtg_card], [mtg_card]Enchantress’s Presence[/mtg_card], [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card], [mtg_card]Mystic Remora[/mtg_card], [mtg_card]Rhystic Study[/mtg_card] e [mtg_card]Arch of Orazca[/mtg_card]), turnos extra ([mtg_card]Time Warp[/mtg_card], [mtg_card]Capture of Jingzhou[/mtg_card] e [mtg_card]Temporal Manipulation[/mtg_card]), peças de Stax ([mtg_card]Energy Flux[/mtg_card], [mtg_card]Root Maze[/mtg_card], [mtg_card]Stasis[/mtg_card], [mtg_card]Blind Obedience[/mtg_card], [mtg_card]Aven Mindcensor[/mtg_card], [mtg_card]Manglehorn[/mtg_card], [mtg_card]Thalia, Heretic Cathar[/mtg_card] e [mtg_card]Kataki, War’s Wage[/mtg_card]) além dos já mencionados tutores ([mtg_card]Enlightened Tutor[/mtg_card], [mtg_card]Whir of Invention[/mtg_card], [mtg_card]Fabricate[/mtg_card] e [mtg_card]Tezzeret the Seeker[/mtg_card],[mtg_card]Mystical Tutor[/mtg_card] e [mtg_card]Personal Tutor[/mtg_card]).

  • [mtg_card]Kestia, the Cultivator[/mtg_card]

Quando olhamos Kestia, the Cultivator por si só temos a nítida sensação que não é uma boa comandante. Apesar do custo justo com um bom corpo 4/4, que pode ser utilizada para Agraciar uma criatura por [mana]3gwu[/mana], fornecendo +4/+4 ao encantá-la. Sua última habilidade permite comprar cartas para cada criatura encantada ou criatura encantamento que você controla atacar. Dessa maneira, sozinha já é capaz de nos fornecer uma compra por turno. Em decks que abusem de Auras e um grande número de criaturas pode permitir comprar uma boa quantia de cartas. Nada grandioso ou a principio forte. Caso queira abusar dessa comandante, atente-se ao detalhe: ela é uma criatura encantamento na zona de comando, permitindo que habilidades que desencadeiam com criaturas ou encantamentos desencadeiem com sua entrada. O que nos leva a lista que usarei como exemplo.

[deck]Deck – Kestia, the Cultivator (Full Combo)
Commander
1 Kestia, the Cultivator

Criaturas
1 Arbor Elf
1 Avacyn’s Pilgrim
1 Birds of Paradise
1 Elvish Mystic
1 Fyndhorn Elves
1 Llanowar Elves
1 Noble Hierarch
1 Bloom Tender
1 Eternal Witness
1 Riftsweeper
1 Drift of Phantasms
1 Laboratory Maniac
1 Argothian Enchantress
1 Mesa Enchantress
1 Satyr Enchanter
1 Verduran Enchantress
1 Eidolon of Blossoms
1 Eternal Scourge
1 Misthollow Griffin

Artefatos
1 Chrome Mox
1 Fellwar Stone
1 Mana Crypt
1 Mox Diamond
1 Azorius Signet
1 Selesnya Signet
1 Simic Signet
1 Paradox Engine
1 Candelabra of Tawnos

Encantamentos
1 Burgeoning
1 Curiosity
1 Exploration
1 Keen Sense
1 Mirri’s Guile
1 Mystic Remora
1 Utopia Sprawl
1 Wild Growth
1 Copy Artifact
1 Earthcraft
1 Fertile Ground
1 Sylvan Library
1 Enchantress’s Presence
1 Food Chain
1 Myth Unbound
1 Overgrowth
1 Rhystic Study
1 Song of the Dryads
1 Verdant Haven
1 Leyline of Anticipation
1 Market Festival

Feitiços
1 Idyllic Tutor
1 Time Spiral
1 Timetwister
1 Manipulate Fate
1 Extract
1 Foresight
1 Wargate

