domingo , dezembro 8 2019
Home / Reports Campeões / Top8 no PTQ Legacy!

Top8 no PTQ Legacy!

Por Felipe Medeiros

Nos dois dias anteriores ao Main Event Legacy da Eternal Weekend 2019, realizado no primeiro fim de semana de novembro, eu repetidamente disse para o Fausto que achava que cálice já não era tão bom no formato (1). Ainda assim por pura teimosia (e por ter comprado um bando de carta foil pro deck +- recentemente) resolvi jogar com o meu amado Plug. O resultado foi desatroso, na terceira rodada eu estava 3-3 e dropei do evento. Felizmente, o Eternal Weekend é um evento maravilhoso e entre alguns paralelos de Vintage eu tive tempo para no resto do sábado e domingo comprar algumas bobagens que faltavam e montar o deck que era o meu plano B (e que claramente deveria ter sido o plano A): o Naya Loam.

No resto do evento eu joguei dois paralelos simples e fui rapidamente convencido que o deck era incrível. A minha experiência anterior com era bastante limitada, eu literalmente tinha jogado apenas uma liga no MTGO (esse foi o outro motivo para hesitar em jogar com o deck no Main Event) antes da viagem e naturalmente fiz um bando de coisa errada mas ainda assim o deck me agraciou com um 6-0 que ajudou o Fausto a pegar o playmat da GenCon =D. Exatamente uma semana depois, quando eu estava trabalhando em casa e o Daniel Nunes menciona no grupo de Legacy de Brasília que haveria um PTQ  no MOL que começaria em meia hora. Como eu demorei para ver a mensagem, quando fui olhar com curiosidade faltavam literalmente 4 minutos para o evento começar. Sem nem refletir direito eu me inscrevi no evento com o Naya Loam, pensando que seria divertido jogar com o deck ao menos um torneio minimamente sério no ano. E que sorte ter me inscrito, pois acabei fazendo Top8 no evento passei uma tarde muito divertida. A seguir um pequeno report do torneio:

MTGO Legacy PTQ (126 jogadores)

Rodada 1 (Humanos 2×0)
G1:
Mão Inicial: 2x Mox Diamond, KotR,, GsZ, Tranquil Thicket, Dark Depths, Plateau (Keep)

Eu estou no play e só despejo as minhas mox e o KoTR. Ele faz caverna pra humanos, vial vai. Eu compro um Elvish Reclaimer, dou GsZ pra outro reclaimer, ativo o KotR pra pegar uma wasteland que uso na caverna e passo o turno. Ele faz um Ancient Ziggurat e passa. Eu compro uma sejire steppe. Eu passo pra fase de ataque, clico no ataque with all, o MTGO enlouquece e não responde por alguns segundos, quando eu vejo ele já passou pela minha fase de ataque (!explain quality), no fim do turno ele ativa e faz um Champion of the parish. No turno dele ele faz Thalia’s Liutenant, e ativa o vial pra outro Thalia’s Liutenant os bichos dele estão ficando enormes e só estou pensando nos 12 pontos de dano perdidos. Eu compro um Loam, faço o loam, pego os meus 3 terrenos e baixo uma wasteland. Ele sobe o vial e passa o turno, eu ativo reclaimer e transformo a step em um thespian stage. Eu compro um crop rotation, baixo o dark depths e passo o turno. Ele faz uma madre (os bichos dele estão enormes) eu faço o Ctullhu de verdade (aka Misses Lage). No meu turno eu vou atacar com Ctullhu, ele ativa o vial e faz um Deputy of Detention, eu ativo o reclaimer pensando em pegar a Steppe e logo depois de ativar lembro que o terreno está no grave (womp, womp), acabo pegando uma floresta e ele exila o Deus Antigo. No turno dele ele faz mais um thalia’s liutenant (os bichos dele estão extremamente enormes), da proteção pro verde pro Champion of the parish e me bate oito. No meu turno eu baixo uma tranquil thicket e passo. Ele faz uma canopy, compra com a canopy, da proteção pro parish e me põe a 4 de vida, no final do turno eu dou crop rotation, pego dark depths, flutuo uma verde com a floresta ativo KoTR pego o thespian stage para invocar novamente o deus antigo. Ctullhu ataca pra vitória, H.P. Lovecraft would be [?] happy.