Mágicas Instantâneas
1 Enlightened Tutor
1 Flusterstorm
1 Natural State
1 Nature’s Claim
1 Swords to Plowshares
1 Silence
1 Swan Song
1 Mana Drain
1 Delay
1 Snap
1 Frantic Search
1 Unwind
1 Turnabout
1 Force of Will

Terrenos
1 Misty Rainforest
1 Flooded Strand
1 Windswept Heath
1 Arid Mesa
1 Marsh Flats
1 Polluted Delta
1 Scalding Tarn
1 Wooded Foothills
1 Verdant Catacombs
1 Tundra
1 Tropical Island
1 Savannah
1 Breeding Pool
1 Hallowed Fountain
1 Temple Garden
1 Sea of Clouds
1 Bountiful Promenade
1 Command Tower
1 Nykthos, Shrine to Nyx
1 Serra’s Sanctum
1 Mana Confluence
1 Tarnished Citadel
1 City of Brass
1 Hinterland Harbor
2 Island
2 Forest
1 Plains
[/deck]

Essa lista, com algumas pequenas modificações, é do jogador de Brasília, Lucas Bonifácio, um dos moderadores do grupo de Facebook cEDH Brasil e principal nome do canal Torre de Comando. O que ele visualizou foi justamente o ponto de que temos um encantamento na Zona de Comando e é a partir desse detalhe que focamos a lista, um Full Combo com contornos de Storm.

Primeiramente, a lista gera uma quantia gigantesca de Card Advantage por meio de efeitos como os de [mtg_card]Argothian Enchantress[/mtg_card], [mtg_card]Mesa Enchantress[/mtg_card], [mtg_card]Satyr Enchanter[/mtg_card], [mtg_card]Verduran Enchantress[/mtg_card], [mtg_card]Eidolon of Blossoms[/mtg_card] e [mtg_card]Enchantress’s Presence[/mtg_card]. Todos permitem comprar cartas quando um encantamento entra no campo de batalha sob seu controle. Esse card advantage ainda é complementado pela comandante e por [mtg_card]Myth Unbound[/mtg_card], [mtg_card]Curiosity[/mtg_card], [mtg_card]Keen Sense[/mtg_card], [mtg_card]Mystic Remora[/mtg_card], [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card], [mtg_card]Timetwister[/mtg_card] e [mtg_card]Time Spiral[/mtg_card]. Embora o foco seja realmente nas cartas da família de [mtg_card]Enchantress’s Presence[/mtg_card], pois são fundamentais a nossa estratégia.

A carta chave para o funcionamento do deck é [mtg_card]Food Chain[/mtg_card], pois permite exilar uma criatura e gerar o custo dela em mana de uma cor adicionada em mais um. Esse encantamento aliado a [mtg_card]Eternal Scourge[/mtg_card] ou [mtg_card]Misthollow Griffin[/mtg_card] permite gerar mana infinita para para criaturas, já que o grifo e o eldrazi podem ser conjurados do exilio, sempre deixando 1 mana na reserva. A partir desse cenário, conjuramos a comandante, que desencadeia a compra devido aos encantamentos tipo [mtg_card]Enchantress’s Presence[/mtg_card]. Usamos ela para gerar mana com [mtg_card]Food Chain[/mtg_card] e repetimos o processo, efetivamente comprando quantas cartas quisermos. Condições ideias para uma vitória com[mtg_card]Laboratory Maniac[/mtg_card]. Para colocar as criaturas necessárias no exílio, usamos [mtg_card]Manipulate Fate[/mtg_card], [mtg_card]Extract[/mtg_card] e [mtg_card]Foresight[/mtg_card]. Para [mtg_card]Food Chain[/mtg_card], [mtg_card]Drift of Phantasms[/mtg_card], [mtg_card]Enlightened Tutor[/mtg_card], [mtg_card]Idyllic Tutor[/mtg_card] e [mtg_card]Wargate[/mtg_card].

O restante do deck basicamente é formado por anulações ([mtg_card]Swan Song[/mtg_card], [mtg_card]Mana Drain[/mtg_card], [mtg_card]Delay[/mtg_card], [mtg_card]Unwind[/mtg_card], [mtg_card]Force of Will[/mtg_card] e [mtg_card]Flusterstorm[/mtg_card]), remoções ([mtg_card]Song of the Dryads[/mtg_card], [mtg_card]Snap[/mtg_card], [mtg_card]Natural State[/mtg_card], [mtg_card]Nature’s Claim[/mtg_card] e [mtg_card]Swords to Plowshares[/mtg_card]), recursão e proteção ([mtg_card]Eternal Witness[/mtg_card], [mtg_card]Riftsweeper[/mtg_card] e [mtg_card]Silence[/mtg_card]) e formas de aceleração, como mana dorks ([mtg_card]Arbor Elf[/mtg_card], [mtg_card]Avacyn’s Pilgrim[/mtg_card], [mtg_card]Birds of Paradise[/mtg_card], [mtg_card]Elvish Mystic[/mtg_card], [mtg_card]Fyndhorn Elves[/mtg_card], [mtg_card]Llanowar Elves[/mtg_card], [mtg_card]Noble Hierarch[/mtg_card] e [mtg_card]Bloom Tender[/mtg_card]), mana rocks ([mtg_card]Chrome Mox[/mtg_card], [mtg_card]Fellwar Stone[/mtg_card], [mtg_card]Mana Crypt[/mtg_card], [mtg_card]Mox Diamond[/mtg_card], [mtg_card]Azorius Signet[/mtg_card], [mtg_card]Selesnya Signet[/mtg_card] e [mtg_card]Simic Signet[/mtg_card]) e as auras de terrenos ([mtg_card]Utopia Sprawl[/mtg_card], [mtg_card]Wild Growth[/mtg_card], [mtg_card]Fertile Ground[/mtg_card], [mtg_card]Overgrowth[/mtg_card], [mtg_card]Verdant Haven[/mtg_card] e [mtg_card]Market Festival[/mtg_card]), ótimas com o suporte de compras de cartas e que sinergizam muito bem com formas de desvirar terrenos ([mtg_card]Arbor Elf[/mtg_card], [mtg_card]Candelabra of Tawnos[/mtg_card], [mtg_card]Time Spiral[/mtg_card], [mtg_card]Snap[/mtg_card], [mtg_card]Frantic Search[/mtg_card], [mtg_card]Unwind[/mtg_card] e [mtg_card]Turnabout[/mtg_card]). Já os rocks e dorks são muito bem aproveitados por [mtg_card]Paradox Engine[/mtg_card], que pode levar a uma vitória nos moldes de um Storm.

  • [mtg_card]Tuvasa, the Sunlit[/mtg_card]

A nossa terceira comandante Bant é [mtg_card]Tuvasa the Sunlit[/mtg_card], uma tritão com ótimo custo de 3 manas e um bom potencial Voltron, já que recebe +1/+1 para cada encantamento que controlamos. Isso abre possibilidades reais para usar encantamentos diversificados sem necessariamente focar no uso de Aura e Equipamentos como os Voltrons tradicionais, o que abre possibilidade de decks mais próximos a Good Stuff ou até mesmo Stax. Sua segunda habilidade nos fornece card advantage ao possibilitar a compra de uma carta quando conjurar seu primeiro encantamento do turno. Pode casar muito bem com habilidades Enchantress ([mtg_card]Enchantress’s Presence[/mtg_card], etc) e levar a uma progressão de compras que facilmente pode sobrepujar os oponentes.