In/Out: +2 Force of Vigor, +1 Collector Ouphe, -1 Bojuka Bog, -1 Crop Rotation-1 Gaddock Teeg

G2:
Mão Inicial: Arbor, Mox Diamon, W&6, Force of Vigor, Taiga, Plateau, Wooded Foothils

Ele abre de zigurrat Champion of the Parish. Eu compro uma Heath faço Mox(arbor), uso a foothils pra pegar uma floresta e uso o W6 pra matar o Champion. Ele faz um unclaimed territory pra humano e passa. Eu compro uma Sylvan Library, uso W6 baixo a foothils de novo, faço a library e passo. Ele faz Karakas, agulha pra W&6 e madre das runas. Eu vejo, mox, KotR, Kotr, com a Library, tomo 8. Eu faço a Mox(taiga) baixo a plateau, uso FoV na agulha e pingo a madre com o W6. Ele faz canopy, draw, vial. Eu vejo planície, crop rotation, GsZ, tomo 4. Estouro uma fetch, faço GsZ pro ouphe e baixo um KotR. Ele baixa uma wasteland e faz Liutenant, Freeboteer (CR). Eu acho uma plow com a library, exilo o freeboter, uso um KoTR pra pegar uma wasteland e junto com o W6 destruo os dois terrenos coloridos além de baixar um KotR. Ele concede.

Rodada 2 (Elfos 2×0)
G1:
Mão Inicial: 2x Mox, Gsz, Plowshares, Maze of Ith, Savannah, Wasteland

Ele faz floresta, reclaimer e passa. Eu compro um stage e faço savannah plowshares, Diamond (maze), Diamond (waste), GsZ pra reclaimer e passo. Ele faz Heat, Sentinel e passa. Eu compro uma crop rotation e passo, ele estoura a fetch pra uma arbor. Ele faz outra sentinela, heritage druida e passa, eu uso a crop pra chamar Ctullhu, e me sinto como se tivesse roubado o jogo.

In/Out: O deck não tem nada no board pra esse match, cortei um bog e mais alguma outra coisa que pareciam piores do que as thalias.

G2:
Mão Inicial: Mox, W6, Savannah, Wasteland, Dark Depths, 2 GsZ

Ele faz Bayou Reclaimer. Eu compro uma savannah, dou waste na bayou baixo a mox(savannah) e faço GsZ pra arbor. Ele faz fetch floresta, heritage druid. Eu baixo a savannah, W6 e mato o druid. Ele baixa uma fetch ataca o W&6 eu dou chump com a arbor, ele pega uma bayou e faz um collector ouphe. Eu compro outro GsZ baixo a canopy e faço zenith pra um reclaimer e subo o W6. Ele dá thoughtseize e tira o meu GsZ, baixa um berço e faz um morph. Eu uso o W6 pra pegar a waste e destruir o berço. O jogo continua por vários turnos onde o meu reclaimer não deixa ter algum ataque significativo que mate o meu W6, ele baixa uma karakas eu destruo a karakas, mato alguns /1 com W6 e eventualmente consigo combar.

Rodada 3 (0x2 WURG Control)
G1:
Esse jogo não é muito interessante, eu não vi sequer a cor da bola. Eu mantive uma mão de Diamond, plowshares, W6 e KotR. FoW no W6, Plowshares no KotR e snapcaster em uma plowshares quando eu comprei algo simplesmente me aniquilaram.

G2:
In/Out: +2 Choke, +2 Thalia, +2 Pyroblast, -1 Teeg, -1 Crop Rotation, -1 Bojuka Bog, -1 Kotr, -1 Reclaimer,-1 KoA

Mão Inicial: Arbor, Diamond, Diamond, Heath, Thicket, Ramunap Excavator, Plateau

Eu abro de Diamond(arbor), fecth e passo. Ele faz montanha vai. Eu compro uma crop rotation faço Diamond(plateau), excavator, fetch do grave e passo. Ele dá plowshares no meu excavator, eu devia ter dado crop rotation e pra tentar pegar a steppe e proteger meu excavator, mas fui burro e recliquei a thicket e comprei um Choke. No meu turno eu compro um pyroblast e faço o choque, ele dá force e eu dou pyroblast na force, nesse momento eu até acho que estou bem no jogo. Ele faz uma savannah e passa. Eu compro uma thalia e baixo a thalia, ele responde dando um return to nature no meu Choke. Ele faz uma volcanic e passa. Eu compro uma fetch e ataco com a thalia. Na end step ele da uma plowshares na thalia, eu dou crop rotation pra pegar a step e proteger a thalia ele responde com uma segunda plowshares(ouch). Ele passa o turno sem fazer nada. Eu compro um faço o Choke. No turno dele ele dá um Council’s Judgment no Choke. Eu compro uma canopy, dou draw da canopy compro uma blast zone. Ele faz um Jace, agora ferrou. Eu ainda esperneio por um ou dois turnos mas o Jace eventualmente ganha o jogo, good beats.