[deck]Deck – Tuvasa, the Sunlit (Voltron Control)
Commander
1 Tuvasa, the Sunlit

Criaturas
1 Eidolon of Rhetoric
1 Aven Mindcensor
1 Linvala, Keeper of Silence
1 Noble Hierarch
1 Llanowar Elves
1 Birds of Paradise
1 Avacyn’s Pilgrim
1 Bloom Tender
1 Thassa, God of the Sea

Artefatos
1 Chrome Mox
1 Sol Ring
1 Mana Crypt
1 Null Rod
1 Torpor Orb
1 Winter Orb

Encantamentos
1 Rhystic Study
1 Suppression Field
1 Aura of Silence
1 Duelist’s Heritage
1 Estrid’s Invocation
1 Sylvan Library
1 Aqueous Form
1 Utopia Sprawl
1 Wild Growth
1 Sterling Grove
1 Oblivion Ring
1 Grasp of Fate
1 Banishing Light
1 Ancestral Mask
1 Imprisoned in the Moon
1 Song of the Dryads
1 Detention Sphere
1 Rest in Peace
1 Stony Silence
1 Greater Auramancy
1 Blind Obedience
1 Leyline of Anticipation
1 Exploration
1 Root Maze
1 Ever-Watching Threshold
1 Land Tax
1 Nevermore
1 Rule of Law
1 Frozen Aether
1 Energy Flux
1 Pendrell Mists
1 Mana Vortex
1 Arcane Laboratory
1 Land Equilibrium
1 Mana Maze
1 Finest Hour
1 Steel of the Godhead
1 Ethereal Armor
1 Shield of the Oversoul
1 Overburden
1 Back to Basics
1 Monastery Siege

Feitiços
1 Idyllic Tutor
1 Wargate
1 Replenish
1 Supreme Verdict
1 Armageddon

Mágicas Instantâneas
1 Swords to Plowshares
1 Enlightened Tutor
1 Swan Song
1 Force of Will
1 Teferi’s Protection
1 Cyclonic Rift
1 Nature’s Claim

Terrenos
1 Misty Rainforest
1 Flooded Strand
1 Windswept Heath
1 Arid Mesa
1 Marsh Flats
1 Polluted Delta
1 Verdant Catacombs
1 Wooded Foothills
1 Scalding Tarn
1 Tundra
1 Savannah
1 Tropical Island
1 Breeding Pool
1 Hallowed Fountain
1 Temple Garden
1 Command Tower
4 Island
3 Forest
4 Plains
1 Nykthos, Shrine to Nyx
1 Serra’s Sanctum
1 The Tabernacle at Pendrell Vale
[/deck]

A lista proposta aqui é um Voltron Control, fortemente pautado em Stax. Cabe observar que a dificuldade de muitos decks Stax reside justamente na capacidade de finalizar uma partida com eficiência, as vezes desacelerando brutalmente o jogo e devido a capacidade reduzida de finalização, acabar perdendo mesmo assim. O fato de [mtg_card]Tuvasa, the Sunlit[/mtg_card] custar tão pouco e possuir uma progressão no seu poder faz facilmente  com que se torne uma ameaça real nas condições comuns de um jogo desse arquétipo, ainda mais se levarmos em conta que esse é um deck com um total de 42 encantamentos.

A base do deck são nossos encantamentos que restringem a progressão acelerada do jogo: [mtg_card]Eidolon of Rhetoric[/mtg_card], [mtg_card]Suppression Field[/mtg_card], [mtg_card]Aura of Silence[/mtg_card], [mtg_card]Rest in Peace[/mtg_card], [mtg_card]Stony Silence[/mtg_card], [mtg_card]Blind Obedience[/mtg_card], [mtg_card]Root Maze[/mtg_card], [mtg_card]Nevermore[/mtg_card], [mtg_card]Rule of Law[/mtg_card], [mtg_card]Frozen Aether[/mtg_card], [mtg_card]Energy Flux[/mtg_card], [mtg_card]Pendrell Mists[/mtg_card], [mtg_card]Mana Vortex[/mtg_card], [mtg_card]Arcane Laboratory[/mtg_card], [mtg_card]Land Equilibrium[/mtg_card], [mtg_card]Mana Maze[/mtg_card], [mtg_card]Overburden[/mtg_card] e [mtg_card]Back to Basics[/mtg_card]. Essas peças ainda complementados por peças de Stax não-encantamentos, como [mtg_card]Linvala, Keeper of Silence[/mtg_card], [mtg_card]Aven Mindcensor[/mtg_card], [mtg_card]Null Rod[/mtg_card], [mtg_card]Torpor Orb[/mtg_card], [mtg_card]Winter Orb[/mtg_card] e [mtg_card]The Tabernacle at Pendrell Vale[/mtg_card]. Infernizamos os oponentes também com boas interações, na forma de encantamentos ([mtg_card]Oblivion Ring[/mtg_card], [mtg_card]Grasp of Fate[/mtg_card], [mtg_card]Banishing Light[/mtg_card], [mtg_card]Imprisoned in the Moon[/mtg_card], [mtg_card]Song of the Dryads[/mtg_card] e [mtg_card]Detention Sphere[/mtg_card]) e de feitiços e mágicas instantâneas ([mtg_card]Supreme Verdict[/mtg_card], [mtg_card]Armageddon[/mtg_card], [mtg_card]Swords to Plowshares[/mtg_card], [mtg_card]Cyclonic Rift[/mtg_card], [mtg_card]Nature’s Claim[/mtg_card], [mtg_card]Swan Song[/mtg_card] e [mtg_card]Force of Will[/mtg_card]).

Para acelerar o clock sobre os adversários,, tornamos nossa comandante ainda mais letal com o uso de [mtg_card]Duelist’s Heritage[/mtg_card], [mtg_card]Aqueous Form[/mtg_card], [mtg_card]Thassa, God of the Sea[/mtg_card], [mtg_card]Ancestral Mask[/mtg_card], [mtg_card]Finest Hour[/mtg_card], [mtg_card]Steel of the Godhead[/mtg_card], [mtg_card]Shield of the Oversoul[/mtg_card] e [mtg_card]Ethereal Armor[/mtg_card]. Para manter a pressão sempre constante, além da compra proporcionada por Tuvasa, ainda podemos comprar com [mtg_card]Rhystic Stud[/mtg_card]y, [mtg_card]Ever-Watching Threshold[/mtg_card] e [mtg_card]Sylvan Library[/mtg_card]. Protegendo o nosso campo, além de precisarem passar por cima das peças de Stax, deverão lidar com cartas como [mtg_card]Sterling Grove[/mtg_card], [mtg_card]Greater Auramancy[/mtg_card], [mtg_card]Monastery Siege[/mtg_card], [mtg_card]Replenish[/mtg_card] e [mtg_card]Teferi’s Protection[/mtg_card]. Acelerando tudo isso, temos nossa base de mana dorks e mana rocks, além de auras para terrenos ([mtg_card]Utopia Sprawl[/mtg_card] e [mtg_card]Wild Growth[/mtg_card]), [mtg_card]Exploration[/mtg_card] e [mtg_card]Land Tax[/mtg_card] (especialmente boa em conjunto com [mtg_card]Back to Basics[/mtg_card]).

  • [mtg_card]Arixmethes, Slumbering Isle[/mtg_card]

Enfim o Kraken mais grosseiro do Magic em termos de poder bruto, [mtg_card]Arixmethes, Slumbering Isle[/mtg_card]. Possui um corpo absurdo de 12/12, custa apenas [mana]2GU[/mana] e ainda por cima pode virar para adicionar [mana]gu[/mana]. Óbvio que isso vem com alguma desvantagem. Arixmether entra em campo virado e com 5 marcadores de Hibernação e enquanto houver ao menos 1 desses marcadores, nosso Kraken será um terreno e não uma criatura. Para retirá-los, deverá conjurar uma mágica, ou seja, sem muita gambiarra, um total de 5 mágicas.  Ao menos, enquanto isso, ele te eleva da curva de mana 4 para a 6.