Rodada 4 (2×1 Red Eldrazi)
G1:
Mão Inicial: Heat, Gaddock, Plowshares, Maze of Ith, Kotr, Savannah, Thespian Stage.

Ele abre de tumba vai. Eu compro uma taiga faço a fetch e passo. Ele faz outra tumba, exila um macaco e casta um reality smasher, eu pego uma plateau, dou plowshares dando pitch na maze of ith. Eu compro um reclaimer, mas escolho baixar a savannah e faço o Teeg (karn da medo e eu não tenho certeza que essa é a lista de blood sun). Ele da stomp no meu teeg e faz um cálice pra um. Eu compro uma plowshares e baixo a taiga e o KotR. Ele faz o bonecrusher giant e passa. Eu faço thespian Stage e passo. Ele faz Blood Sun, eu respondo combando e Ctullhu wins.

In/Out: +2 FoV, -1 Bojuka Bog,-1 Reclaimer
G2:

Eu mantive uma mão com mox Diamond, wasteland, crop rotation, W6 e outros terrenos legais. Ele faz turno um blood soon com uma tumba e um macaco, os meus terrenos passam a não fazer nada, ele me atropela com alguns gigantes e eldrazis.

G3:
Ele abre com uma Leyline of the void, eu abro com Diamond, Diamond, KotR. Ele usa um macaco e um eldrazi temple pra dar stomp no meu KotR. Eu compro outro KotR e faço ele. Ele faz outro templo e passa. Eu compro uma crop rotation faço um terreno e passo. Ele faz tumba reality Smasher, eu uso a crop e o KotR pra combar e fico tentando lembrar porque que eu não gostava do depths combo no 4c loam…

Rodada 5 (2×1 ANT)
G1:
Esse jogo foi super rápido. Eu abro de reclaimer, ele faz tropical preordain. Eu dou waste na tropical e baixo uma mox Diamond. Ele não faz terreno e passa, eu pego um thespian stage. Eu ataco com o meu 3/3 e baixo um terreno. Ele compra e concede.

In/Out: Eu tenho .8 de grau de confiança que é ANT mas com medo de ser alguma outra coisa eu resolvo não me comprometer completamente e não trago as leylines. +2 Thalias, +2 Chokes, +2 pyroblast, +2 thornes, -1 Maze of Ith, -1 Loam, – 1 KoA, -1 steppe, -coisas que não lembro.

G2:
Realmente é ANT e eu keepei uma mao de thalia, Diamond, wrenn and six, bojuka bog e terrenos. Ele dá um thoughtseize no 1 e tira a thalia. Eu faço um W6 e pingo ele. Ele comba com ponder, pantano, ritual, ritual, led Ad Naseaum e me mata, ouch.

In/Out: Tendo certeza que é ANT eu subo +4 Leyline, e +1 Ouphe, cortando um ou dois KotR, mais um terreno e um reclaimer

Mão Inicial; Leyline, Depths, Plateau, Canopy, GsZ, Savannah, Heath

Eu abro com a leyline na mesa e faço a fetch. Ele faz tropical ponder, eu estouro a fetch pra pegar uma arbor. Eu ataco com a arbor e baixo a plateau (eu comprei outra fetch). No turno dele ele da um brainstorm na main, estoura uma fetch pegando uma usea da chain of vapor na minha leyline faz uma pétala da um ritual e um duress tirando o meu GsZ faz outro ritual (nessa altura eu acho que estou morto) e simplesmente… passa o turno (sim, eu não sei até agora o que diabos aconteceu). Eu compro um crop rotation, baixo a canopy dou meu draw, compro uma plateau e passo o turno. Ele passa o turno dele sem fazer nada. Eu compro um reclaimer, faço o reclaimer, uso a crop pra pegar uma wasteland e destruo a Usea dele. Ele dá uma preordain com uma tropical e passa o turno. Eu compro um Teeg, faço o teeg e ataco com reclaimer e arbor. Ele faz ponder com a tropical. Eu compro Choke, faço o Choke e ataco com todo mundo. Ele concede.

Até agora não sei como ganhei esse jogo, imagino que as hipóteses plausíveis sejam que o cara passou o turno sem querer ou ele contou algo muito errado.

Rodada 6 (RUG Delver 2×1)

G1: Eu fui atropelado. Tinha ficado com uma mão de W6, mox Diamond, dois terrenos e uma library. Ele fez volcanic vai, eu fiz a library e tomei um Pierce. Segundo turno ele baixa um terreno e passa. Eu compro um terreno baixo ele e faço o W6 pra jogar ao redor de daze, ele dá brainstorm e outro Pierce. Ele me dá uma wasteland, eu nunca mais compro um terreno e fico com uns KotR encalhados na mão até morrer.