Após se transformar em criatura, a maldade é o limite. O plano mais  direto é simplesmente exterminar com a vida dos oponentes através de dano de combate em uma única pancada, por isso cartas como [mtg_card]Nantuko Mentor[/mtg_card], [mtg_card]Overwhelming Stampede[/mtg_card], [mtg_card]Pathbreaker Ibex[/mtg_card], [mtg_card]Triumph of the Hordes[/mtg_card], [mtg_card]Hedron Matrix[/mtg_card], [mtg_card]Grafted Exoskeleton[/mtg_card] e [mtg_card]Fireshrieker[/mtg_card], e caso conte com muitas criaturas, [mtg_card]Dragon Throne of Tarkir[/mtg_card] seja lá como um Kraken desse tamanho senta em um trono.

Lembre-se que nosso comandante ainda possui mais um defeito: completa falta de evasão. Um simples esquilo 1/1 a principio é mais que o suficiene para bloqueá-lo. Nesse sentido atente-se também em formas de dificultar bloqueio, como [mtg_card]Thassa, God of the Sea[/mtg_card], [mtg_card]Aqueous Form[/mtg_card], [mtg_card]Kaseto, Orochi Archmage[/mtg_card], [mtg_card]Rogue’s Passage[/mtg_card], [mtg_card]Caller of Gales[/mtg_card], [mtg_card]Wind Dancer[/mtg_card], [mtg_card]Power Matrix[/mtg_card], [mtg_card]Rhonas the Indomitable[/mtg_card], [mtg_card]Nylea, God of the Hunt[/mtg_card], etc. Há ainda boas cartas para se abusar de um poder enorme como esse, especialmente no que tange a card advantage: [mtg_card]Hunter’s Insight[/mtg_card], [mtg_card]Hunter’s Prowess[/mtg_card], [mtg_card]Rishkar’s Expertise[/mtg_card], [mtg_card]Soul’s Majesty[/mtg_card] e [mtg_card]Garruk, Primal Hunter[/mtg_card].

Lembre-se também que formas de desvirar terrenos podem ser bem aproveitadas para gerar mana enquanto ele ainda tiver marcadores de hibernação para reduzir essa contagem e manter o plano de jogo, como [mtg_card]Snap[/mtg_card], [mtg_card]Frantic Search[/mtg_card], [mtg_card]Time Spiral[/mtg_card], [mtg_card]Reality Spasm[/mtg_card], entre outros. Por fim, 2 cartas fantásticas em conjunto com o comandante: [mtg_card]Freed from the Real[/mtg_card] e [mtg_card]Pemmin’s Aura[/mtg_card]. Com qualquer uma das duas encantando [mtg_card]Arixmethes, Slumbering Isle[/mtg_card] podemos gerar mana infinita verde. Tente imaginar toda sorte de atrocidade que possa ser feita a partir disso.

[deck]Deck – Arixmethes, Slumbering Isle (Aggro-Combo)
Commander
1 Arixmethes, Slumbering Isle

Criaturas
1 Birds of Paradise
1 Llanowar Elves
1 Walking Ballista
1 Fyndhorn Elves
1 Elvish Mystic
1 Boreal Druid
1 Shaman of Forgotten Ways
1 Arbor Elf
1 Phantasmal Image
1 Phyrexian Metamorph
1 Prime Speaker Zegana
1 Voyaging Satyr
1 Kiora’s Follower
1 Selvala, Heart of the Wilds
1 Ley Weaver
1 Lore Weaver
1 Ghalta, Primal Hunger
1 Pathbreaker Ibex
1 Lupine Prototype
1 Phyrexian Soulgorger
1 Rhonas the Indomitable
1 Sheltering Ancient
1 Genesis Hydra
1 Hunted Troll
1 Eternal Witness
1 Drift of Phantasms

Planeswalkers
1 Garruk, Primal Hunter

Artefatos
1 Isochron Scepter
1 Paradox Engine
1 Sol Ring
1 Mana Crypt
1 Mox Diamond
1 Staff of Domination

Encantamentos
1 Freed from the Real
1 Pemmin’s Aura
1 Intruder Alarm
1 Greater Good
1 Concordant Crossroads