In/Out: +2 Chokes, +2 Thalia, +2 Pyroblast, -1 GsZ,-1Teeg, -1KoA,-1 Steppe, -1 Reclaimer,-1 Library.

G2: Nesse jogo, eu atropelo ele. Eu abro com floresta reclaimer ele da FoW (oko). Ele faz tropical ponder e embaralha. Eu dou wasteland na tropical. Ele faz wasteland e passa, eu faço fetch taiga W6 e pego a wasteland. Ele não compra terreno, eu uso W6 pra pegar a fetch e faço um KotR, ele concede.

G3:
Mão Inicial: Choke, Ramunap Excavator, GsZ, W&6, blast zone, taiga, wooded Foothils

Ele faz tropical e passa. Eu compro uma wasteland faço taiga GsZ pra arbor. Ele faz W6 matando minha arbor. Eu compro outra wasteland, uso a fetch pra pegar uma savannah e faço o meu W6 que toma uma FoN(submerge). Ele faz ponder, baixa outra tropical faz um delver e sobe o W6 sem ter land pra pegar. Eu compro um depths faço o choke com uma wasteland sem poder jogar ao redor de nada, se não resolver ali eu perdi aquele jogo com certeza e… ele não tem resposta. O delver dele não flipa e ele não tem terreno também (comprou um pw?), sobe o W6 e me bate um. Eu compro um GsZ, baixo a outra waste e pego um KotR. O delver não flipa de novo, ele usa W6 mais um bolt da única volcanic dele ainda em pé pra matar o meu KotR. Eu baixo a blast zone e passo. Ele compra uma fetch e passa, eu subo a blast zone pra dois. No meu turno eu compro um W6 faço o dark depths e estouro a blast zone matando o W6 dele antes que ele possa começar a abusar das fetchlands. O delver dele flipa, me ataca (eu vou a 13) e ele usa a fetch pra pegar uma tropical e fazer um hooting mandrils e ficar sem mana novamente. Eu compro um KotR, faço ele e passo. Ele compra uma wasteland e me ataca com o delver, eu dou wasteland na wasteland, ele usa a waste dele no meu Depths. Eu compro um reclaimer, faço ramunap excavator, reclaimer e pego o depths do meu grave. No turno dele ele faz uma fetch e me ataca com o Delver, eu uso KotR pra pegar uma maze e desvirar o delver. Eu pego um terreno qualquer do grave, quando ele me ataca com o delver eu uso o KotR pra combar bloquear o delver e matar ele na volta. 5×1 e eu fico animado que a próxima rodada é Win and In pro Top8.

Rodada 7 (Bomberman 2×1)

G1:
Mão Inicial: Wooded Foothils, GsZ, Plowshares, Heath, W&6, Sylvan Library, KotR

Eu faço Foothils, Taiga GsZ pra Arbor. Ele faz City of Traitors, Ballista, mata a minha arbor. Eu compro uma mox Diamond(fetch) faço W6 pego a fetch faço ela e passo. Ele faz planice, sacrifica a city, mentor e uma bauble, eu respondo pegando uma savannah e dando plow no mentor e depois ele ainda baixa uma pétala. Eu compro uma blasting zone, baixo ela, meu KotR e uso o W6 pra matar o token de mentor, ele estoura a bauble. No turno dele ele faz caverna pra humano e cálice pra um. Eu compro um Zenith, faço library uso o KotR pra pegar uma wasteland, destruo a caverna, pego a wasteland de volta com W6. Depois disso eu acho outro Kotr ele não faz mais nada exceto baubles e comprar meus cavaleiros matam ele em dois turnos.

In/Out: +2 Force of Vigor +1 Collector Ouphe, -1 Sejire steppe, -1 Ramunap Excavator -1 Maze of Ith

G2:
Atropelado. Ele faz uma tumba no 1 e passa. Eu faço um reclaimer. Ele faz um karn e pega um led. Eu faço outro terreno e bato no karn com o reclaimer. Ele faz um salvager com uma planície, pega uma ballista com o karn e me mata.