Feitiços
1 Genesis Wave
1 Rishkar’s Expertise
1 Capture of Jingzhou
1 Temporal Manipulation
1 Time Warp
1 Gitaxian Probe
1 Life’s Legacy
1 Soul’s Majesty
1 Expropriate
1 Time Stretch
1 Overwhelming Stampede
1 Sylvan Scrying
1 Sylvan Tutor

Mágicas Instantâneas
1 Dramatic Reversal
1 Momentous Fall
1 Frantic Search
1 Unwind
1 Swan Song
1 Delay
1 Mana Drain
1 Nature’s Claim
1 Beast Within
1 Cyclonic Rift
1 Crop Rotation
1 Noxious Revival
1 Brainstorm
1 Worldly Tutor
1 Mystical Tutor

Terrenos
1 Tropical Island
1 Minamo, School at Water’s Edge
1 Breeding Pool
1 Yavimaya Coast
1 Hinterland Harbor
1 Command Tower
1 Command Beacon
1 Flooded Grove
1 Misty Rainforest
1 Scalding Tarn
1 Flooded Strand
1 Polluted Delta
1 Windswept Heath
1 Verdant Catacombs
1 Wooded Foothills
1 Nykthos, Shrine to Nyx
1 Gaea’s Cradle
1 Deserted Temple
1 Strip Mine
8 Forest
6 Island
[/deck]

Nossa lista de [mtg_card]Arixmethes, Slumbering Isle[/mtg_card] foi feita para abusar de [mtg_card]Freed from the Real[/mtg_card] e [mtg_card]Pemmin’s Aura[/mtg_card] gerando mana infinita, bastando para tal que nosso Kraken se torne uma criatura o mais rápido possível. A partir desse ponto, finalizamos o jogo com [mtg_card]Walking Ballista[/mtg_card], [mtg_card]Staff of Domination[/mtg_card] ou de forma brutal com [mtg_card]Genesis Wave[/mtg_card] colocando todas as nossas criaturas em jogo com Ímpeto, graças a [mtg_card]Concordant Crossroads[/mtg_card]. Como a combinação Simic ([mana]gu[/mana])é deficiente na busca por encantamentos, precisamos dar algumas voltas para conseguir ter acesso às 2 Auras. O mais simples é transmutar [mtg_card]Drift of Phantasms[/mtg_card]. Outras formas envolvem buscá-lo com [mtg_card]Worldly Tutor[/mtg_card] ou [mtg_card]Sylvan Tutor[/mtg_card]. Ou simplesmente comprando cartas em grandes quantidades, como veremos mais a frente.

Um método alternativo para mana infinita é com o já clássico [mtg_card]Isochron Scepter[/mtg_card] + [mtg_card]Dramatic Reversal[/mtg_card] ou [mtg_card]Isochron Scepter[/mtg_card] + qualquer mágica instantânea válida + [mtg_card]Paradox Engine[/mtg_card], tendo em campo fontes não-terrenos que gerem ao menos 3 manas, por isso, além do nosso comandante, temos uma boa quantidade de criaturas que cumprem esse papel: [mtg_card]Birds of Paradise[/mtg_card], [mtg_card]Llanowar Elves[/mtg_card], [mtg_card]Fyndhorn Elves[/mtg_card], [mtg_card]Elvish Mystic[/mtg_card], [mtg_card]Boreal Druid[/mtg_card], [mtg_card]Arbor Elf[/mtg_card], [mtg_card]Voyaging Satyr[/mtg_card], [mtg_card]Kiora’s Follower[/mtg_card], [mtg_card]Selvala, Heart of the Wilds[/mtg_card] e [mtg_card]Ley Weaver[/mtg_card] (que ainda puxa [mtg_card]Lore Weaver[/mtg_card] para comprar várias cartas).  [mtg_card]Shaman of Forgotten Ways[/mtg_card] não pode ser utilizado para pagar o custo de ativação do [mtg_card]Isochron Scepter[/mtg_card], mas funciona muito bem como um ramp e condição de vitória.

Para auxiliar retirarmos marcadores de Arixmethes e/ou preparar nosso campo para a vitória, contamos com turnos extra ([mtg_card]Capture of Jingzhou[/mtg_card], [mtg_card]Temporal Manipulation[/mtg_card], [mtg_card]Time Warp[/mtg_card], [mtg_card]Expropriate[/mtg_card] e [mtg_card]Time Stretch[/mtg_card]) e mágicas “gratuitas” ([mtg_card]Gitaxian Probe[/mtg_card], [mtg_card]Noxious Revival[/mtg_card], [mtg_card]Frantic Search[/mtg_card] e [mtg_card]Unwind[/mtg_card]). [mtg_card]Sylvan Scrying[/mtg_card] e [mtg_card]Crop Rotation[/mtg_card] ainda podem reduzir marcadores e nos gerar mana positiva ao buscar [mtg_card]Gaea’s Cradle[/mtg_card], com uma quantia razoável de criaturas em nossa mesa, ou [mtg_card]Nykthos, Shrine to Nyx[/mtg_card], caso nossa devoção seja mais favorável. Podemos ganhar tempo também com alguns elementos de controle ([mtg_card]Swan Song[/mtg_card], [mtg_card]Delay[/mtg_card], [mtg_card]Mana Drain[/mtg_card], [mtg_card]Unwind[/mtg_card], [mtg_card]Nature’s Claim[/mtg_card], [mtg_card]Beast Within[/mtg_card] e [mtg_card]Cyclonic Rift[/mtg_card])

Por fim, para chegarmos no estado ideal para ganharmos o jogo, obviamente precisamos das cartas chave em mãos, então o meio para se alcançar esse objetivo nessa lista é abusar de poderes enormes, especialmente no que tange a card advantage. Por isso usamos [mtg_card]Prime Speaker Zegana[/mtg_card], [mtg_card]Garruk, Primal Hunter[/mtg_card], [mtg_card]Rishkar’s Expertise[/mtg_card], [mtg_card]Greater Good[/mtg_card], [mtg_card]Life’s Legacy[/mtg_card], [mtg_card]Soul’s Majesty[/mtg_card] e [mtg_card]Momentous Fall[/mtg_card]. De forma agressiva, [mtg_card]Overwhelming Stampede[/mtg_card] e [mtg_card]Pathbreaker Ibex[/mtg_card] podem transformar nossos mana dorks em verdadeiras máquinas de matar. Claro, para tudo isso funcionar não podemos contar apenas como nosso comandante como fonte de poder, por isso tendemos a usar criaturas com alto poder e baixo custo tais como [mtg_card]Ghalta, Primal Hunger[/mtg_card], [mtg_card]Lupine Prototype[/mtg_card], [mtg_card]Hunted Troll[/mtg_card], [mtg_card]Phyrexian Soulgorger[/mtg_card], [mtg_card]Rhonas the Indomitable[/mtg_card] e [mtg_card]Sheltering Ancient[/mtg_card]. Todo esse maquinário de card advantage, em conjunto com nosso mana dorks, podem fazer um grande estrago com [mtg_card]Intruder Alarm[/mtg_card] e [mtg_card]Paradox Engine[/mtg_card].

Finalmente chegamos ao fim das nossas análises de Commander 2018. Espero que tenham aproveitado, tido novas ideias e que o fervor para construir novos decks tenha se renovado. Elogios, críticas e sugestões sempre serão bem vindos. Sinta-se a vontade para comentar! Obrigado por chegar aqui e até a próxima!

 

About Mateus Nogueira

Professor da rede pública de ensino no Distrito Federal, formado em Ciências Biológicas, nerd multiclasse, já jogou e aprecia diversos formatos de Magic: the Gathering. É especialmente apaixonado pelo Commander em sua vertente multiplayer, sendo um infeliz sem alma, apreciador de Stax e Combos.

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