G3:
Mão Inicial: W6 e 6 terrenos (mull); 7 terrenos (mull); 2x Plowshares, Ouphe, W6, Fetch, Arbor, KotR (KotR e plowshares pro fundo)

Eu abro de arbor vai, se ele tiver ballista que nem no jogo um eu provavelmente perdi. Ele faz planice vai. Eu compro uma fetch, pego uma plateau com a fetch e faço o ouphe. Ele faz, cidade, mentor LED vai. Eu compro uma canopy, faço uma fetch pegando uma taiga, dou uma plowshares no mentor e faço o W6 pra matar o token e ataco com o ouphe. Ele faz karakas perdendo a cidade e dá cast out no meu ouphe. Eu compro uma thalia, faço a canopy, compro com a canopy(GsZ), uso W&6 pra devolver a canopy e faço a thalia. Ele faz um ariouk savagers e passa o turno. Eu compro uma mox Diamond(canopy) pego a canopy de volta e baixo ela. Ele dá disenchant na minha mox e ataca com o savagers. Eu compro uma tranquil thicket baixo um terreno ‘faco ele pra pegar o KoA destruir o Cast Out e pegar o meu Ouphe de volta. No final do turno ele dá bounce na minha karakas. No turno dele, ele faz um Karn e pega uma carta que eu não conheço chamada Glass Casket.. Eu compro uma wasteland, acho que o Glass Casket custa 3 manas que nem oblivion ring do waste na karakas e baixo a minha thalia. No turno do oponente ele baixa uma karakas devolve a thalia pra minha mão baixa o casket tira o ouphe, estoura o LED pra começar a combar e eu acho que vou morrer e to me sentindo extremamente burro (2) … Eu reciclo a tranquil thicket e…compro uma plowshares que eu dou no savagers. Ele fica sem mão mas mata o karn dele pra pegar uma balista e com o led e uma pétala no turno seguinte faz uma ballista pra 4 que mata a thalia que eu baixei novamente, meu W6 e minha arbor. Quando as coisas parecem ruins novamente eu compro um KotR que segura a ballista e enventualmente mata meu oponente. Esse foi possivelmente o jogo mais tenso que já joguei no MTGO.

6×1 e fiz Top 8, imediatamente um funcionário da wizards abre um chat comigo e diz que estará a disposição para caso haja problemas no top 8 e recomenda que eu reinicie o MTGO sem fechar a tela do evento pra diminuir a chance de bugs no durante o

Top 8 (!explain quality)

Top 8- B/R Desanimator (1×2)
G1:
Eu estou no play com quase a melhor coisa que posso fazer no G1, um elvish reclaimer que me da um acesso a bog no 2 se ele não me matar no 1, até tenho leves esperanças nesse jogo. O cara abre de looting, jogando uma elesh norn e um griselbrand no grave, pétala, ritual, thougtseize, exhume, compra, reanima a eles norn tmb, ouch.

In/Out: +4 Leyline of the Void, +2 Thalia, +2 Thorn of Amethist, -3 W6, -1 Steppe, -1 Loam, -1 Excavator, -1 Library, -1 teeg, -1 Sheltered Thicket

G2:
Eu abro com Mox Diamond (thicket) arbor e tenho um crop rotation na mão. Ele da looting joga um ashen rider e um reverent silence no grave. Eu faço um thespian stage e ataco com a arbor. Ele faz outro looting, joga um griselbrand no grave e da animate dead, eu respondo com crop pra bog. Eu compro uma thalia e baixo ela. Ele faz um terreno e passa. Eu faço um cavaleiro do reliquario, ataco com a thalia e passo, no final do turno ele entomba um griselbrand. Eu compro uma karakas, faço ela e passo. Ele da um looting e passa, eu uso KoTR pra fazer marit lage, e nós vamos pro G3 com ele no play.

G3:
Eu keepo uma mão com Leyline, plowshares KotR e vários terrenos. No turno 1 ele pega uma bayou e faz reverente silence e passa. Eu baixo minha savannah e passo, no fim do turno ele da entomb pra Griselbrand. Ele faz ritual, animate dead, compra 7 eu dou plow no grisel ele compra mais sete depois ele faz um chancelor e um magus of the moon, GG.

***

(1) Tem uma série de motivos pra esse fato mas vou apenas destacar dois:, 1- a atual configuração do UW/r control sofre muito menos para o deck (i.e teferi é uma resposta embutida pro cálice já no g1, o cmc médio do deck está mais alto, mentor as vezes ganha por cima do cálice); 2- RUG se importa muito menos com cálice (o cmc do deck aumento com W6 e Oko e Oko responde limpamente o cálice no g1).

(2) A jogada certa é dar wasteland na tumba e baixar a thalia, mas ela também não faria diferença, karakas + outro terreno permitiam que ele desse bounce e castasse o casket (só que eu não fiz essa conta na hora e achei que ia perder por que não vi o CMC certo da magia e fiz a jogada errada)

 

About Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *